segunda-feira, 2 de junho de 2014

Manifestação do Povo MUNDURUKU, SOMOS DA PAZ!



JACAREACANGA - Lideranças Munduruku fizeram três dias de reunião para discutir o futuro de seu povo na aldeia karapanatuba, iniciativa da associação Pusuru que é de direito a única representante legal e porta voz do povo Muduruku.

Mais de 70 caciques e cerca de 400 indígenas, vieram de suas aldeias participar do chamado da pusuru na intenção de resolver os problemas causados pelo pequeno grupo de guerreiros que se apresentam como porta voz e representante dos  Índios Muduruku, onde os mesmos causam prejuízos a imagem dos índios que não apoiam essa pratica de vandalismo e intimidação da população de Jacareacanga, foram muitas as investidas desse pequeno grupo de índios liderados por Maria Leuza e Josias Manhuary com apoio de ONGs que financiam suas atividades em nossa região. 
A associação pusuru entendeu que essa situação tinha que dá um basta definitivo, antes que tivéssemos algo muito mais prejudicial na convivência dos índios e os não índios, uma vez que essa pratica não pertence a nossa cultura. Disse Candido Waru coordenador PUSURU. A diretoria da Pusuru reuniu as principais lideranças nesse debate para garantir um bom viver entre todos do município e por entender que ambos precisam uns dos outros.

Portanto ficou destituídos pelos caciques o grupo de guerreiros que se apresentavam como porta voz e representantes munduruku. As lideranças vieram até a sede do município e fizeram ma caminhada pelas ruas em protesto aos guerreiros baderneiros e em apoio a sociedade por entender  que precisamos se unir para buscar alternativas de uma vida melhor em nossa região.

Grupos tribais apresentaram danças, cânticos e até a dança da taboca para mostrar sua verdadeira cultura. Disse o cacique Arnaldo Kabá Munduruku, “SOMOS DA PAZ”! 
A associação Pusuru após a reunião e manifestação, irá encaminhar a Ata da reunião as autoridades para informar que somente a Pusuru é representante reconhecida pelo seu povo, e que esse grupo de guerreiros não podem mais se apresentar como tal.





Nenhum comentário: