sábado, 20 de julho de 2013

Saiba como Mandela pode influenciar a sua carreira

Há quase um mês o grande líder sul-africano, Nelson Mandela, passa por problemas graves de saúde e deixa toda comunidade internacional preocupada. Esta reação talvez seja devido ao respeito e gratidão que todos têm pelo grande líder conciliador e motivador que Mandela ainda é. 

Quando pensamos nos grandes líderes do nosso tempo, o nome de Nelson Mandela é um dos primeiros a vir em nossas mentes. Reconhecido como uma das personalidades políticas mais influentes do mundo globalizado, sua trajetória é um exemplo de persistência, determinação e espírito de luta, embora tudo o que se possa dizer ou escrever sobre sua contribuição fique aquém do que de fato representou para a humanidade, uma vez que sua liderança sacramentou o fim do sistema de apartheid. 

“Nelson Mandela, nascido numa família de nobreza tribal, aos 23 anos, parte em busca de novos horizontes, para estudar e assim tornar-se um advogado combativo a favor dos direitos humanos, e é no novo ambiente que compreende o sentido maior de uma vida sem preconceitos de qualquer ordem.  Essa experiência se traduzirá no trabalho pelo reconhecimento de que cada pessoa deve ser valorizada pelas suas próprias características e aptidões apesar das desigualdades sociais”, explica Maristela Guimarães André, consultora do Instituto KVT Desenvolvimento da Consciência Empresarial.

Nos dias de hoje, de intensa competitividade, cresce a demanda por desenvolvimento profissional e alto desempenho em todas as atividades. A capacidade para superar as diferenças de ordem cultural, econômica, ou mesmo de formação, constitui um talento a ser direcionado para a conquista de objetivos e metas pessoais e coletiva – Mandela colaborou para tornar esse ensinamento mais próximo e mais vivo
Ainda segundo a consultora, como hábil negociador, Nelson Mandela nos ensinou sobre a importância de conciliarmos interesses e necessidades, algo fundamental para construirmos um ambiente de convivência e de trabalho harmônico, e foi inovador ao demonstrar, com seu exemplo, a importância de não se ter medo frente às mudanças, e de não desistirmos de nossos objetivos apesar dos obstáculos.
“Provavelmente, Mandela, enquanto esteve preso, ouviu algumas vezes para desistir de suas ideias, pois, na visão de muitos, nada iria mudar. No entanto, sua persistência vinha da certeza de que é possível viver num mundo sem dominação e de oportunidades francas e abertas para todos”, enfatiza Maristela.
Assim, em um tempo em que se fala tanto da relação entre liderança e liderados, e da força de um time conectado aos objetivos de conquista e superação, a vida e o exemplo de Mandela constituiu-se na reafirmação de princípios simples para nos orientar perante as dificuldades diárias:
  • O que importa não são as mudanças, mas a atitude mudada, porque há um sentido maior que nos conecta ao todo e à parte que cada um de nós é;
  • O exercício da convivência exige a capacidade de reconhecer e conciliar diferenças. É um trabalho continuo que não anula as individualidades, ao contrário, as fortalece;
  • O respeito e a dignidade para com a capacidade de cada um é o que fortalece a confiança e os vínculos pessoais e profissionais.

Nenhum comentário: