quinta-feira, 29 de maio de 2014

A Globo quer derrubar Dilma Rousseff

Paulo Henrique Amorim-Apresentador do programa Domingo Espetacular e fundador do blog Conversa Afiada.
Paulo Henrique AmorimPaulo Henrique Amorim nasceu no Rio de Janeiro em 1942. Formado em jornalismo, entrou logo para a carreira e teve lugar de destaque nos lugares em que trabalhou. Em 1961, fez uma grande cobertura quando o então presidente Jânio Quadros renunciou à presidência e o governador Leonel Brizola mobilizou soldados, para garantir a posse do vice João Goulart. Esses dias, que marcaram fortemente a história moderna do Brasil, foram acompanhados e divulgados pelo renomado jornalista. Nos anos 70, o jornalista fazia muitas coberturas internacionais, como o Escândalo Watergate, a Crise dos Mísseis de Cuba, o fim da União Soviética, a queda do Muro de Berlim, os conflitos de Kosovo e Sarajevo. Por muitos anos ele foi um dos apresentadores mais importantes da Rede Globo de Televisão. E também colaborador da Revista Veja. Paulo Henrique abriu sucursais, para esses dois veículos, em Nova Iorque e Londres. Entre os anos de 1997 e 1999, ele esteve na TV Bandeirantes, apresentando o “Jornal da Band” e o programa “Fogo Cruzado”. Entre 2001 e 2003, esteve na TV Cultura, onde apresentou o “Conversa Afiada”. Em 2003 mudou-se para a TV Record, onde apresentou os programas ”Edição de Notícias” e “Tudo a Ver”. Em fevereiro de 2006, passou a apresentar a revista eletrônica “Domingo Espetacular”, onde ainda está. PHA (como é conhecido nas rodas jornalísticas) tem um blog de sucesso de público e crítica na internet chamado “Conversa Afiada”. Nele o carro-chefe são os comentários originais sobre política. Figuras como ex-governador de São Paulo José Serra, apelidado de Padim Pade Cerra pelo jornalista, são combatidos sem dó e nem piedade pela publicação online. Em 2005, publicou em conjunto com a jornalista Maria Helena Passos o livro:”Plim-Plim: A peleja de Brizola contra a fraude eleitoral”, um livro reportagem sobre o Caso Proconsult, uma tentativa de fraudar as eleições para governador do Rio em 1982 . Na entrevista a seguir, nos chama muita atenção, a reposta de PHA sobre o novo presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, quando o mesmo diz que a grande imprensa, apelidada pelo senador do PT de Pernambuco Fernando Ferro, e popularizada por ele de PiG ou Partido da Imprensa Golpista, quer destruir o alagoano de qualquer maneira.
Panorama Mercantil-O senhor é um dos jornalistas mais experientes do país, conhecendo bem o funcionamento de vários veículos de comunicação do Brasil. Com essa bagagem toda, pode afirmar que existe liberdade de imprensa ou isso é uma grande utopia?
Paulo Henrique Amorim-É uma utopia. A liberdade de imprensa é dos donos da imprensa. Liberdade de expressão – que é outra coisa, mais ampla, mais profunda – só na blogosfera.
Panorama- Como enxerga o jornalismo que é feito por aqui comparando com outras nações como por exemplo a Argentina, que muitos consideram ter uma imprensa mais qualificada e diversificada do que a nossa?
Amorim-A imprensa brasileira é sofrível. É a pior das “jovens democracias”, como a Argentina, Portugal, Espanha. Só no Brasil ainda tem “coluna social” ilustrada e em nenhum outro lugar do mundo há mais colunas do que reportagens, como aqui.
Panorama-Todo mundo sabe que a obsessão do líder da Igreja Universal Edir Macedo, é fazer a Rede Record ser a emissora número um do país. O senhor é uma das estrelas da emissora, acha que isso será possível enquanto tempo, já que a Globo ainda é líder com uma margem considerável mesmo perdendo muito da sua audiência nos últimos tempos?
Amorim-A Globo é um tigre de papel (Expressão antiga da cultura chinesa, muito usada pelo líder chinês Mao Tsé-tung para qualificar o seu rival Chiang Kai-shek. Seria algo que parece ameaçador mas que na verdade é inofensivo). Especialmente o seu jornalismo.
Panorama-O deputado Federal do PT pelo estado de Pernambuco Fernando Ferro, criou a sigla PiG (Partido da Imprensa Golpista) que o senhor popularizou. Claramente quem são os membros do PiG e se eles hoje são a verdadeira oposição política do país?
Amorim-As Organizações Globo, a revista Veja, que chamo de detrito sólido de maré baixa, e os jornais Estadão e Folha de S.Paulo. E seus penduricalhos – portais na internet, revistas, rádios etc. Sim, eles são uma parte importante da oposição. Reproduzido da Internet

Barbosa confirma em plenário sua aposentadoria do Surpemo


Em uma fala rápida e objetiva, o presidente do Supremo disse que deve se afastar no final de junho

Barbosa lembrou o julgamento do mensalão como seu maior feito no Supremo - Dida Sampaio/Estadão Barbosa - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, confirmou em plenário na tarde desta quinta-feira, 29, que deixará a Corte máxima da Justiça no País. No discurso, ele informou que o afastamento das funções será no final de junho por uma decisão pessoal.

A fala foi curta e objetiva. Barbosa lembrou o julgamento do mensalão como seu maior feito no Supremo. "Tive a felicidade, a satisfação e alegria de passar a compor essa Corte no que talvez seja seu momento mais fecundo de maior importância no cenário político institucional do nosso País", afirmou.

Barbosa também se disse "deveras honrado" por ter feito parte do colegiado do STF.

O anúncio foi comentado pelo ministro Marco Aurélio Mello, que desejou "boa sorte" a Barbosa nas próximas empreitadas. Segundo Mello, Barbosa deixa o posto devido a problemas de saúde - o ministro sofre de uma doença na coluna -, mas o presidente do Supremo não comentou a motivação para deixar o cargo.

"Como mais antigo da sessão, registro sentimento a princípio pessoal, mas que creio ser também dos demais colegas. A cadeira do Supremo tem uma envergadura maior", disse Mello. "Vossa excelência foi relator de uma ação penal importantíssima do que o Supremo, como colegiado, veio a afirmar que a lei é lei para todos e que processo em si não tem capa, processo tem conteúdo", recordou.

Mello lamentou a saída do colega de Corte, afirmando que ocupar uma cadeira no Supremo é uma honra para a vida toda. "Lamento a saída mas compreendo a decisão tomada, até mesmo a partir do estado de saúde de vossa excelência".
A aposentadoria de Barbosa foi anunciada ainda durante na manhã desta quinta pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Na quarta, o presidente do Supremo já teria dado sinais de sua decisão ao redistribuir o processo do mensalão. Nivaldo Souza - Agência Estado

quarta-feira, 28 de maio de 2014

PROTAMA - Projeto Tartarugas da Amazônia


Hoje eu quero falar de um projeto que vem sendo uma fonte de inspiração para seus idealizadores e voluntários que se identificam com a causa de preservar o meio ambiente para garantir sustentabilidade e equilíbrio ao meio ambiente de nossa região na valorização da vida de espécimes que precisam de uma atenção redobrada para sua procriação ou seja TARTARUGA-DA-AMAZÔNIA.

Um projeto que tem se destacado em nossa região pela importância defendida por todos da equipe, estou falando do projeto PROTAMA tartarugas da Amazônia.

O projeto PROTAMA vem realizando um excelente trabalho no tabuleiro de monte cristo no rio Tapajós com voluntários dedicados a salvar vidas e povoar nossos rios, lagos e igarapés com as tartarugas da amazônia, todos os anos eles se reúnem e vão até o local garantir que essas pequeninas consigam chegar ao leito do rio, o projeto PROTAMA representa um projeto de preservação sustentável de conscientização e da importância de se preservar nosso região.

Todos os anos nascem em média 700.000 a 1.000.000 milhão de filhotes, que precisam chegar ao rio para sua sobrevivência, sabemos que muitos na conseguem sobreviver devidos os predadores, mas para essa equipe PROTAMA, fazer  com que cada um deles cheguem ao rio já tem sido uma conquista e uma contribuição para melhorar o meio ambiente em que vivemos.

Foram soltas mais de 11 mil filhotes de tartaruga, pois as mesmas corriam o risco de não sair das covas em decorrência do nível elevado do rio tapajós.

PROTAMA tem um cronograma e um perfil de projetar uma perspectiva de vida longa a  todas as tartaruguinhas buscando parcerias em Itaituba e região para garantir continuidade desse lindo trabalho realizado pelo amigo José Augusto Martins e todos os amigos voluntários que difundem essa pratica de valorização de vidas em nossos rios.
“Entendemos que preservar através de sustentabilidade do meio ambiente, estamos fazemos a coisa certa, garantimos a todos um equilíbrio na natureza, a preservação sustentável do meio ambiente, depende de todos, pois todos somos parte integral”. Disse Augusto Martins.
FF - É atitudes iguais a essa que deveriam ser patrocinadas por políticos e empresas de nossa região para garantir um meio ambiente sustentável, parabéns amigo Augusto e voluntários desse lindo projeto, vocês tem minha admiração e respeito pelo trabalho que o projeto PROTAMA representa para nossa região.