segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Itaituba: Advogados querem a prisão preventiva de suspeito!!!

Esteve em Itaituba neste Domingo, (23), o presidente da (OAB-PA); Dr. Jarbas Vasconcelos, juntamente com Ubirajara Bentes presidente da (OAB-STM). Os dois foram recebidos pela Dra. Cristina Bueno presidente da subseção da (OAB-ITB). 
Os advogados vieram ao município para acompanhar as investigações sobre o assassinato da Dra. Leda Marta. Logo após achegada da comitiva, eles foram ate ao local do crime e acompanhar os trabalhos da Policia Civil que estavam verificando imagens de circuito interno de lojas próximas para verificar se o assassino aparecia nas imagens.
Até o final da tarde de hoje, 23, o presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, continuava em Itaituba. No final da manhã, ele reuniu com os advogados na sede da subseção da Ordem em Itaituba. Eles estavam bastante insatisfeitos com o trabalho da polícia local, que decidiu liberar o principal suspeito do assassinato da advogada Leda Marta Lucyk dos Santos, 40 anos, diretora-tesoureira da subseção da OAB em Itaituba, que ocorreu na manhã de ontem, 22. Também foram vítimas de assassinato a filha da advogada, Hannah Estela, 10 anos, e da funcionária da loja (Taynara Siqueira), ambas também com perfurações no corpo.
Segundo o presidente da Ordem, a insatisfação teria motivado a solicitação de mudança do delegado responsável pelo caso. O que foi feito pelo vice-presidente da OAB-PA, Alberto Campos, em contato direto com o secretário de segurança pública do estado, Luiz Fernandes. “Vale ressaltar que o motivo dessa insatisfação é devido à relação de amizade existente entre o delegado que estava no caso e o suspeito do crime, o também advogado Altair Santos, ex-companheiro da diretora da subseção.”, informou Jarbas. Segundo ele, a amizade existente entre eles podia comprometer a isenção do policial nas investigações.
Providências: Após o pedido da OAB, dois delegados de Santarém assumiram as investigações sobre o triplo homicídio. O Delegado Silvio Birro e o superintendente regional da Polícia Civil, Jardel Guimarães já estão em Itaituba junto com uma equipe para dar continuidade aos trabalhos.
Acompanho pelo presidente da subseção de Santarém, Ubirajara Bentes, da presidente da subseção de Itaituba, Cristina Bueno, da conselheira seccional da Ordem Karen Carneiro, pelo defensor público e pelo representante do Ministério Público, o promotor João Cavalero de Macedo - que tem acompanhado tudo de perto desde os primeiros instantes – Jarbas retornou ao Instituto Médico Legal – IML, onde conversaram com os peritos, viram os materiais colhidos, fotos e a faca do crime.
No meio da tarde de hoje, o presidente seccional voltou a reunir com os advogados, com os novos delegados que assumiram o caso e ainda com João Cavalero de Macedo, do Ministério Público. Eles pediram aos delegados que eles consigam a prisão preventiva do principal suspeito, o advogado e ex-esposo da Leda Marta. “Ele precisa ser investigado e a polícia precisa conseguir um mandado de busca, a quebra de sigilo bancária, etc. Estamos insistindo que os Delegados peçam a temporária, pois corremos o risco de ele acabar fugindo.”, afirmou Vasconcelos.
Jarbas retorna ainda hoje para Belém, mas promete continuar na capital, ao lado dos advogados e da diretoria da Ordem, a luta incessante por mais segurança no estado. “Toda vez que um crime bárbaro desse acontece, a sensação que dá é que o nosso estado não tem mais jeito. Mas, não vamos desistir, estamos consternados com a morte da nossa colega, mas também, ainda mais fortes para lutarmos por justiça, por mais segurança para o povo do Pará.”, concluiu.

Nenhum comentário: