segunda-feira, 2 de setembro de 2013

JACAREACANGA SEDIA O QUARTO ENCONTRO DO CONSÓRCIO TAPAJÓS



Jacareacanga - Sob a presidência de Raulien Queiróz prefeito do município, foi realizado nesta data (31.08)  o quarto encontro dos consorciados  que formam a entidade intermunicipal Consórcio Tapajos, que congrega os gestores das prefeituras  dos municípios de Jacareacanga, Rurópolis, Aveiro, Novo Progresso, Itaituba e Trairão. 

Em sua fala inicial o presidente eleito e empossado pelos demais entes, Raulien Queiróz, com a assistência de uma grande plateia do município e com políticos dos municípios signatários do consorcio reportou-se aprofundando a informação que a finalidade de se dar nesta data personalidade jurídica à instituição não remete somente a se discutir a política energética da região ou se tirar proveitos positivos para os munícipes de seus efeitos e sim de uma forma mais abrangente  a atribuição principal  é se fazer busca de forma organizada e coesa  entre os seis municípios do que é necessário  para a região que é o desenvolvimento humano.

Ao se reportar o prefeito de Novo progresso Oswaldo Romanholi se mostrou surpreso agradavelmente em conhecer Jacareacanga já que detinha uma impressão e a realidade foi outra em ver uma cidade ainda jovem bem cuidada e se preparando para o desenvolvimento. Eliene Nunes Prefeita de Itaituba, reportou-se sobre nuances do consórcio que fora confiada a Raulien Queiroz idealizador do empreendimento a presidência, disse que teve frequência no município em tempo pretérito como educadora de turmas universitárias e que quanto aos demais prefeitos ficou  satisfeita em ver a evolução de Jacareacanga. Fuzica prefeito de Aveiro, reportou-se sobre a necessidade de se colocar em ação em caráter de urgência os trabalhos práticos da  entidade  já que seu município padece por falta de parcerias que busca incessantemente  vez que quando iniciou sua gestão encontrou a instituição Prefeitura Municipal  totalmente sucateada.

Clebe Rodrigues da Assessoria Jurídica da Prefeitura de Jacareacanga fez uma apresentação audiovisual discorrendo sobre os encontros anteriores que ocorreram em 06 de abril  na cidade de Novo Progresso, 26 de Abril em Rurópolis, e 22 de Junho em Itaituba e na evolução dos encontros cabe nesta data a formatação do Consórcio fundamentada em personalidade jurídica para se dar legalidade final. Apresentou em ato continuo  um trabalho de levantamento sobre  o complexo Tapajós que ira produzir à pleno mais de 10 MW de potencia energética.

Heraldo Pimenta ex-prefeito de Uruará, e contratado como consultor  para compor a diretoria do Consorcio Tapajós funcionando como secretario executivo, iniciou sua fala mostrando que tem experiência no ramo já que criou o Consorcio Belo Monte e que os municípios signatários do consorcio não tem outra alternativa a não ser se unir da forma que se propõe nos encontros, e acrescentou: -O Cavalo está passando encilhado, quem não pegar ficará para trás.  

Walter Tertulino, Vereador do município de Jacareacanga, disse que participou dos encontros de Novo Progresso e do presente, e acredita que produzira enormes progressos aos municípios se for efetivado o compromisso coletivo de se fazer as buscas necessárias para se investir no desenvolvimento humano como referiu-se Raulien Queiróz com segurança. Concluiu dizendo que os prefeitos mostram-se distantes de proselitismo politico em seus pronunciamentos o que dá mais segurança para todos  que a busca pelo progresso será contínua e fez citação negativa  sobre a AMUT (Associação dos Municípios da Transamazônica) que nada soma ou somou de interessante para os municípios até os dias atuais. Matéria Reproduzida do Blog Rastilho de Pólvora

Nenhum comentário: