terça-feira, 2 de abril de 2013

Crime eleitoral leva a cassação de prefeitos e justiça eleitoral realiza novas eleições

Eleitores de 16 cidades do Brasil voltam às urnas neste domingo (7) para escolher outra vez os prefeitos.
Os eleitos em outubro não puderam tomar posse porque estavam inelegíveis ou tiveram o mandato cassado por irregularidades no pleito. No Estado de São Paulo, quase 18 mil eleitores foram convocados para as novas eleições em Coronel Macedo,Eldorado e Fernão.
Nestesmunicípios, as eleições foram anuladas após os candidatos mais votados terem concorrido, em outubro, aguardando o resultado de julgamentos que não os favoreceram.
Em outros municipios em que o candidato não obteve 50% dos votos válidos não haverá nova eleição, como é o caso do municipio de Belterra, oeste do Pará em que existe processos pedindo a cassação do registro de candidatura da prefeita Dilma Serrão. São processos que aguardam julgamento da justiça e em caso de ser favorável ao denunciante deverá assumir o segundo colocado. Neste casso Dr. Macedo (DEM), que pela consistencia das denùncias esta confiante na justiça e aguarda ancioso pela decisão da justiça eleitoral.
Em Coronel Macedo, José Carlos Toron (PDT) obteve 54,23% dos votos, mas teve o registro negado com base na Lei da Ficha Limpa.
O mesmo aconteceu com Emerson Baraldi (PSDB) em Fernão, que obteve 53,10% dos votos.
Em Eldorado, o vencedor do pleito, com 67,41% dos votos, Valmir Beber (PMDB) teve o registro cassado por ter se filiado fora do prazo e por falta de comprovação do domicílio eleitora.
A lei prevê nova eleição quando a nulidade atinge mais da metade dos votos.
Os 4.413 eleitores de Coronel Macedo, no sudoeste paulista, escolherão entre os candidatos Helinton Eduardo Veiga, da Coligação Coronel Macedo para Todos, e Edivaldo Neres de Meira, da Coligação Por uma Coronel Macedo Mais Justa. Em Eldorado, no
sul do Estado, os candidatos Dinoel Pedroso Rocha (Juntos por um Novo Eldorado), Donizete Antônio de Oliveira (Sempre Juntos por Eldorado), Irineu da Boaventura Pedroso (PC do B), Eduardo Frederico Fouquet (PMDB) e Fernando Cláudio de Freitas (PSDB) disputam a preferência dos 11.916 eleitores.
Em Fernão, no centro-oeste do Estado, os 1.574 eleitores decidirão entre os candidatos Altemar Canelada Campos (Renovar Fernão) e Adelcio Aparecido Martins (PR). Em outros Estados, voltam às urnas eleitores de Triunfo, Fortaleza dos Valos, Sobradinho e Tucunduva,
no Rio Grande do Sul; Diamantina, Cachoeira Dourada, São João do Paraíso e Biquinhas, em Minas Gerais; Caiçara do Rio do Vento e Serra do Mel, no Rio Grande do Norte; Muquém do São Francisco, na Bahia; Joaquim Távora, no Paraná, e Pedra Branca do Amapari, no Amapá. Reproduzido o Texto do Blog do Patrocinio

Nenhum comentário: