segunda-feira, 18 de março de 2013

Jacareacanga no Caminho Certo


SEMECD lança PNAIC

Foi lançado em Jacareacanga na tarde da sexta-feira passada, 15, pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto-SEMECD, no auditório da Escola Municipal Carmem Valente da Silva, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).
A solenidade de lançamento contou com a presença do prefeito Raulien Queiroz, da professora Dra. Maria de Fátima Lima, representante da Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA e supervisora do Programa na região, vereadores, secretários municipais e um grande número de professores da rede municipal de ensino.
O município é participante do Programa, que faz parte das ações do Ministério da Educação (MEC), a fim de assegurar que os alunos de rede pública de ensino aprendam a ler, a escrever e adquirir noções de matemática até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. A idade foi estipulada, segundo o ministério, por significar o fim do ciclo de alfabetização, que dura os três primeiros anos do Ensino Fundamental.
 As ações do Pacto que foi lançado nacionalmente em 2012, são um conjunto de programas, matérias e referências curriculares e pedagógicas que serão disponibilizados pelo MEC e que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. Com investimento previsto segundo o MEC na ordem de 2,7 bilhões de reais, o PNAIC este ano receberá 1,1 bilhão e no ano que vem o restante.
Na adesão o município se compromete em atuar em quatro frentes em suas redes de ensino: formação dos professores alfabetizadores; fornecimento de materiais didáticos; avaliação da alfabetização e também gestão e mobilização. O MEC também afirma que vai premiar as escolas com melhores resultados – a verba destinada para isso será de R$ 500 milhões.
Para o secretário municipal de educação Pedro Lúcio, a execução do PNAIC será um grande desafio ao município. “A nossa posição geográfica em si já é um desafio. A realidade é que não podemos mais aceitar uma criança de 8 anos não saber ler nem escrever. O PNAIC é uma ferramenta de mudanças e de desafios e nós educadores somos movidos a desafios”, disse Pedro Lúcio, acrescentando que certamente o PNAIC trará reflexos positivos ao IDEB de Jacareacanga. “Vamos trabalhar para alcançar êxito, pois não nos contentamos com o que está posto. Precisamos avançar”, finalizou o secretário.
A supervisora do Programa na região, Dra. Maria de Fátima Lima, pela primeira vez em Jacareacanga, se emocionou ao encontrar professoras mestres, mestrando e graduadas que foram suas alunas quando acadêmicas. A supervisora disse que Jacareacanga é um município onde a Educação deve ser aplicada diferenciada e que o Governo Federal dispõe do Plano Nacional para Educação Étnico-Racial.  “Jacareacanga tem uma população considerável do povo Munduruku, por isso acredito que Jacareacanga deverá ser o primeiro município paraense a ser executado este Plano”, disse.
Sobre o PNAIC, Maria de Fátima disse que executar o Pacto é sinônimo de amor e de empenho à Educação. Dirigindo-se à plateia com mais de 150 pessoas ela conclamou aos professores a se dedicarem ao máximo ao projeto. “Deveríamos chamar o PNAIC de pacto pelo amor a Educação. Vocês serão responsáveis por uma revolução na educação. A dedicação dos senhores fará com que em 3 anos as crianças no 3º ano dominem a leitura, a escrita e a matemática e quem ganha com isso são os nosso alunos”, disse, acrescentando que as escolas com ensino do 1º ao 3º anos passarão por um processo avaliativo, onde os professores de acordo com o rendimento serão premiados pelo MEC.
Para o prefeito Raulien Queiroz o PNAIC veio para resgatar a dignidade das crianças nos anos iniciais da educação. Segundo o prefeito, Jacareacanga vem passando por grandes mudanças na área da educação, com reformas, ampliações e construções de unidades de ensino. “A peça principal de transformação e melhoria da qualidade do ensino são a qualificação dos nossos professores”, complementa. O prefeito reforçou que a execução do Plano em Jacareacanga será um grande desafio. “Se depender de nós, o Pacto será executado com êxito e com a ajuda de todos os professores certamente colheremos frutos positivos”, disse o prefeito.
O PNAIC em Jacareacanga será coordenado pela professora Patrícia Ataíde da Costa e será ministrado aos demais professores por seis orientadoras que foram previamente capacitadas em Santarém e irá atingir todos os alunos do 1º ao 3º ano da rede publica de ensino.
Texto e fotos
ASCOM/PMJ-Nonato Silva

Nenhum comentário: