quarta-feira, 4 de junho de 2014

Lideranças Munduruku reuniram-se com o prefeito Raulien Queiroz

Ontem dia 03/06 terça feira no auditório da Secretaria de Obras, estivem reunidos pela manhã, 90 lideranças com o prefeito Raulien Queiroz e o secretario de Assuntos Indígenas Ivânio Alencar, os vereadores Adonias Kabá, Elinaldo Krixi, Gerson Manhuary e demais lideranças indígenas e Raimundo Delival da Emater-PA.
As autoridades do município, foram convidadas pela Associação Pusuru e Cimat para manter um dialogo de paz e fazer valer o direito de uma boa conversa sem que houvesse agressões e intimidações por parte dos índios Munduruku.
O coordenador da Pusuru, Candido Waru, relatou que a organização indígena será fortalecida com a participação de todos os caciques e agradeceu o apoio recebido pelos caciques Munduruku no fortalecimento e reconhecimento da entidade como representante legal de seu povo.
O cacique geral Arnaldo Kabá, apresentou as autoridades presentes os verdadeiros caciques Munduruku e reafirmou apoio a associação Pusuru como porta voz de seu povo nas decisões que tragam melhorias para todas as famílias indígenas. Pediu as autoridades que não recebam os guerreiros do movimentos como lideranças e representantes de seu povo para tratar algum assunto de interesse dos Munduruku, não será autorizado entrada de ATIVISTAS nas aldeias, "pois eu só reconheço os verdadeiros caciques que estão presente na reunião de hoje". Disse Kabá
Sandro Waru, faz uma explanação dos trabalhos realizados nas aldeias pela SESAI na área de saúde, sabe das dificuldades encontradas para realizar as ações em prol de seu povo, mas se mostra muito a vontade para dizer que é amigo do prefeito e que seu povo precisam da ajuda do gestou nas atividades que estão sendo desenvolvidas nas aldeias Munduruku, uma vez que a FUNAI, não faz nada pra ajudar seu povo a não ser CERTIDÃO DE NASCIMENTO e cadastro de SALÁRIO MATERNIDADE.

Waldelirio Manhuary mostra que a Pusuru estará mais fortalecida se buscar apoio das entidades certas  inclusive da prefeitura e de seus secretários na intenção de desenvolverem projetos que ajudam seu povo terem uma vida melhor, o mesmo falou que é contra a presença de ATIVISTAS nas aldeias por serem nocivos a casa de seu povo e por inflarem os índios a combaterem com violência suas reivindicações, pois a Pusuru já enviou um documento ao MPF proibindo a entrada de ONGs e seus ATIVISTAS nas terras indígenas Munduruku e Sai Cinza.
Hans Kabá, ex vereador por cinco mandatos, afirma que  os verdadeiros caciques são todos aqueles que buscam entendimentos sem causar prejuízos a ninguém e principalmente envergonhando seu povo, e por isso que ele também apoia a Pusuru que tem história na vida de seu povo e que já realizou grandes projetos inclusive a demarcação e fiscalização da área mundurukania. Fez reverencias ao seu velho e querido pai BIBOY KABÁ MUNDURUKU, um grande líder de 102 anos que entregou nas mãos de seu filho Arnaldo Kabá, o direito de fazer seu povo seguir com sabedoria.
José Krixi reafirma que a  Pusuru não mais será envergonhada por nenhum ATIVISTA e guerreiros do movimento quando falam que a pusuru não existe documentalmente, mais, eles mentem quando falam isso! A Pusuru é a única associação indígena reconhecida há mais de 22 anos do povo Munduruku e que seu povo não pode mais acreditar nas mentiras desses causadores de problemas e discórdia entre seu povo, e que não será mais tolerado a presença de ONGs nas aldeias, vocês concordam caciques? SIM!
O Prefeito ouviu atentamente as colocações dos caciques e lideranças e apoiou a iniciativa da Pusuru e Cimat em fazer uma reunião de entendimento de ambas as partes, colocando-se a disposição para desenvolver em parceria com todos projetos para as aldeias Munduruku.
No final da reunião, os indígenas deram uma prova calorosa de respeito e amizade com o prefeito Raulien Queiroz, pois todos  quase que ao mesmo tem tentavam cumprimenta-lo.

FF - Parabéns povo Munduruku pela demonstração de respeito, ficou mais que provado que vocês não precisam de Ativistas dizendo o que devem fazer.....FORA ATIVISTAS DA BAGUNÇA!

Nenhum comentário: