terça-feira, 6 de agosto de 2013

O tubarão branco e o caiaque

Quando essa fotografia foi publicada pela primeira vez revista África Geographic, na BBC Wildlife e mais tarde na Paris Match e no Daily Mail (Londres), resultou em uma enxurrada de emails, telefonemas e cartas de todo o mundo perguntando se a imagem era uma farsa. A imagem tornou-se a fotografia de tubarão mais falada do momento.

A fotografia é real, sem photoshop, sem manipulação digital, sem nada, na verdade ela foi feita em slide Fuji Provia 100, usando uma Nikon F5 e lente 17-35mm e foi registrada ponta mais meridional da África do Sul. É comum encontrar tubarões brancos em águas rasas nesta região. Para os fãs de conspirações que ainda duvidam da autenticidade, por favor, leiam como essa foto foi feita.

“Para capturar esta imagem subi na torre do barco de pesquisa Lamnidae e inclinei-me para frente ficando no vazio, praticamente pendurado sobre o oceano, enquanto esperava pacientemente por um tubarão branco. Eu queria um registro que contasse os nossos esforços de pesquisa para rastrear tubarões brancos usando caiaques. Quando o primeiro tubarão do dia apareceu e se deparou com o nosso caiaque, ele mergulhou fundo e o inspecionou por baixo. Eu rapidamente apontei a máquina para a mancha escura atrás do caiaque que ia emergindo aos poucos e foi lentamente transformando a forma difusa da imagem para um contorno suave de um grande tubarão branco. Quando a barbatana dorsal do tubarão finalmente quebrou a superfície d’água eu pensei que tinha a imagem, mas hesitei uma fração de segundo e fui recompensado com o biólogo marinho Trey Snow olhando para trás no caiaque. Eu apertei o botão do obturador e o resto foi história. Durante todo o dia registrei diversas imagens, a maioria mostrando o caiaque após o tubarão, mas nenhuma tinha o poder da mensagem que a primeira foto do grande tubarão grande perseguindo o caiaque.” da redação: Elias Luiz
 

Nenhum comentário: