A propaganda do carnaval no Brasil é toda ilustrada com forte conotação sexual, como se pode ver abaixo:
Mas
os brasileiros, nas redes sociais, patrocinaram uma campanha contra a
Adidas por retratar o Brasil com conotação sexual, e o presidente da
Embratur, Flávio Dino, aproveitou a deixa para desancar a Adidas que
confecciona camisetas “vinculando a Copa do Mundo no Brasil a apelos
sexuais”.
Na mesma esteira reagiu a secretária de
Enfrentamento à Violência da Secretaria de Políticas Para Mulheres,
Aparecida Gonçalves, afirmando que as imagens “não retratam o Brasil de
hoje”.
O motivo da revolta fez com que a Adidas retirasse os produtos das prateleiras. Eis os dois modelos abaixo:
Na camiseta esquerda a ambiguidade do coração/nádegas na frase “I love Brazil” ofendeu a nossa moral e bons costumes. Na da direita, uma mulher de biquíni e a frase “Lookin’ to score Brazil”,
expressão idiomática de duplo sentido, que pode significar “Fazer gols”
ou “Pegar garotas”, igualmente pode “incentivar” o turismo sexual no
Brasil.
Creio que a Adidas não teve a intenção de
“incentivar” o turismo sexual no Brasil: isso nós mesmo fazemos e não
precisamos de mais ninguém para ajudar. A empresa, com tantas imagens de
conotação sexual que produzimos, quis apenas entrar no clima, pensando
em faturar, o que estava dando certo: as duas camisetas eram as que mais
vendiam da coleção lançada.
Então tá. Doravante,
estamos assim acertados: o Brasil só permite imagens com conotações
sexuais no Carnaval. Na Copa nem pensar. Reproduzido do Blog do Persifal
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