sábado, 1 de junho de 2013

SEMAI INVESTE NA VALORIZAÇÃO DO HOMEM DO CAMPO


Jacareacanga - Seguindo a linha estabelecida pelo Poder Executivo de capacitar os produtores rurais do município  para enfrentar os desafios da vida, vencendo obstáculos e produzindo rendas para suas famílias a Secretaria Municipal de Assunto Indígenas, que tem à frente  Ivânio de Alencar Nogueira tem feito varias gestões tanto no Estado quando na Federação buscando investimentos para a capacitação dos povos da florestas índios e não-índios  integrantes da força ativa do município para explorarem de forma sustentável as riquezas da floresta. Além dos organismos estaduais e Federais, a SEMAI, tem feito incursão junto às empresas privadas que após o preparo adequado no manejo e o extrativismo e coleta da produção florestal são esses entes que irão comprar a produção ofertada.
Depois da capacitação de indígenas para a torrefação de farinha de qualidade ímpar com agregação de valores nos subprodutos, que já encontram farta oportunidade para o comercio, e produzindo renda no seio tribal, a equipe de Ivânio  Alencar avança buscando parcerias na iniciativa privada para a capacitação dos povos da florestas que oriundos da garimpagem que declinou vertiginosamente na região  irão receber capacitação para o trato do extrativismo vegetal como coleta de essenciais florestas como  copaíba, andiroba, e outras. 
Percorrendo o percurso de oferecer alternativas econômicas para o município, já que o ouro aluvionar exauriu-se  e a mineração existente são para grandes investidores Raulien Queiroz Prefeito Municipal, determinou ao Secretario de Assuntos Indígenas e sua equipe estabelecerem parcerias  e aí entra em cena parceiros importantes para alavancar o fomento a auto sustentação, como Emater, Funai, Secretarias de Agricultura, e bem mais recente o Senar –Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, que através da consultora Maria  de Fátima  da Silva Teixeira, no período de 27 a 30.05.2013, proferiu um curso sobre Associativismo e Cooperativismo de suma importância para o publico alvo  que participou do curso, tão interessante para a organização do grupo que deseja produzir.
Participaram do encontro representantes das instituições  Waixaximã, Comunidade Muiussu, Rio das Tropas, Igarapé Preto, Bairro do São Francisco e Sindsaúde.
Ocorreu também por parte do servidor  Marivaldo Carrera,  da Secretaria Municipal de Planejamento, orientações e palestras de como acessar o siconv.  
Ivânio Alencar,  demonstrando incontida alegria, pelo curso realizado do Senar,  considerando o alto grau de satisfação dos participantes já anunciou outros cursos sempre voltados para a economia, visando contribuir com a promoção de rendas no município. Texto e foto Walter Tertulino. 

Senar ministra oficina de capacitação em associativismo e cooperativismo em Jacareacanga
Encerrou na sexta-feira passada, 31, em Jacareacanga a oficina de capacitação em associativismo e cooperativismo, ministrado pela técnica Maria de Fátima do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SENAR/Núcleo Santarém e promovido pela Prefeitura de Jacareacanga através da Secretaria Municipal de Assunto Indígenas, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social e EMATER/Jacareacanga.
O evento aconteceu no auditório da Escola Municipal Carmem Valente da Silva e durante 3 dias 25 pessoas e 8 entidades de classes participaram da oficina. 
De acordo com Maria de Fátima a prestação dos serviços em associativismo e cooperativismo tem por missão, promover, identificar, implantar e implementar ações que contribuam para fortalecer a ação associativa, disseminar a cultura da cooperação e da associação, como forma empreendedora de crescimento e de desenvolvimento empresaria, oferecer oportunidades para a participação empresarial através de suas entidades de classe e identificar oportunidades de experiências colegiadas, no âmbito da participação empresarial, como: formação de grupos de trabalho, formação de grupos de empresas consorciadas, implantação de cooperativas e de projetos similares. “Uma associação ou cooperativa não deve ser usada para fins políticos. As entidades devem ser criadas para serem parceiras do governo, independente de sua sigla partidária”, disse, acrescentando que muitos fundadores de associações se intitulam “dono” das entidades emperrando a principal função do associativismo que é trazer desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida. Para o secretário de assuntos indígenas Ivânio Alencar, a responsabilidade pela melhoria da qualidade de vida da população não é só da Prefeitura ou da Câmara de Vereadores, mas é de todos. Para ele, uma entidade legalizada, forte e sólida, transmite credibilidade e tem facilidade de captar recursos junto aos entes estaduais, federais e até de organizações não governamentais para financiar projetos de associativismo. “Precisamos acreditar em nós mesmos, trabalharmos dentro da legalidade, termos a responsabilidade de administrar com seriedade a entidade que representamos, só assim será possível melhorarmos a vida de nossos pequenos produtores rurais, de nossos pescadores, de nossos garimpeiros e de nossos irmãos indígenas”, exortou Ivânio Alencar. Texto e foto Nonato Silva/ASCOM-PMJ

2 comentários:

iptvweb01 disse...

Ola amigo quero parabenizar pelo ótimo trabalho que seu blog vem exercendo

Gostaria de li sugerir o Gadget LEIS E CÓDIGOS do Brasil: Para seu Blog
O Aplicativo LEIS E CÓDIGOS vem com os linkis das Leis e códigos da federação Brasileira
Tipo: Liberdade de Imprensa ,Estatuto da Criança e do Adolescente, Código de Transito Brasileiro entre outros.

Link do Aplicativo: http://leisecodigosdobrasil.blogspot.com.br

minha admiração! Beto Paranatinga

Pedro C. Alves disse...

Ivânio, parabéns meu amigo seu trabalho ai onde você está tem sido muito bom, seu prefeito é parecido com você! kkkk sempre leio seu blog ele é diferente de muitos que tenho visto, vc não se prende somente em noticias da cidade em que vc está mas sim de outras isso é muito bom parabéns, quando você vier a Itacoatiara venha me visitar meu amigo.