segunda-feira, 7 de abril de 2014

21 dias de buscas da aeronave bimotor e seus tripulantes desaparecidos na região de Jacareacanga-Pá

21º DIA DE BUSCA (07/04/2014)
Desde aquele fatídico dia 18/03, estamos imbuídos na busca das cinco pessoas desaparecidas. Fiz parte da primeira equipe que se embrenhou na mata às 15 horas da daquele dia. Fizemos as primeiras buscas no em torno da Comunidade de São Martins. A partir de então começaram a chegar informações de garimpeiros e ribeirinhos que viram durante aquele forte temporal um aeronave voando em baixa altitude em sua região. Algumas pessoas inclusive disseram que o avião passou com uma zoada estranha no motor, alguns afirmaram que era um bimotor de cor branca com detalhes vermelho e que minutos após a visualização se ouviu um “estrondo”.
Baseados nestas informações as nossas equipes de voluntários e homens do Exército e da FAB checaram todos esses pontos. Região do Igarapé Mutum, igarapé do Pindobal, Igarapé do Limão, igarapé do Pinto, no em torno do ramal de São Martins, no em torno da pista de Porto Belo, região do igarapé Escova e Sucunduri/Amazonas, nada de concreto foi encontrado.
No dia 03/04 a FAB havia suspendido as buscas do bimotor com mais de 160 horas de voo. Mas no dia seguinte a equipe da FAB retornou para Jacareacanga e ficarão nas buscas por tempo indeterminado. De acordo com informações do Major Flexa do Exército Brasileiro, assim que o Ministério da Defesa determinar estará vindo para Jacareacanga 100 homens do EB que em uma operação militar em conjunto com a FAB e Bombeiros de Itaituba farão as buscas pelo bimotor.
No dia 05/04 fiz parte da equipe que fez buscas em lancha equipada com Sonar no Tapajós e afluentes, descendo pela margem direita, partindo do ponto em frente a Comunidades São Martins até a boca do Creporizão e retornando pela margem esquerda entrando nos igarapés do Pindobal e Limão.
Ontem (06), chegou um grande número de Botas Sete Léguas e facões para equipar voluntários da etnia Munduruku que de acordo com lideranças indígenas, deverão vir cerca de 300 guerreiros para reforçar as buscas.
Hoje (07), uma ação conjunta entre Exército e Bombeiros enviou 10 homens para região de Mamãe Anã, onde farão buscas por terra entre a referida Comunidade e a Rodovia Transamazônica (Km 100 – Cintura Fina). Segundo o Ten/BM Vilhena a equipe com 5 homens do EB e 5 homens do B/M poderão pernoitar naquela região.
Nesta data temos equipes de voluntários no Igarapé Godinho na região do rio das Tropas e Pista Montreal. Hoje também uma equipe está fazendo buscas aéreas na região do garimpo do Cuatá (Chicão do Abacate). Segundo uma mulher que trabalha naquele garimpo um avião passou muito baixo com um “ronco” estranho do motor e alguns momentos depois ela ouviu um forte “estrondo” na direção em que a aeronave seguiu.
Nestes 21 dias de busca onde mais de 120 homens voluntários atuaram nas buscas, descobrimos um espírito guerreiro em cada pessoa e um sentimento de companheirismo e solidariedade, além de muita fé e esperança tem alimentado a força física de cada um de nós.
A prefeitura de Jacareacanga tem dado total apoio com mantimentos, hospedagens para militares e a liberação de servidores (como eu) para atuar nas buscas. Empresários locais também têm dado sua parcela de contribuição.
Hoje me retiro das buscas, pois estarei participando de uma Conferência Estadual de Defesa Civil em Belém nos dias 10 e 11 deste mês. Ao retornar, caso ainda não encontrem nossos amigos, certamente estarei no grupo de voluntários. Viajo com um sentimento de frustração, mas com a fé em Deus de que logo essa situação se resolva. Fiz parte das buscas por terra, aérea e por água.
Agora temos o apoio da FAB do EB e do Corpo de Bombeiros de Itaituba, além de mais de 150 voluntários nestas buscas. Creio que é questão de pouco tempo para que aeronave e seus cinco passageiros sejam localizados.
Deixo aqui meus sentimentos e respeito aos familiares e amigos das cinco pessoas desaparecidas. Aos colegas voluntários FORÇA e FÉ.
“O SENHOR é nosso socorro bem presente na angústia”

Nonato Silva - Defesa Civil de Jacareacanga

Nenhum comentário: