quarta-feira, 15 de maio de 2013

500 presos fazem greve de fome no presidio Cucurunã

Quase 500 detentos de Cucurunã fazem greve de fome
Santarém PA - Os presos do Centro de Recuperação Silvio Hall de Moura e do setor de triagem da Polícia Civil iniciaram uma greve de fome nesta segunda-feira (13), em Santarém, oeste do Pará. Eles não aceitam a alimentação como forma de protesto contra a demora dos julgamentos, que mantêm muitos deles encarcerados sem que haja condenação judicial. De acordo com a Superintendência do Sistema Penal (Susipe), 447 internos se recusam a sair das celas para o banho de sol e também a receber as refeições. Vinte mulheres não aderiram ao movimento.
O diretor da casa penal disse que recebeu a informação de que os detentos do presídio estavam sem querer comer desde ontem (13) pela manhã, por causa de questões relacionadas com o poder judiciário. “Tem alimentos estocados lá. A gente está esperando o decorrer dessa semana como as coisas vão se comportar”, declarou Andresson Palheta.
O diretor falou ainda que os detentos do setor de triagem na Polícia Civil também estão em greve de fome. Uma das preocupações do diretor era com a possibilidade de que o detento a ser julgado hoje em júri popular não fosse para o Fórum, mas o julgamento está acontecendo normalmente. “As audiências estão prejudicadas, os internos não querem sair das celas. Os juízes das varas já estão sabendo. Sendo pacífico, não há porque a gente tomar qualquer tipo de iniciativa”, completou.
A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) informa que os internos do Centro de Recuperação Silvio Hall de Moura se recusam, desde a manhã de ontem (13), a sair das celas para o banho de sol e também a receber as refeições. Os internos alegam que o protesto é uma forma de reivindicar pelos atrasos nas audiências judiciais. A Justiça já foi informada sobre o caso. A Susipe esclarece ainda que as refeições continuam a ser servidas normalmente aos detentos.
Redação Notapajos com informações de Márcia Andrade - Reproduzido do Blog do Beto Paranatinga

Nenhum comentário: