terça-feira, 21 de outubro de 2014

Jovem encanta com desenhos autorais

Por: Marcos Santos

O que diferencia os artistas das pessoas comuns é que eles são simplesmente extraordinários com suas criações artísticas. Santarém é um celeiro de renomados e talentosos artistas, sobretudo artistas plásticos cujos trabalhos são facilmente encontrados pelos quatro cantos da cidade. A personagem da nossa matéria é uma adolescente de 16 anos, estudante do segundo ano do ensino médio. Aluna do Colégio Santa Clara, a jovem notável faz do desenho o seu refúgio e através de sua arte vive num mundo de cores, magias e solitude. Suas obras encantam quem já teve o privilégio de conhecer o seu trabalho, até então limitado apenas aos olhos de parentes e amigos mais próximos. Os traços de suas obras reforçam seu talento e genialidade. Lorena Bentes é a autora de desenhos que impressionam pela leveza das cores, expressões e detalhes surreais. 

Foi ainda na infância que a jovem artista despertou o interesse pelo desenho. Os primeiros rabiscos chamaram a atenção de seu maior incentivador, o avô, Rogério Carvalho, que hoje é falecido. Quando viu os primeiros traços, o avô percebeu o talento e dom naturais da neta. Naquela ocasião, disse que ela deveria continuar desenhando, pois tinha aptidão para a arte. Com a morte do principal fã e amigo, como ela define o laço fraterno com o avô, Lorena Bentes dedicou-se a aprimorar suas técnicas. Sem nenhum tipo de ajuda profissional ou orientação específica, pois em Santarém não existem cursos de desenhos, a artista mergulhou de corpo e alma em seus trabalhos artísticos e passou a criar obras com requintes de perfeição e beleza. “Me expresso através dos desenhos. Neles, eu encontro a liberdade, o meu refúgio. Quando criança fazia rabiscos muito loucos e meu avô dizia que eu tinha dom e que deveria continuar desenhando. Desde então, não parei mais de desenhar”, conta a adolescente.

A partir de 2011, Lorena entrou num processo de criação que fez surgir trabalhos cada vez mais incríveis. “Tudo o que eu sei, aprendi sozinha. Além disso, eu não estava muito a fim de me encaixar em um estilo ou técnica”, comenta Lorena, ressaltando que inicialmente desenhava no estilo Mangá, que logo abandonou para tentar um estilo próprio. “Mas aqui e ali aparecem alguns traços característicos deste estilo. Acho que cada artista tem que ter seu estilo próprio. Aprendi muita coisa pesquisando também na internet. Quando eu comprova um lápis, eu procurava conhecer melhor a maneira como utilizá-lo e isso também me ajudou bastante na evolução da minha técnica e do meu trabalho”, disse a jovem artista.

No próximo dia 31, no Colégio Santa Clara, a jovem desenhista fará, juntamente com outros alunos, uma exposição de seus trabalhos e Santarém poderá, finalmente, conhecer a arte dessa jovem que recebeu do avô o incentivo que precisava para se encontrar como artista e como pessoa: o amor.

A jovem Lorena Bentes é uma artista em evolução cujo talento é movido pela sensibilidade e pela vontade de se expressar sem medo e com sentimentos. Reproduzido do Blog Quarto Poder

Nenhum comentário: