domingo, 28 de julho de 2013

Evangélicos é o maior desafio do papa, diz imprensa internacional

A imprensa internacional tem destacado a visita do papa Francisco ao Brasil durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) sob dois aspectos. A primeira viagem internacional do pontífice é ao país com maior número de católicos no mundo; e também é palco da maior taxa de crescimento dos evangélicos, superando 60% na primeira década do novo século.
A revista norte-americana Newsweek destaca que “a primeira grande viagem internacional de Francisco é carregada de significado para uma igreja em tumulto”, fazendo referência aos escândalos de pedofilia e má gestão financeira, que conturbam a tumultuada Igreja Católica, que tem perdido fiéis devido à sua “liturgia desatualizada”.
E segundo a mesma publicação, o crescimento dos evangélicos enfraqueceu a Igreja Católica no país: “No Brasil, nominalmente, o maior país católico do mundo, as lutas da Igreja têm proporcionado uma abertura para igrejas evangélicas protestantes.
Citado pela revista como uma da “carta na manga” do Vaticano para estancar a perda de fiéis, padre Marcelo Rossi afirma que a Igreja Católica precisa se mexer: “Nós não podemos sentar e esperar que as pessoas venham à igreja”, diz ele. “A igreja tem trazer as pessoas de volta”.
Porém, a ideia de que a visita do papa ao Brasil possa reverter a perda de fiéis é questionada por outros veículos de imprensa. Na França, o jornal Le Monde publicou uma matéria especial sobre a viagem de Francisco para a JMJ e sua missão de reconquistar o público brasileiro.
“De um lado, ela [a Igreja Católica] não conseguiu evitar sua erosão numérica diante das igrejas evangélicas, cuja inventividade, proximidade e dinâmica de crescimento não cessam de preocupar os bispos. De outro lado, ela teve sua imagem prejudicada pelos escândalos de pedofilia e corrupção em série”, ressalta o jornal francês.
As estatísticas são apontadas como evidência do crescimento e da força das igrejas evangélicas que, “Enquanto eram apenas 6,6% da população em 1980, passaram para quase 25% da população”.
O jornal destacou ainda que, apesar da estratégia do papa em visitar lugares onde a Igreja Católica é ausente, como Guaratiba e Varginha, comunidades carentes do Rio de Janeiro, o desafio se faz maior pela falta de padres na denominação. Segundo o Le Monde, o déficit de sacerdotes chega a 20 mil no Brasil.
“Em termos de estratégia, o papa Francisco escolheu visitar duas localidades do Rio de Janeiro – Guaratiba no Oeste e a favela de Varginha na zona Norte – onde os evangélicos proliferam”. Dois lugares onde, como em tantos outros, a Igreja Romana está praticamente ausente.
Fonte de informações: GH - Reproduzido de Cidadania Cristã

Um comentário:

Jeovane Rodrigues disse...

Sou evangélico e não me agrada em saber que o número de "evangélicos" cresceu !Acredito na bem aventurança da nação cujo Deus é o senhor, me pergunto por que será que um país "cristão" trate a maioria dos seus habitantes como trata o Brasil ? será que estamos realmente agindo como manda o nosso manual, será que estamos buscando a Deus como verdadeiros discípulos ? ou será que estamos procedendo exatamente como procedeu por longo tempo o povo de Israel? adorando a outros deuses,tirando do filho de Deus sua glória, honra e louvor, embora poucos saibam que a ele foi dada toda a glória, que o louvor e devido a ele e somente a ele, por que será que estamos confessando os nossos pecados a "outros" qdo deveríamos somente a ele proceder nessa atitude (segundo as escritura: se confessamos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar...)Por que será que estamos tão aparentemente próximos a Deus ? é hora de voltarmos os nossos olhos ao filho de Deus e corremos para os seus braços, arrependidos... só assim quem sabe, seremos realmente uma nação cristã e abençoada !