terça-feira, 2 de julho de 2013

Semai e indios Munduruku participam da Agrifal em Belém

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjpYYJmrIqI1O4FvGAnUtdewO9L_YOji9flxYACsEzMKCGKdl4evfejG3l-GRIXD2ZLzocOFxXqwLAXpSjYorp3Dd41CFOdjPnTo3TCPHS4szowPjmmVD0pPaAWPj8kLrNauc3bmt1fOzA/s1600/novo_logo_2.png

Local do Evento:
O HANGAR - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia é um dos maiores e mais modernos centros de convenções do Brasil. Conta com uma área total de 64.000m² e 25.000m² de área construída totalmente integrada ao ambiente amazônico. Está equipado com recursos de última tecnologia e preparado para qualquer tipo de evento, como feiras, congressos, convenções, encontros, seminários, simpósios e exposições. 
Nesta quarta feira dia 3, iniciará a Feira da Agricultura Familiar da Amazônia Legal AGRIFAL, uma feira que alimenta a Amazônia respeitando  Sócio Biodiversidade.

O município de Jacareacanga marca presença no evento através da secretaria indígena SEMAI, que foi convidada pela Emater-Pa, que está levando para a feira uma equipe que é composta por cinco indígenas que irão representar a cultura Munduruku e terá a disposição um stand para apresentação dos artesanatos, uma amostragem da farinha produzida pelo os índios Munduruku.

A feira promete muita agitação e um publico recorde para prestigiar um evento de que começa dia 3 e vai até o dia 5 de julho, participam da Agrifal  quatro estados da federação, Maranhão, Amazonas, Tocantins, e Acre, participam também os países confirmados para o evento, Suriname e Itália.

Estão participando da feira os indígenas da praia do índio de Itaituba, trazendo seus artesanatos em cerâmica, tantos os Munduruku de Jacareacanga quanto os de Itaituba chamaram muita atenção dos técnicos da Emater-Pa, e dos visitantes que frequentavam o local, o stand foi armado e preparado para os três dias de feira, e alguns produtos já foram vendidos devido a qualidade apresentada pelos índios Munduruku. Registramos o empenho do técnico da Emater-Pa Raimundo Delival e sua esposa Nira, pela ajuda na organização do stand de Jacareacanga.
Houve por parte da SEMAI uma iniciativa de buscar parcerias para que os índios participassem dessa importante feira, buscando junto a Funai apoio com diárias para os indígenas, e recebeu também apoio da Emater-Pa com passagens de Itaituba a Belém, hospedagem e alimentação para os índios.

A prefeitura de Jacareacanga através do prefeito Raulien Queiroz, enviou seu secretário indígena Ivânio Alencar juntamente com o diretor indígena Augusto Martins para representa-los na feira e garantiu apoiou com o deslocamento dos índios da aldeia até Itaituba, incluindo alimentação, ajuda de custo  e hospedagem, o casal de índios da aldeia Katõ que representará seu povo na feira Valdivan Kabá e Delga Dacê Munduruku, apresentarão além dos artesanatos a pintura corporal, os outros três indígenas irão participar de um seminário para discutir as políticas de apoio a agricultura nas terras indígenas.

A Feira da Agricultura Familiar da Amazônia Legal - AGRIFAL - tem o propósito de oportunizar a sociedade civil organizada conhecer e refletir sobre o relevante papel deste segmento no contexto da soberania alimentar e do desenvolvimento rural sustentável, na dimensão regional e nacional, e, deste modo, contribuir com a valorização e ampliação do consumo de produtos e serviços produzidos pela agricultura familiar.

A feira tem edição anual e sua realização é de responsabilidade das instituições oficiais de ATER, situadas nos nove Estados que compõe a Amazônia Legal (Amazonas, Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins), em parceria direta com o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, com a Associação Brasileira das Entidades Brasileiras de ATER – ASBRAER, e com os respectivos Governos Estaduais. Texto em negrito reproduzido do Blog da Agrifal. Fonte José Augusto
FFO Blog Faro Fino está presente na feira e estará fazendo a cobertura do evento durante os três dias, registrando os flagrantes e os flash das máquinas dos visitantes da feira.

Nenhum comentário: