quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Movimento pode causa crise no abastecimento de Itaituba e região



Blog do Peninha - As autoridades ainda não imaginaram o tamanho do prejuízo (estrago) que a interdição da travessia da balsa no trecho Miritituba-Itaituba-Miritituba e em outros pontos da cidade de Itaituba pode causar na região. Fazem dois dias que os caminhões tanque não levam combustível para os município de Trairão, Novo Progresso e para a região garimpeira.
Com isso, dentro de poucos dias estes municípios vão entrar em crise e a garimpagem vai parar, com prejuízos incalculáveis não apenas para o município, mas para o Pais, já que a produção de ouro vai reduzir. Para se ter uma ideia, somente no ano de 2013, o  município de Itaituba recebeu do ISO-Imposto Sobre Ouro R$ 3.000.000,00. Os passageiros dos coletivos (ônibus e micro ônibus) são obrigados a fazerem baldeação.
Outro setor que será afetado pela interdição é o abastecimento da cidade. Em Miritituba, dezenas de veículos carregados de banana,tomate, melancia, abacaxi e gêneros alimentícios em geral estão parados, sem poder chegar a Itaituba. Alguns produtos estão sendo transportados de barco de Miritituba para Itaituba. Os  comerciantes temem que se não acabar o movimento vai faltar alimentação na cidade. A carne, que é fornecida por dois frigoríficos localizados na Rodovia Transamazônica, no trecho Itaituba-Jacareacanga, também pode faltar e não está sendo exportada, pois existe neste trecho dois bloqueios e o pior ainda está para acontecer. 
Caso as autoridades não atendam a reivindicação dos manifestantes eles prometem fechar o entroncamento das rodovias Cuiabá-Santarém com a Transamazônica-km 30 e a entrada para o aeroporto, não permitindo o embarque e desembarque de passageiros. Os manifestantes estão mobilizando os comerciantes para nesta sexta feira, dia 7, fechar o comércio em apoio ao movimento. Inclusive os bancos e repartições publicas também serão convidadas a fecharem suas portas em apoio a manifestação. Reproduzido do Blog do Jota Parente.


Nenhum comentário: