terça-feira, 30 de julho de 2013

No Pará, apenas capital tem IDHM superior a média nacional

Governo do Pará realiza ações pontuais em Melgaço,
como a caravana oftalmológica, para atender a
população (Foto: Eunice Pinto/ Ag. Pará )
Dos 143 municípios do Pará pesquisados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para elaboração do "Atlas do Desenvolvimento Humano 2013", apenas Belém apresentou Índice de Desenvolvimento Humano melhor que a média nacional. 
Estado tem 13 cidades entre os municípios com piores índices. 
Governador diz que é preciso engajamento para mudar situação.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é medido através de três indicadores: longevidade, renda e educação. Numa escala que varia de 0 (pior resultado possível) a 1, o país teve média 0,727 - Belém, com um índice de 0,746, é considerada um lugar de alto desenvolvimento humano.
Porém, os demais municípios do estado tiveram avaliações bem mais baixas. Além de ter Melgaço como a cidade com desenvolvimento humano mais baixo do país, o Pará apresenta 13 municípios entre os 50 piores do Brasil nos quesitos avaliados pelo Pnud.
idhm - índice de desenvolvimento humano municipal 2013 (versão 2) (Foto: Editoria de Arte / G1)Engajamento da sociedade
O governador do Pará, Simão Jatene (PSDB), se pronunciou sobre o resultado da pesquisa. Segundo Jatene, é preciso que haja um compromisso pelo desenvolvimento no estado. "Esta é uma questão dramática que nós temos falado há muito tempo. Temos dois grandes inimigos: pobreza e desigualdade", disse o governador.
Para Jatene, estas questões só serão superadas quando houver um pacto político no estado, para que todos os partidos se engajem na luta pelo desenvolvimento humano. Além disso, o governador acredita que os problemas apontados pelo Pnud no estado são comuns em todo o país, e só podem ser revertidos com apoio popular. "Não é uma marca só do Pará, é nacional. Mas no Pará temos isso de forma muito grave, e precisamos sobretudo unir forças para enfretá-la. Nenhum país conseguiu isso sem uma grande adesão da sociedade", falou Jatene.
O governador também disse que, enquanto não existem soluções definitivas, irá atender a população do Marajó - onde estão as cidades com IDHM mais baixo, segundo o Pnud - com ações pontuais.  "Se você não pode resolver definitivamente, não pode também não fazer nada, convivendo de modo perplexo com uma realidade como esta", avalia.
Abalo
O prefeito de Melgaço, Adiel Moura (PP), mostrou surpresa com a colocação da cidade no ranking do Pnud. "Eu fico abalado de estar à frente de um município que sai na mídia nacional", disse ao G1. Segundo o prefeito, os problemas da cidade são afetados pela geografia da região do Marajó, cheia de rios e áreas alagadas que afetam o deslocamento de alunos, médicos e até atividades econômicas, visto que grande parte da população de 24 mil pessoas vive na zona rural, e nem todas as terras do município, com área de mais de 6 mil quilômetros, são próprias para o cultivo.

Nenhum comentário: