sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Aeródromo de Itacoatiara é contemplado com reforma e ampliação.

Itacoatiara foi contemplada com a reforma e ampliação de seu aeródromo, que depois das obras de ampliação na pista de pouso e decolagem, no terminal de passagei...ros, construção do posto de combustível para abastecimento das aeronaves, construção de hangares, implantação da brigada de incêndio dentre outras providências, passará a ser um aeroporto. Embora seja um programa do Governo Federal, que será executado também com verba federal, a participação do Prefeito Mamoud Amed Filho tem sido decisiva, pois quanto maior o interesse da autoridade local, mais rápido as coisas se tornarão realidade.
IMPULSÃO NO TURISMO E ECONOMIA DA REGIÃO
Além de aproximar a população e conectar melhor o país, o programa de aviação regional, criado em junho de 2013, pretende interiorizar o desenvolvimento econômico. Hoje, o PIB da região Norte representa 5,3% do país, ou seja: R$ 53 bilhões. Pesquisa do Fórum Econômico Mundial mostrou que o Brasil lidera o ranking dos países quando o assunto é "atrativo natural". E a Amazônia tem grande influência nesse resultado. Mas, segundo o anuário da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Norte ainda é a região onde menos se voa no Brasil.
"O patrimônio natural é uma das principais vantagens comparativas do Brasil. Investimentos bem aplicados, a melhoria da infraestrutura e do capital humano têm a capacidade de transformar esse estoque potencial de riqueza turística em empregos, renda e divisas, atraindo investimentos”, afirmou o ministro do Turismo, Vinicius Lages. 
Para mais informações acesse o site da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República SAC-PR no endereço: http://www.aviacaocivil.gov.br/…/programa-de-desenvolviment… Reproduzido do Blog do Frank Chaves.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Blog Jota Parente - Os limites da liberdade de expressão

(*) Samuel Lima
Especial para o blog
A indagação é aparentemente simples, caro/a leitor/a: haveria algum limite para o direito à liberdade de expressão? Ou seria algo que se sobrepõe aos demais direitos fundamentais da pessoa humana previstos no texto da Constituição Federal? O tema é relativamente complexo, mas é possível observar balizas constitucionais claríssimas e que devem coexistir, no contexto da tentativa de (re) construção democrática, em curso no país. O Art. 220 da CF (§ 1º) consagra imperativamente esse direito, mas ao mesmo tempo indica que sejam observadas as alíneas IV, V, X, XIII e XIV do Art. 5º. Retomaremos mais adiante.    
O caso das contas secretas na sucursal suíça do banco HSBC, de origem britânica, conhecido como “SwissLeaks” (vazamentos da Suíça), traz à luz do dia muito mais que um escândalo que envolve evasão de receitas, sonegação e lavagem de dinheiro. Trata-se, como pano de fundo, de um raro caso no qual o limite econômico (e político) da retórica “liberdade de expressão” resta inconteste, pelo menos até aqui. O esquema se refere a contas mantidas no paraíso fiscal helvético pelo HSBC. “O banco abrigou mais de US$ 100 bilhões de 106 mil clientes de 203 países. Os dados se referem aos anos de 2006 e/ou 2007”, como informa o jornalista Fernando Rodrigues (do Portal UOL, acesse aqui:http://migre.me/oJdLX).     
 
As investigações são lideradas pelo International Consortium of Investigative Journalists (Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, o ICIJ), que compartilhou os dados com 140 jornalistas de vários países. No Brasil, o monopólio dessas informações é do Portal UOL, do Grupo Folha de S. Paulo. Rodrigues é membro do ICIJ, entidade da qual também fazia parte, até meados de fevereiro deste ano, o jornalista investigativo Amaury Ribeiro Jr. (autor de “A Privataria Tucana”). “Como membro do ICIJ desde 1997, solicitou, então, o acesso a essas informações, o que foi negado. ‘Não estamos planejando abrir os dados para outras organizações de mídia do Brasil por agora’” (veja o post completo aqui: http://migre.me/oJfu3), respondeu taxativamente a jornalista argentina Marina Walker Guevara, vice-diretora do ICIJ. Outros jornalistas brasileiros participam também do ICIJ, mas estão fora dessa investigação como é o caso de Angelina Nunes, Marcelo Soares e Claudio Tognolli.
Na Europa, o conflito explicitou essa tensão permanente entre as redações e os setores comerciais de grandes jornais como o Le Monde (França) e os ingleses Daily Telegraph e The Guardian. Neste caso, o confronto passou a ser entre os profissionais e os donos dessas empresas. O jornalista Carlos Castilho (do Observatório da Imprensa), escreveu recente artigo no qual discute até que ponto o “escândalo HSBC coloca em xeque a liberdade de expressão” (veja aqui o texto completo: http://migre.me/oJd6y).
Castilho relata um exemplo raro, do ponto de vista ético e profissional: “No britânico Daily Telegraph, o seu principal comentarista político, Peter Oborne, renunciou ao cargo e pediu demissão do jornal acusando os seus proprietários de ‘fraudar os leitores’ ao deliberadamente omitir informações relacionadas às denúncias de que o HSBC ajudou cerca de 100 mil clientes a lavar 180 bilhões de euros (pouco mais de meio trilhão de reais) em sua agência de Genebra, na Suíça (fonte cit.)”.
No Brasil, a cobertura “microscópica” nas páginas d’O Globo, Folha de SP e o Estadão de SP tem a ver também com esse viés de censura econômica aberta, sem meias palavras, muito mais que a negativa da direção do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos de abrir os dados para outras empresas e/ou jornalistas investigativos. Para Castilho, “os mesmos jornais que mergulharam fundo na investigação das denúncias de Caixa 2 na Petrobras, agora ‘olham para o outro lado’ (com subserviência disfarçada, na minha modesta visão) quando se trata de um banco que gasta por ano meio bilhão de dólares em publicidade em todo o mundo” (cit.).
Com efeito, uma velha e famigeradíssima “entidade esotérica”, muito conhecida dos jornalistas em quaisquer redações do planeta, se faz presente: a censura político-econômica corporativa. Retomo as palavras do mestre Castilho: “A retórica da independência editorial e da liberdade de expressão nas redações ficaram seriamente arranhadas com a reação pública ou dissimulada de muitos donos de jornais que não tiveram dúvidas em colocar o dinheiro acima da informação na hora de enfrentar as consequências de divulgação de um escândalo envolvendo corrupção em escala planetária” (fonte cit.).
Voltando o texto da Constituição, penso que há limites claros à liberdade de expressão. O que me parece mais relevante é harmonizar o exercício desse direito com a inviolabilidade da intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas (Art. 5º, alínea X, que prevê ainda a indenização do dano material ou moral decorrente de sua violação). Podemos acrescentar ainda as alíneas IV (“É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato” – algo que contamina as chamadas redes sociais e blogosfera); o direito de resposta, jamais regulamentado pelo Congresso Nacional (alínea V); e, por último, uma condição sine qua non para a existência do Jornalismo como forma social de conhecimento: a garantia do sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional.
A reação em cadeia dos empresários da comunicação, aqui e alhures, transcende o constrangimento ao exercício das liberdades de imprensa (to print, de fazer o negócio com o produto notícia) e de expressão (to speech, direito humano essencial em qualquer democracia que se preze). Resgato o texto do jornalista Carlos Castilho: “Conforme Roy Greenslade, principal analista da mídia no jornal inglês The Guardian, o caso HSBC colocou dramaticamente em evidência o aforismo de que a liberdade de expressão na imprensa só funciona para os seus donos”. No meio jornalístico, isso é conhecido como “liberdade de empresa”.
(*) Jornalista, professor-adjunto da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB). É pesquisador do Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO) do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (UFSC) e do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS/UFSC). Fonte: Blog do Manuel Dutra Reproduzido do Blog Jota Parente 

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Policial para menino de 12 anos: "morre com dignidade"

'Morre com dignidade', diz policial a garoto de 12 anos agonizando após batida. Pai do menino se disse “chocado” com as filmagens. “Tenho certeza que os policias têm filhos. Não acredito que conseguiram fazer isso com o meu”. PM afirmou em nota que investigará o caso. 
Familiares dos cinco adolescentes de Brasília mortos em um acidente após perseguição policial durante o carnaval fecharam a BR-020 na altura de Planaltina na manhã desta quinta-feira (19) para denunciar suposta omissão de socorro. Os garotos ocupavam um carro com placa clonada e desobedeceram a ordem de parada de uma equipe da PM. Vídeos mostram membros da corporação debochando de duas vítimas que agonizavam no asfalto. Homens que não aparecem no vídeo chegam a falar: “Chora não”, “você não rouba, c******? Você não rouba, desgraça?”, “assume o papel de homem” e “morre com dignidade” (sic).
A Polícia Militar afirmou que abrirá investigação do caso. “Todo policial é formado para servir e proteger a sociedade, como sempre fizemos. Este tipo de atitude isolada que denigre a imagem da corporação não será aceita”, declarou em nota a PM do Distrito Federal.
Em nota, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) negou que tenha participado da perseguição e disse que acionou socorro para as vítimas. “Quando os PRFs chegaram ao local do acidente, já havia bombeiros resgatando a vítima sobrevivente”, disse.
Em um determinado momento da gravação, um policial, que não aparece no vídeo, ilumina com uma lanterna um dos jovens agonizando no chão e diz: “Olha, moço, o tamanho dessa carniça”.
O promotor de Justiça Nísio Tostes disse que está analisando as imagens e vai estudar quais procedimentos serão adotados.
Acidente
O acidente aconteceu na madrugada de domingo. A equipe da PM tentou abordar o carro em que estavam os jovens, com idades entre 12 e 18 anos, na entrada de Planaltina. O motorista tinha 17 anos. Ele se recusou a parar e acabou colidindo com outro veículo na entrada. Três garotos morreram na hora, incluindo o condutor. Policiais tiraramo as vítimas do carro e as colocaram no chão.
Pai do menino de 12 anos que aparece agonizando nas imagens, o pedreiro José Cícero Ferreira, de 44 anos, se disse “chocado” com as filmagens. “Estava viajando e quando soube da notícia voltei correndo. Eles mataram uma criança. Eles tinham que ter socorrido o meu filho. Na hora em que eles bateram, os policiais tiraram os meninos do carro e jogaram no chão. Meu filho estava pedindo socorro e não ajudaram. Tenho certeza que os policias têm filhos. Não acredito que conseguiram fazer isso com o meu. A gente não quer briga, só queremos paz e justiça.”
Pai do menino que dirigia o carro, o motoboy Raimundo Ribeiro, de 41 anos, criticou a ação policial. “Meu filho trabalhava e estudava à noite, nunca teve passagem [pela polícia]. Queremos justiça para que policiais nunca mais façam isso com os outros”, afirmou.
Morador da região, o estudante de direito Juliano da Silva, de 25 anos, também se mostrou indignado com os vídeos e com a postura dos policiais envolvidos. “Não interessa se é bandido ou não. Na hora do socorro os policiais tiraram eles do carro e isso já foi um erro. As pessoas têm que ser bem tratadas. Os jovens daqui não têm lazer, não têm justiça, não têm esporte. Queremos um tratamento igual.”
O pedreiro Juscelino de Matos, de 53 anos, contou que o filho, de 18 anos, chegou a ser levado para o Hospital de Base com um corte na boca e no supercílio, além de uma perna quebrada. “Se tivessem socorrido mais rápido, tinham salvado a vida do meu filho. Eles podiam ter feito um cerco, pelo menos meu filho estaria preso, mas vivo.”
O garoto era filho único e havia se alistado recentemente no Exército. “A gente sabe que ele não vai mais voltar, mas esses policiais precisam pagar pelo que fizeram."

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor.

1 Coríntios 13 MENSAGEM BÍBLICA
1 - Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine
2 - E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
3 - E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
4 - O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria,
não se ensoberbece,
5 - não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal;
6 - não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade;
7 - tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8 - O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
9 - porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos;
10 - mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado.
11 - Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
12 - Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido
13 - Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor.
SEM FRONTEIRAS

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

SPIDER ANDERSON SILVA É SUSPENSO DO UFC POR CAUSA DO ANTIDOPING



Anderson Silva é suspenso temporariamente

Depois do anúncio de que o lutador brasileiro Anderson Silva também teria caído no antidoping realizado após sua vitória contra Nick Diaz, no UFC 183, dia 31 de janeiro –além daquele feito no dia 9 de janeiro–, a Comissão Atlética do Estado de Nevada confirmou, nesta terça-feira (17), que o exame pós-luta testou positivo na coleta de urina para a drostanolona, mesma substância encontrada no primeiro flagra. O exame de sangue, porém, não apontou a presença de substância proibidas.

Como punição ao atleta, a Comissão aprovou, por decisão unânime, a suspensão temporária de Anderson Silva;
Como o teste positivo para o esteroide anabolizante, a situação de Anderson Silva no UFC se complicou ainda mais. Se o exame realizado no início de janeiro era caracterizado como "fora de competição", o que normalmente ameniza as punições dados nestes casos, o novo doping foi feito "em competição", o que é mais grave.
Com a decisão, ele não poderá lutar até o julgamento definitivo do seu caso, previsto para março ou abril.
O adversário de Anderson, Nick Diaz, também foi suspenso, por uso de maconha.
Anderson não esteve presente à audiência pública e preferiu que um representante conversasse com os membros da comissão por meio de ligação telefônica.
Anderson "Spider" Silva é reconhecido pelos especialistas como o maior lutador de MMA (artes marciais mistas) da história.
O brasileiro fora mantido como o primeiro do ranking dos médios do UFC desde que perdera o cinturão para o americano Chris Weidman, em 6 de julho de 2013.
Após passar por Diaz, estava programado que Anderson enfrentaria o vencedor do confronto entre Weidman e Vitor Belfort, em uma tentativa de recuperar o cinturão dos médios.
Após o episódio de doping de Anderson, o UFC anunciou que realizará uma coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira para discutir o assunto doping com a participação do presidente do UFC, o norte-americano Dana White. O UFC esperava o resultado da audiência da comissão desta terça. (FSP). Reproduzido do Blog Quarto Poder

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

O que os cientistas descobriram no oceano parece coisa de ficção científica

Artefatos encontrados no fundo do oceano, estima mais de 1200 anos!
Hoje no SurfNaNet, você aprenderá um pouco sobre arqueologia.
A mais de 1200 anos a cidade egípcia Heracleion desapareceu diante do mar Mediterrâneo. 
Por se passar tanto tempo ela foi perdida na história, porém recentemente uma equipe de arqueólogos a encontraram.
Eles redescobriram a cidade no ano de 2000 e, durante estes 14 anos, descobriram verdadeiras relíquias e ainda por cima bem preservadas, afinal, se passaram mais de 1200 anos!
Veja as fotos magníficas do que já foi descoberto:
cidade perdida de thonis heracleion
Esta cidade era um ponto de embarcação, porto antes de Alexandria. Além de um grande porto esta cidade já era um grande símbolo religioso, possuía um grande Templo de Amon e Khonsou, um simbolo histórico de grande preciosidade para toda a cidade.
Durante várias décadas já sabíamos da existência dessa cidade, porém nunca foi descoberto nada relativo a ela, porém com o avanço da tecnologia foi possível novas descobertas.
Uma equipe de arqueólogos resgataram vários objetos, como: joias, moedas, objetos ritualísticos, peças de cerâmica e majestosas estátuas, 700 âncoras e aproximadamente 60 embarcações naufragadas, das quais foram levadas para estudo e analise, outras doadas a museus para exibição.
Confira as fotos:
cidade perdida de thonis heracleion
cidade perdida de thonis heracleion
cidade perdida de thonis heracleion
cidade perdida de thonis heracleion
cidade perdida de thonis heracleion
cidade perdida de thonis heracleion
cidade perdida de thonis heracleion
cidade perdida de thonis heracleion
cidade perdida de thonis heracleion
cidade perdida de thonis heracleion
cidade perdida de thonis heracleion
cidade perdida de thonis heracleion
cidade perdida de thonis heracleion
cidade perdida de thonis heracleion
cidade perdida de thonis heracleion
cidade perdida de thonis heracleion
cidade perdida de thonis heracleion
cidade perdida de thonis heracleion
cidade perdida de thonis heracleion
Foi uma descoberta incrível sem dúvidas e devemos admirar o trabalho destes arqueólogos, pois o trabalho para descoberta destes artefatos durou nada menos que 40 anos!! Simplesmente para encontrar estes artefatos para que pudêssemos entender mais sobre nosso passado. Temos com grande satisfação poder passar este tipo de mensagens para nossos leitores.
Alguns dos artefatos incrivelmente se assemelham a obras encontradas pela América latina que são expostas no museu aquático de Cancún, confira algumas das imagens do Museu Aquático de Cancun:
Reproduzido de: http://surfnanet.com.br/o-que-os-cientistas-descobriram-oceano-parece-coisa-de-ficcao-cientifica/

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Blog da SEMAI

Secretaria Municipal de Assuntos Indígenas, NO CAMINHO CERTO

Matéria reproduzida do Blog da SEMAIJACAREACANGA, nosso dia hoje na feira municipal foi assim, muito trabalho para atender a população de Jacareacanga com o projeto da Farinha Munduruku, indígenas produtores em 5 horas de feira, venderam 32 sacas de farinha ou seja mais de 1.300 quilos do produto ao preço de R$ 4.00 REAIS o kg.Um trabalho que tem gerado renda as famílias envolvidas na produção de farinha. Agradeço a população por acreditar nesse trabalho e empenho de todos, ao prefeito Raulien Queiroz por nos dar condições de trabalho, aos parceiros, Emater-PA com o amigo Raimundo Delival Batista, a Rádio Show 94 FM amigo Samuel Mourão pela transmissão ao vivo, ao Informativo Buré SBT pela cobertura do amigo Jota Silva. Agradecimentos ao secretário Hélio Miranda pelo apoio do espaço cedido.e principalmente as comunidades indígenas que trazem sua produção para a feira municipal. 

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Prefeitura de Jacareacanga assume controle dos sistemas de abastecimento de água da sede

Técnicos da área de urbanização e os secretários de obras, administração, saúde e de gabinete estiveram ontem (06/02) reunidos no auditório do complexo administrativo das Secretarias de Obras, Meio ambiente e Agricultura examinando o mapa cartográfico da sede do município. O objetivo da ação é conhecer os logradouros públicos que serão beneficiados com o projeto de expansão do sistema de abastecimento de água de Jacareacanga.
O sistema de abastecimento de água da sede do município estava sendo gerido pela empresa Katarina I.G. Antonio-ME com nome de fantasia Cosanja, que segundo informações o seu representante José Tolentino Ferreira, se diz detentor de uma concessão de serviço público fornecida pela prefeitura de Jacareacanga.
De acordo com informações da Consultoria Jurídica-CJ da prefeitura de Jacareacanga, o Governo Municipal desde 2009 vem debatendo sobre a falta de investimento e de manutenção da rede de distribuição de água por parte da Cosanja. A Consultoria Jurídica ainda informa que nas buscas realizadas nos arquivos documentais de períodos de governos anteriores ao ano de 2009 foi constato que não existe nenhum processo administrativo que possa subsidiar o Governo Municipal a aferir a legalidade quanto à concessão de fato que possui a Consanja o que diz respeito ao serviço de abastecimento de água na sede do município.
Em 25 de novembro do ano passado a prefeitura expediu uma notificação extrajudicial à empresa Consanja-Katarina I.G. Antonio-ME, intimando o representante legal da referida da empresa José Tolentino Ferreira, para num prazo de 15 dias apresentar o contrato de concessão do serviço de abastecimento de água, publicação do respectivo contrato de concessão, processo licitatório referente à referida concessão e qualquer outro documento que possa ser pertinente à concessão. A Consultoria Jurídica da prefeitura informou que o prazo para apresentação dos documentos expirou em 11 de dezembro do ano passado.
De acordo com informações do secretário de obras João Francisco Vieira, a prefeitura assumiu o controle dos sistemas de abastecimento de água e que o prefeito municipal Raulien Queiroz planeja melhorar e expandir o abastecimento de água, inclusive com a inclusão de novos pontos de distribuição. “Atualmente temos 3 sistemas de água que atende uma pequena parcela dos domicílios da sede do município, abastecida por uma rede de distribuição precária”, disse Vieira, acrescentando que já foi criado o departamento de saneamento e abastecimento de água que gerenciará todo atendimento ao público.
De acordo com Vieira técnicos da prefeitura já têm em mãos levantamento de todos os domicílios que são atendidos pelos sistemas de água. “Vamos fazer o cadastramento destes domicílios para que possamos aprimorar este processo de revitalização e expansão de rede”, disse Vieira. “Os usuários do sistema de abastecimento de água não poderão mais efetuar o pagamento da taxa de água à antiga concessionária (COSANJA). Não haverá interrupção de fornecimento de água nesse processo de transição e de reestruturação do sistema”, garante Vieira. Texto e fotos Nonato Silva/ASCOM-PMJ

Prefeito Raulien Queiroz recebe executivo da Hidrelétrica São Manoel e pede atenção especial nas pactuações com Jacareacanga

O prefeito Raulien Queiroz esteve reunido na manhã desta quarta-feira (04/02) em seu gabinete com o gerente executivo de meio ambiente da Empresa de Energia São Manoel-EESM, Juhei Muramoto. Na reunião também estiveram presentes os vereadores Edileuza Viana e Jerson Mourão, além do secretariado municipal.

A pauta da reunião foi para discutir sobre o investimento financeiro que será firmado através de um termo de compromisso entre a EESM e a Prefeitura de Jacareacanga. De acordo com Muramoto o aporte de recursos para mitigar impactos faz parte de um compromisso firmado entre da São Manoel com o Governo Federal. “Uma das exigências para o licenciamento ambiental prevê que o empreendedor reserve recursos financeiros com fins de mitigação para impactos nas áreas social, de educação e de saúde”, disse o representante da EESM. “De nossa parte vamos trazer para Jacareacanga o máximo de recursos previstos no licenciamento ambiental”, reforçou Muramoto sem, no entanto, mencionar o valor máximo disposto para Jacareacanga. “Para a comunidade Gleba São Manoel já temos comtemplados uma escola, um posto de saúde, além de uma patrulha mecanizada”, disse o executivo da EESM.
Para o prefeito Raulien Queiroz, o município está atento quanto à pactuação a ser firmada. Queiroz lembrou que a Companhia Hidrelétrica Teles Pires-CHTP não honrou o compromisso firmado em investir na estruturação da comunidade Gleba São Manoel, localizada no município de Jacareacanga na divisa do Pará com o Mato Grosso. “Não vamos cair no mesmo erro. Em 2013 foi realizada uma audiência pública promovida pelo governo federal sobre a Hidrelétrica São Manoel, na oportunidade elencamos algumas condicionantes entre elas energia de qualidade, saneamento básico, asfaltamento de nossas ruas, entre outras políticas públicas”, lembrou o prefeito. “Não queremos receber nenhum valor em espécie da Empresa de Energia São Manoel, queremos sim, receber equipamentos, ferramentas e políticas públicas para que todos os jacareacanguenses possam usufruir daquilo que é nosso por direito”, disse Raulien Queiroz, acrescentando que técnicos da prefeitura estariam entregando ao representante da EESM proposta na ordem de 20 milhões de reais, recursos que serão desdobrados em saneamento, pavimentação e obras públicas.
A Empresa de Energia São Manoel – EESM é responsável pela construção da Usina Hidrelétrica (UHE) São Manoel e é constituída pelos acionistas EDP BRASIL S.A., Furnas Centrais Elétricas e China Three Gorges Corporation – CTG, assumiu o compromisso de construir o empreendimento em 48 meses a um custo de R$ 2,2 bilhões. O Aproveitamento Hidrelétrico São Manoel está localizado no curso médio do rio Teles Pires, na divisa entre os estados de Mato Grosso e do Pará, nos municípios de Paranaíta, no Mato Grosso, e Jacareacanga, no Pará. Com capacidade instalada de 700MW, disponibilizará no Sistema Interligado Nacional (SIN) energia suficiente para atender uma população de cerca 2,5 milhões de pessoas, suficiente para abastecer  sozinha, cerca de 4 vezes a cidade de Cuiabá e 1 vez e meia a cidade de Belém.Texto e fotos Nonato Silva/ASCOM-PMJ