terça-feira, 25 de junho de 2013

Popular nas ruas, Joaquim Barbosa completa 10 anos no STF hoje e ganha coro para disputar Presidência


Nas ruas, presidente da Corte é nome mais lembrado para assumir Planalto, diz Datafolha
Joaquim Barbosa completa 10 anos no STF nesta terça-feira (25) Nelson Jr./28.02.2013/STF
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Joaquim Barbosa, completa uma década como membro da mais alta corte do País nesta terça-feira (25). Até agosto do ano passado, Barbosa era quase um desconhecido do grande público, mas hoje é reconhecido nas ruas e aparece entre os líderes das pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República em 2014. No entanto, Barbosa já negou mais de uma vez que concorrerá ao Planalto no próximo pleito.  
O atual presidente da Corte ganhou projeção nacional durante o julgamento mais importante da história do STF — a ação penal 470, conhecido como mensalão. Barbosa foi o relator e “lavou a alma” do povo brasileiro ao ajudar a condenar 25 dos 37 réus do processo.
O julgamento do mensalão mudou o modo de ver política e justiça pela população, segundo o diretor da Faculdade de Direito da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Joaquim Falcão.  
— O julgamento mostrou que as instituições no Brasil funcionam, mostrou um Supremo independente. Mostrou que não há vinculação entre a indicação presidencial e a posição adotada pelos ministros. Kamilla Dourado, do R7, em Brasília

Nenhum comentário: