terça-feira, 3 de setembro de 2013

Número de refugiados sírios chega a 2 milhões, diz agência da ONU

Refugiados sírios-curdos caminham pelo campo de Quru Gusik, na região curda do norte do Iraque, em 27 de agosto (Foto: Safin Hamed/AFP)
Há um ano, sírios refugiados ou aguardando registro eram 230 mil.  
Mais de 97% estão em países vizinhos da Síria
O número total de refugiados por causa da guerra civil na Síria chegou a 2 milhões, informa nesta terça-feira (3) o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Acnur. De acordo com um informe da agência, não há previsão de melhora na situação, que já dura dois anos e meio. Após um suposto ataque com armas químicas, o presidente americano disse estar disposto a promover uma ação militar limitada no país, mas aguarda o aval do Congresso.
Ainda de acordo com a Acnur, o número de refugiados representa um salto de quase 1,8 milhões em 12 meses. Há exato um ano, o número de sírios registrados como refugiados ou aguardando registro era de 230 mil.
 A Síria se tornou a grande tragédia desse século - uma calamidade humanitária lastimável com sofrimento e desabrigados sem precedentes na história recente", disse o alto comissário
Antônio Guterres no documento divulgado pela Acnur. "O único consolo é a demonstração de humanidade pelos países vizinhos em acolher e salvar as vidas de tantos refugiados."
Segundo a Acnur, mais de 97% dos refugiados sírios estão em países próximos da Síria. Quase 5 mil sírios deixam o país todos os dias. Do total de refugiados, 52% são crianças e jovens com menos de 17 anos.
A enviada especial da Acnur, a atriz americana Angelina Jolie, disse que o mundo se arrisca a ser complacente com o desastre humanitário. "O mundo está tragicamente desunido sobre como acabar com o conflito na Síria. mas deveria haver concordância na necessidade de aliviar o sofrimento humano [...] Se a situação continuar a se deteriorar nesse ritmo, o número de refugiados só aumentará e alguns países vizinhos poderão chegar ao ponto do colapso."
Com a constante pressão do êxodo, ministros do Iraque, Jordânia, Turquia e Líbano se encontrarão com a Acnur em Genebra na quarta-feira, num esforço para tentar aumentar a ajuda internacional.
Outros 4,2 milhões de sírios se deslocaram dentro do país, de acordo com dados de 27 de agosto da ONU. G1.com

Nenhum comentário: