sexta-feira, 5 de julho de 2013

Agenda SEMAI em Belém


Em visita na empresa Beraca, o secretário de Assuntos Indígenas Ivânio Alencar e seu diretor Augusto Martins, acompanhados de Raimundo Delival da Emater-Pa, foram conhecer a empresa que fica em Ananindeua na Rodovia BR316 no bairro Levilândia, e conversaram com Malena Damasceno Araújo, gerente de Biodiversidade, e Karina Raiol de Moraes, Engenheira Florestal, a equipe de Jacareacanga  foram na certeza de firmar uma parceria para venda de Óleo de Copaíba, extraída da  área indígena Munduruku e Sai Cinza, e garantir uma oportunidade de valorizar os índios coletores. 
Na conversa que houve entre as instituições, por sinal foi muito bem obrigado, a Semai recebeu  informações  importantes e passou a conhecer melhor a empresa, visitaram as dependências da fabrica e a parte de produção beneficiamento final dos produtos, certamente é uma empresa séria e que valoriza uma boa parceria, nessa conversa ficou acertado que toda produção de óleo que a comunidade Munduruku extrair, a empresa compra, a Beraca garantiu o frete de Jacareacanga até Belém. “Queremos garantia da produção e qualidade na coleta do óleo de copaíba”, disse Malena.
Para a secretaria indígena e prefeitura de Jacareacanga, essa parceria é importante, será uma sólida união de esforço entre índios Munduruku e Beraca, pois teremos a certeza que a comunidade ao absorver esse projeto como meta principal, terá uma oportunidade de sobrevivência, e isso é uma meta do governo de Raulien Queiroz, disse Ivânio.
Segundo Raimundo Delival da Emater-Pa, firmar essa parceria com uma empresa séria, garante aos índios oportunidade de crescimento e de melhoria de vida dos índios Munduruku, o mesmo se mostrou solidário e se colocou a disposição para ajudar a secretaria indígena a fomentar essa ação nas aldeias.
Para Augusto Martins, isso é fruto de uma boa capacitação realizada na aldeia Caroçal do Rio das Tropas, onde contou com grandes parcerias, ICMBIO,EMATER,FUNAI,SEMAM,BERACA,PMJ e SEMAI, basta agora a comunidade Munduruku acreditar na sua potencialidade.Texto José Augusto

SEMAI VISITA SAGRI DE BELÉM
Em visita a Secretaria de Agricultura do Estado - SAGRI, o secretário Ivânio Alencar, o diretor Augusto Martins, e Raimundo Delival, Emater-Pa, foram recebidos pelo Dr. Alexandre Galvão Gerente da Área de Produção Vegetal, onde passou a conhecer melhor a realidade do município de Jacareacanga através das informações apresentadas pela equipe da Semai, e que na ocasião foi solicitado o apoio pelo secretário para fomentar a agricultura dentro da Terra Indígena Munduruku e Sai Cinza, onde foi logo diagnosticado a necessidade de renovar as plantações de mandioca existentes na região.
Ao tomar conhecimento da solicitação do secretário e conhecer a Farinha Munduruku e receber um projeto dos Kits Farinheira das mãos de Ivânio para sua apreciação, o gerente da área de produção vegetal Alexandre Galvão prontamente garantiu atender a solicitação da SEMAI, uma boa quantidade de estacas de maniva para serem distribuídas nas aldeias que produzem farinha, o mesmo se prontificou a fazer a entrega  de 2.000 estacas de maniva semente no mês de agosto de 2013.

4 comentários:

Anônimo disse...

É agora é só esperar pra ver se tudo isso é real! Mas, se for parabéns, vamos esperar.

Suely Monteiro-Manaus disse...

Que legal poder ver meu amigo Ivânio buscar alternativas para essa gente necessitada, parabéns a todos da equipe e de Jacareacanga. Valeu amigo

Fernando-Itaituba disse...

Parabéns... Sucesso...

Cardoso-Santarém disse...

Parece que agora esses índios terão a chance de produzirem o que produz de melhor a natureza, serão apenas coletores. Sucesso povo munduruku, parabéns Amigos, parabéns Ivânio...