quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Povo MUNDURUKU realiza o 1º FESTIVAL DA MANDIOCA - Aldeia Sai Cinza

A aldeia Sai Cinza realizou hoje o I FESTIVAL DA MANDIOCA com os alunos do ensino médio e professores Erlandia, Marques, Everton do SOME.
Estiveram no evento às professoras Geandria Kabá coordenador do SOME Indígena, Edna Ferreira diretora da escola Haroldo Veloso, Socorro Lopes vice diretora e o secretário da escola Marciano Zanella. Foram convidados, o secretário de Assuntos Indígena Ivânio Alencar, Margomante da Agricultura, Claudionor Diretor de Tributos, Augusto Martins diretor Indígena, Arildo Técnico Agrícola e Isaías Krixi vereador.
Os alunos apresentaram de uma forma simples aos convidados, a história que deu origem ao tema do festival da mandioca, as equipes fizeram uma apresentação oriunda de sua cultura e tradição. Pois cada equipe ficou responsável por apresentar um tema e após a apresentação, houve a tradicional visita de todos os convidados a exposição dos alimentos da cultura indígena nas barracas, onde os alunos explicavam a importância de cada alimento, e ao final houve o tradicional ritual de dança MUNDURUKU, onde homens, mulheres e crianças fizeram suas apresentações. 
Após as apresentações foi facultada a palavra ao secretário Ivânio Alencar, onde  agradeceu o convite e parabenizou os organizadores do evento e se colocou novamente a disposição para apoiar o segundo festival, disse também que o governo de Raulien Queiroz tem dado sua contribuição na educação dos alunos do ensino médio, o secretário, sugeriu aos organizadores e da coordenadora do SOME Geandria Kabá que esse projeto seja levado em frente e que haja um intercambio entre os alunos da aldeia e da sede do município para ampliar seus conhecimentos. 
Já a diretora Edna da escola Haroldo Veloso, enfatizou que esse intercambio será importante sim e trará aos indígenas um conhecimento amplo, pois a parceria entre estado e município, é a certeza da valorização da cultura e dos alunos, a diretora, agradeceu o apoio da prefeitura em nome do prefeito Raulien, através das secretarias Indígena e de Agricultura  para a realização do evento. 


A coordenadora Geandria Kabá, demonstrou alegria diante de todos por ser mais uma etapa cumprida em sua gestão como coordenador do SOME, parabenizou todos os alunos e professores que se empenharam para a realização do festival. 

Para o secretário de Agricultura Margomante, é a certeza da garantia e qualidade dos produtos apresentados pelos indígenas no festival, o mesmo estendeu apoio para o próximo festival por acreditar na importância do mesmo para a cultura Munduruku. 

Já para o vereador Isaías Krixi, ver os alunos realizarem esse festival já é uma grande alegria por saber que a educação indígena tem sortido efeito nas comunidades que funciona o ensino médio, fez referencia as secretarias, indígena e da Agricultura, e ao prefeito por estarem irmanados nessa causa.

A comunidade Sai Cinza, realizou esse evento na certeza de valorizar cada prato típico da tradição Munduruku, além das iguarias da cultura Munduruku, os convidados provaram um delicioso TACACÁ, bolo de puba, bolo de tapioca, peixe assado, macaxeira cozida e frita, farinha de tapioca, farinha de mandioca que a comunidade produziu para o evento, e um delicioso almoço para os convidados, onde foram servidas a tradicional caldeirada que estava uma delicia e que foi oferecida pelos professores do SOME em especial a professora Erlandia que mostrou seus dotes culinários. Não podemos deixar de agradecer a presença da EMATER, que tem sido uma grande aliada nas ações das secretarias, sempre buscamos uma parceria com o coordenador Raimundo Delival, que tem sido um parceiro nessas ações onde envolvem a Prefeitura Municipal de Jacareacanga e governo do Estado. Parabéns Povo Munduruku. Fotos Augusto Martins-Reproduzido do Blog SEMAI-Jacareacanga
 

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Quanto vale a vida de um inocente?

Carta de um bebê abortado!
"Olá mamãe  tudo bem? Eu estou bem, graças a Deus. Fui concebido à alguns dias na tua barriguinha, mas não te posso explicar como me sinto feliz por saber que vais ser a minha mamãe e por ver o amor com que tu e o papai me geraram.
Tudo parece indicar que serei a criança mais feliz do mundo Mamãe  Há um mês que vivo dentro da tua barriga e já começo a ver o meu pequenino corpinho a formar-se, quer dizer não estou tão bonito como tu, mas dá-me uma oportunidade e vais ver como serei um lindo bebê Estou tão feliz! Mas há alguma coisa que me está a preocupar...ainda não sei o que é, mas espero descobrir em breve.
Mamãe, ultimamente percebi que há algo se passa na tua cabeça que não me deixa dormir, mas tudo bem, não ficas desesperada, eu sei que isso vai passar. Mamãe  já passaram dois meses e meio, estou super feliz com as minhas novas mãos e estou cheio de vontade de usá-las para brincar.
Mamãe, conta-me. O que se passa? Porque choras tanto todas as noites? Porque discutes com o papai sempre que se encontram? Porque gritam tanto? Já não me querem? Prometo que vou fazer o possível para que me queiram.
Já passaram três meses mama, e sinto que estás sempre deprimida, não entendo o que te está a acontecer, estou muito confuso. Hoje de manhã fomos ao médico e ele marcou uma nova visita para amanhã. Mas eu sinto-me bem. Sentes-te mal mamãe?
Mamãe já é dia, onde vamos? O que está a acontecer mamãe  Porque choras tanto? não chores, não vai acontecer nada. Mamãe não te deites, ainda são duas horas da tarde, não tenho sono, quero continuar a brincar com as minhas mãozinhas .
O que faz este tubinho na minha casinha? É um brinquedo novo? Porque é que ele está a engolir a minha casinha? Mamãe!
Essa é a minha mãozinha...porque a arrancou? Não vê que me faz sofrer! Ajuda-me mamãe  defende-me, ainda sou muito pequenino, não me consigo defender sozinho.
Estão a arrancar a minha perninha, manda-os parar mamãe  eu prometo que me vou portar bem e que não te dou mais pontapés. Como é que me podem fazer isto? Ele vai ver quando eu for grande e forte...ai mamãe já não consigo mais, ajuda-me mamãe, ajuda-me...
Mamãe já passaram 17 anos desde aquele dia e eu daqui do céu consigo ver a tua dor por teres tomado aquela decisão. Mas, por favor não chores, lembra-te que te amo muito e que vou estar aqui à tua espera com muitos abraços e beijos.
Com muito amor, do teu bebê."

O aborto é crime quer seja legal ou não é um assassinato. Tenhamos consciência de que estamos a colaborar com a despenalização de um crime ao dizer sim ao aborto. DIGAM NÃO AO ABORTO...nenhuma morte pode ser justificada pela inconsciência e irresponsabilidade dos pais...
FONTE - Facebook

Santarém conquista Selo Unicef‏


Santarém PA - Depois de três anos em um processo que reuniu órgãos governamentais e não governamentais em ações voltadas à melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes no município, Santarém conquistou o Selo Unicef Município Aprovado, que é um reconhecimento internacional pelo resultado dos seus esforços em prol de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância, os municípios que se inscreveram passaram a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência e também promoveram ações diversas, garantindo saúde, educação e os direitos fundamentais desse público. O resultado foi enviado via correspondência da organização à Prefeitura de Santarém. 
As articulações no Município começaram no ano de 2009 pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Em 2010, a prefeita Maria do Carmo assinou o termo de adesão junto ao Unicef, marcando o início do processo de capacitações e fóruns no município. Além da SEMED, outras duas secretarias municipais começaram a fazer parte do processo: Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS). 
Ainda em 2010 começaram os ciclos de formação, com as capacitações das pessoas que estariam envolvidas no processo, principalmente das instituições ligadas ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança (COMDCA) que assumiu os encaminhamentos junto com as secretarias. No mesmo ano foi realizado o 1º Fórum Municipal Pró-Selo Unicef no qual foi feito um diagnóstico dos principais desafios de Santarém na área da infância. 
Neste ano de 2012, como parte da última fase do processo, foi realizado no mês de julho o 2º Fórum Municipal Pró-Selo Unicef, quando houve uma avaliação dos três anos de atividades, inclusive com a participação de representantes do Unicef. 
Em carta oficial enviada à Prefeitura de Santarém, o Unicef aponta que o Município conquistou o Selo porque “conseguiu demonstrar que está investindo nas políticas públicas que devem ser priorizadas e que estão impactando positivamente na vida de cada menino e cada menina do Seminárido brasileiro/da Amazônia Brasileira”. A cerimônia nacional de entrega do Selo Unicef será no dia 29 de novembro em Brasília.
A Comissão Pró-Selo teve a participação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA), coordenando o processo, Conselho Tutelar de Santarém, Pastoral do Menor, Associação de Pais de Alunos Excepcionais (APAE), Grupo de Apoio dos Direitos de Adolescentes – GADA/IPAS – Brasil, Projeto Rádio pela Educação, A Mão Cooperadora e a Prefeitura por meio das secretarias municipais de saúde (SEMSA), assistência (SEMTRAS) e educação (SEMED).
Fonte: RG 15/O Impacto e Nelma Bentes-Blog do Beto Paranatinga

Joelmir Beting apresenta estado de saúde irreversível, diz boletim médico

O jornalista Joelmir Beting, de 75 anos, permanece internado em estado de coma irreversível, diz boletim médico divulgado nesta quarta, 28, pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Segundo o cardiologista responsável, Antonio Carlos Lopes, o paciente respira com auxílio de aparelhos e está clinicamente estável.
Beting sofreu um acidente vascular encefálico (AVE) hemorrágico no último domingo, 25, mas estava internado desde o dia 22 de outubro para tratar de uma doença autoimune.

Jornalista de 75 anos segue internado após sofrer um AVC hemorrágico no último domingo.

ESTADO.COM.BR - Brasil/Brasil