sábado, 8 de março de 2014

Parabéns a todas as mulheres

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade  norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e  começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga  diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), e  quiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço  do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno  dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro  da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas,  num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou  decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em  homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de  1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações  Unidas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja prudente em seus comentários, agradeço sua visita.

Pela FÉ

Pela FÉ

De ponta a ponta ligado com o Mundo!

De ponta a ponta ligado com o Mundo!
FORUM PERMANENTE DE DEBATES Eis minha intenção em criar este espaço; as matérias que forem publicadas no FARO FINO, se produzirem comentários serão respondidas respeitando a opinião dos leitores. Todos os comentários devidamente assinados serão considerados e publicados, desde que não exponha a moralidade de pessoas. Evidentemente que comentários imorais ou que visem ridicularizar, humilhar pessoas também serão descartados.

Muitas vezes por sermos homens de projeção publica, posamos de vidraças, e as pedras dos insensatos, de longe são atiradas, mesmo não querendo o FARO FINO para essa finalidade, também posso ser pedra de estilingue, ou até a funda que Davi usou para tirar de orbita o gigante Golias.