quarta-feira, 24 de abril de 2013

Ministro do Supremo suspende votação no Senado de projeto que prejudica novos partidos

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes determinou na noite desta quarta-feira (24) que seja suspensa a votação no Senado do projeto de lei que prejudica os novos partidos, com menos tempo de TV e menos verba do Fundo Partidário.
A decisão em caráter provisório estabelece que a questão seja analisada antes pelo plenário da Suprema Corte. O projeto de lei havia sido aprovado na Câmara dos Deputados na terça-feira (23) e estava na iminência de ser votado no Senado.
Pela proposta, os parlamentares que mudarem de partido no meio do mandato não poderão transferir o tempo de rádio e TV nem os recursos do Fundo Partidário da sigla de origem para a nova legenda.
O ministro tomou a decisão em meio a uma discussão de mais de duas horas que acontecia no Senado sobre um pedido para que o projeto fosse votado em caráter urgente. A sessão acabou sendo suspensa pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), por falta de quórum. 
Partido que Marina Silva pretende criar foi prejudicado
A liminar atende a um mandado de segurança apresentado pelo senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) logo após a matéria ter sido aprovado na Câmara. Ele argumentava que a aprovação com apenas dois votos de vantagem do regime de urgência na Câmara, na semana passada, foi ilegal.
O senador alegou ainda que o projeto de lei afeta "direitos fundamentais" ao prejudicar a criação de novos partidos e acrescenta que a proposta surgiu após o PSD ter garantido seus direitos.
Na sua decisão, o ministro Gilmar Mendes diz que a Suprema Corte pode avaliar questões internas do Congresso Nacional nos casos em que há "flagrante desrespeito ao devido processo legislativo ou aos direitos e garantias fundamentais".
Entenda o projeto
O projeto de lei que dificulta a criação de novos partidos políticos, e prejudica, por exemplo, a Rede Sustentabilidade, legenda da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (ex-PV) havia sido aprovado pela Câmara na nesta terça-feira (23).
De autoria do deputado Edinho Araújo (PMDB-SP), o texto impede a transferência do tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão e dos recursos do Fundo Partidário relativos aos deputados que mudam de partido durante a legislatura. A matéria será analisada ainda pelo Senado.
Na votação, o plenário rejeitou os destaques do PSB, do PPS e do PSDB que pretendiam adiar a entrada em vigor das novas regras para outubro de 2013 ou fevereiro de 2015. Essas legendas também foram derrotadas na tentativa de impedir a incidência das novas regras sobre a distribuição do Fundo Partidário.
Na semana passada, quando o texto principal do projeto foi aprovado, as sessões foram obstruídas por partidos contrários à mudança para a atual legislatura. Participaram da obstrução o PSDB, o PPS, o PV, o PSB, o PSOL e o PMN.
Esses partidos classificaram a aprovação do projeto como um "casuísmo" do governo, que tentaria impedir o acesso ao tempo de propaganda eleitoral de legendas em processo de criação, depois de o PSD ter conquistado esse direito. Está em fase de criação, por exemplo, o Rede Sustentabilidade, da presidenciável Marina Silva.
Os demais partidos, defensores da mudança, argumentaram que a medida faz justiça às legendas que perderam correligionários e evita a criação de partidos de aluguel, sem pretensão de crescimento no cenário político-eleitoral.
Edinho Araújo ressaltou que o projeto, apresentado em setembro de 2012, contou com o apoio de vários líderes, inclusive de partidos que foram contra sua aprovação. "Todos os partidos terão tempo de televisão, na sua parte menor. Mas é preciso ter consciência de que é o partido que detém o mandato", afirmou.
Pela liderança da minoria, o deputado Walter Feldman (PSDB-SP) lamentou que o projeto tenha sido aprovado em detrimento do que considerou uma "falta de coerência" dos partidos que sempre defenderam a livre organização partidária. "Isso é um retrocesso da democracia, construída a duras penas pela população brasileira", disse.
Fernanda Calgaro
Do UOL, em Brasília

Um comentário:

Anônimo disse...

I really like your blog.. very nice colors & theme. Did you create this website yourself or did you
hire someone to do it for you? Plz answer back as I'm looking to construct my own blog and would like to know where u got this from. appreciate it

Look at my weblog ... amb driving school []