terça-feira, 30 de abril de 2013

Jacareacanga avança em saúde pública

Aconteceu em Jacareacanga, na sexta-feira passada, 26, a solenidade de diplomação de 13 Agentes Comunitários de Saúde capacitados em atuar como microscopistas com especialidade em diagnóstico da malária. A capacitação aconteceu nas dependências do laboratório de entomologia Antônio Viana, num período de 22 dias, perfazendo uma carga horária de 175 horas.
Fruto de uma parceria entre Prefeitura de Jacareacanga, Companhia Hidrelétrica Teles Pires-CHTP e Secretaria de Estado de Saúde-SESPA, através da 9ª Regional, a capacitação dos agentes comunitários de saúde vai trazer grandes avanços na saúde pública em Jacareacanga. De acordo com a coordenadora do laboratório de entomologia de Jacareacanga, Jailândia Flávia Feitosa, antes a Secretaria Municipal de Saúde possuía apenas três microscopistas com especialidade em diagnóstico da malária. “Tínhamos dificuldade em desenvolver os trabalhos de diagnóstico da doença nas comunidades, pois, na equipe tínhamos apenas um microscopista, para identificar as pessoas com sintomas da malária, coletar material e examinar”, disse Jailândia, acrescentando que agora a equipe de saúde tem condições de ir às comunidades, diagnosticar a doença e prescrever o tratamento.
Ainda de acordo com a coordenadora do Laboratório de Entomologia municipal, dos 13 microscopistas que foram capacitados, 10 já estão em plena atividade. O curso foi ministrado pelos técnicos da 9ª Regional de Saúde, Gabriel Amâncio e Eder Lira e a certificação dos microscopistas foi feita por Marli Baia e Luiz Vieira do Laboratório Central do Estado do Pará-LACEN, através de testes teóricos e práticos.
Para o secretário de saúde Elinton Vasconcelos, graças aos investimentos da gestão pública municipal, Jacareacanga tem avançado muito em saúde pública. “Devido à tendência de malária em nosso município, tínhamos carência de profissionais com especialidade nesta área, agora com a capacitação destes profissionais e com o funcionamento do laboratório de entomologia, combateremos com mais vigor esta doença”, comemora o secretário.
Texto Nonato Silva
Foto: arquivo/SEMSA

Nenhum comentário: