quarta-feira, 8 de maio de 2013

Adulteração levará a descarte de 600 mil litros de leite, diz ministério


O Ministério da Agricultura informou na tarde desta quarta (8) que 600 mil litros de leite devem ser descartados devido à adulteração realizada por empresas transportadoras, que adicionavam água e uréia para aumentar a quantidade do produto.
Nesta manhã, o Ministério Público do Rio Grande do Sul deflagrou operação para combater a adulteração de leite no estado. A ação do MP, realizada em parceria com a Receita Estadual, Polícia Civil e Polícia Militar, já prendeu 8 pessoas.
Segundo o órgão, a fraude acontecia no transporte entre o produtor e a indústria. De acordo com a investigação, suspeitos de cinco transportadoras compraram 98 toneladas de ureia, quantidade suficiente para adulterar 100 milhões de litros de leite em um ano.
Parte do leite adulterado está disponível no mercado, mas segundo o ministério, seu consumo não apresenta riscos à saúde. A mistura de água e ureia servia para aumentar o rendimento.
Segundo o assessor da Coordenação Geral de Inspeção do Ministério da Agricultura, Alexandre Campos, as indústrias responsáveis pela comercialização do leite podem ser punidas por falta de rigor na análise do leite recebido dos produtores.
Além da punição penal, a cargo da Justiça, o ministério pode aplicar multas, cujo valor máximo, por lote irregular, é de cerca de R$ 15,6 mil. Com isso, os oito lotes fraudados podem obrigar essas empresas a pagar mais de R$ 125 mil. O valor pode aumentar se forem encontrados mais lotes com leite adulterado.Do G1, em Brasília

Nenhum comentário: