segunda-feira, 22 de abril de 2013

ALDEIA KATÕ NO CAMINHO CERTO

FARINHA MUNDURUKU



Foram oito dias de treinamento e qualificação dos indígenas Munduruku da aldeia KATÕ no curso de capacitação e qualidade da farinha. 
A comunidade recebeu o curso com satisfação, foram 117 participantes indígenas na farinhada que produziram 22 sacas de 50 quilos cada. Houve a entrega de certificado da SEMAI para os participantes, essa capacitação contou com o apoio da EMATER-PA coordenação local de Jacareacanga, com o técnico e coordenador Raimundo Delival, o técnico da Secretaria de Agricultura de Jacareacanga Aminadabe e Augusto Martins Diretor de Assuntos Indígena-SEMAI. 
Estiveram presentes no fechamento da farinhada os secretários Ivânio Alencar da SEMAI, Roberto Strapasson Secretário de Administração, Luiz Henrique Chefe de Gabinete e Nonato Silva da Comunicação Social da PMJ. 
Toda comunidade participou do fechamento do curso que qualificou os índios a produzir uma farinha que garanta a eles um mercado mais facilitado devido a sua produção ser de boa qualidade. 
Essa capacitação disse o secretário Ivânio, foi possível devido às parcerias e principalmente do compromisso do governo de Raulien Queiroz através da SEMAI com as instituições parceiras, o projeto FARINHA MUNDURUKU, será para essa gente uma oportunidade impa na vida da comunidade.  
A solenidade de fechamento do curso foi simples mais bem objetiva e teve o resultado esperado por todos os participantes, principalmente pelas autoridades. 
O projeto teve o apoio dos secretários de Agricultura Hélio José Miranda de Carvalho e Reinaldo Queiroz/Obras pelo apoio inconteste para a realização da capacitação, agora a comunidade assumiu um compromisso em produzir uma farinha de qualidade que garanta um bom preço e a valorização de cada produtor indígena.
Para o secretário de Administração Roberto Strapasson, o projeto FARINHA MUNDURUKU, garante a comunidade uma produção de excelência e que certamente tem mercado garantido pela qualidade do produto, parabenizou a iniciativa da SEMAI por tornar esse projeto autossustentável para esse povo que tanto necessita desse tipo de orientação e apoio.

2 comentários:

Rafael de Melo - Itacoatiara disse...

Parabéns Ivânio essa sua atitude certamente irá garantir para essa gente oportunidade de fazer algo que realmente eles sabem fazer e tem tudo para dar certo só dependerá deles. Muito bom esse projeto!

Anônimo disse...

ESSES INDIOS SÃO MUITO FOLGADOS MESMO ATÉ NISSO ELES TEM SORTE.