sexta-feira, 24 de maio de 2013

Jatene acusado de abandonar segurança pública em Santarém

Santarém PA - A falta de segurança da população de Santarém em relação a onda de crimes que ocorrem na cidade, como assaltos e homicídios, viraram motivo de preocupação na Câmara Municipal de Santarém. Na manhã de quarta-feira, 22, os vereadores Nicolau do Povo (PP) e Geovani Aguiar (PSC) acusaram o governador do Pará, Simão Jatene, de abandonar a segurança pública em Santarém.
Para o vereador Nicolau do Povo, a segurança pública em Santarém está fragilizada, onde a situação dentro da área do Município é preocupante e não somente na zona urbana, mas no planalto santareno e na região de rios. Dentro da cidade, segundo ele, a situação da criminalidade está caótica, onde a população virou refém dos bandidos.
“A criminalidade está grande e, quando se recorre ao Governador, infelizmente não se obtém nenhum retorno para Santarém. Ele só vem pra Santarém para pedir voto e, agora manda na nossa cidade. Infelizmente a onda de violência está gravíssima na questão da segurança”, aponta Nicolau.
Ele afirma que falta mais ação por parte do governo do Estado, que em sua opinião, esqueceu de Santarém e tirou o Município do mapa. “Infelizmente o que a gente vê dentro do Município, que vem do Governador, é um monte de placas anunciando obras, mas até agora nada foi concretizado. Até agora o que é bom nada! Não existe nenhum tipo de ação. A troca de comando que está acontecendo na Polícia Militar não vai resolver o problema e nem vai amenizar a criminalidade, mas na verdade os bandidos perderam o medo da Polícia”, dispara Nicolau do Povo.
O vereador Geovani Aguiar lamenta que a Câmara, o que para ele é a Casa do povo de Santarém, já tenha feito tantas audiências públicas e, que até o momento ninguém de Belém veio tentar resolver o problema da violência em Santarém. Ele garante que a Câmara já encaminhou vários requerimentos para o Governo do Pará, mas que ninguém dá resposta para nada.
“A gente fica pensando qual é o objetivo do Governador junto com o vice, de comprar um helicóptero de R$ 10 milhões e com a manutenção altíssima. Eu pergunto qual bandido foi preso e qual assalto foi evitado depois que esse helicóptero chegou a Santarém?”, questiona o parlamentar.
De acordo com ele, ao contrario de Jatene ter mandado o helicóptero para resolver o problema da segurança em Santarém, o Governador está fazendo politicagem, por ter pago R$ 10 milhões pela aeronave e não ter combatido a criminalidade no Município. “Ele (Jatene) não investiu em equipamentos pra Polícia, como o decibelímetro (conhecido como sonômetro) que não tem aqui”, denuncia o vereador Geovani, acusando o governador Jatene de não ter adquirido equipamentos sofisticados para os policiais, como mais carros e cavalos.
“Se ele mandasse novas viaturas, aí sim saberíamos que o Governador estaria interessado com a segurança da população. Também a contratação de mais soldados e treinamento para eles e não mandar um helicóptero tão caro para não estar praticamente fazendo nada. Quero saber qual é o trabalho que o helicóptero fez na nossa região salvaguardando a questão da segurança?”, pergunta o Vereador.
Fonte: RG 15/O Impacto

Nenhum comentário: