domingo, 19 de maio de 2013

Jacareacanga: Crianças, adolescentes e idosos fazem passeata contra exploração sexual

Crianças, adolescente e o grupo da terceira idade, usuários dos programas sociais e servidores do Centro de Referência da Assistência da Assistência Social-CRAS, da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social-SEMUTPS, de Jacareacanga, participaram no último dia 18/05 da campanha nacional “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil foi criado em 18 de maio de 2000 pela Lei Federal nº 9970/00, com objetivo de mobilizar e convocar a sociedade brasileira a proteger suas crianças e adolescentes. A data foi escolhida em razão do crime conhecido como “Crime Araceli”, nome de uma menina de oito anos de idade que foi estuprada e assassinada em Vitória (ES), em 1973. Os autores desta violência nunca foram punidos.
Em Jacareacanga autoridades se preocupam com esta triste realidade. Não há números oficiais divulgados no município, mas acredita-se que muitas crianças e adolescentes estão sendo vítimas de abuso sexual até dentro dos próprios lares. Há denúncias de casos de abusos por parentes, pais e padrastos, mas tais denúncias não chegam às autoridades para punição dos pedófilos. O último caso que foi divulgado na mídia foi do cabeleireiro Márcio Gomes, maranhense, 31 anos, conhecido como baixinho, acusado de abusar da própria enteada L.S.A.S., de 9 anos, que vinha sofrendo abuso sexual desde os 5 anos. O acusado também abusou de outra menor também de 9 anos.
Segundo o que foi divulgado em 11 de abril deste ano, no portal g1.globo.com, o Pará é o segundo estado brasileiro com maior número de pontos de prostituição infantil nas estradas, de acordo com pesquisa do Departamento Nacional de Polícia Rodoviária Federal em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
 Na BR-230, também conhecida como Transamazônica - que corta os municípios de Marabá, Altamira e Itaituba - alguns bares são considerados pela polícia locais comuns de prostituição infantil. Ônibus, caminhões e veículos pequenos são alvos frequentes de vistorias.  
A pesquisa aponta o Pará como o primeiro da Região Norte e o segundo no Brasil na calssificação total de pontos críticos para esse tipo de crime nas rodovias federais. Foram identificados no estado 87 pontos, atrás apenas do Mato Grosso, que teve 89 pontos mapeados. 
(fonte: g1.globo.com) 
Pesquisa feita pelo Ministério da Saúde mostra que, em 2011, foram registrados 14.625 notificações de violência doméstica, sexual, física e outras agressões contra crianças menores de dez anos. Os números são do sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (Viva) do Ministério da Saúde. O Viva possibilita conhecer a frequência e a gravidade das agressões e identificar a violência doméstica, sexual e outras formas (física, sexual, psicológica e negligência/abandono).  
Para a secretária municipal de trabalho e promoção social Vera Semblano, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis. “Na campanha, a sociedade, o governo, empresas, pais, líderes evangélicos, educadores, lideranças indígenas e sindicais, todos precisam participar e se posicionar diante do abuso e da exploração sexual contra crianças e adolescentes. Não só hoje, dia 18, mas durante os 365 dias do ano, vamos combater este câncer que está destruindo o futuro de nossas crianças e adolescentes”, disse a secretária. Texto Nonato Silva.


Nenhum comentário: