sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

DUDIMAR PAXIUBA – VIDE VIDA MARVADA RESMUNGOS DE UM DEPUTADO SEM NORTE E A PROFECIA DE ROLANDO BOLDRIN


DISCURSO EVASIVO, PROVOCATIVO, E NOCIVO
Ao assistir em um telejornal matinal de Itaituba, uma declaração do Deputado Dudimar atribuindo ao Vereador de Jacareacanga Walter Tertulino– PSB, que esse, teria denunciado a garimpagem no Rio Tapajós, para providencias cabíveis às autoridades competentes, devido crimes ambientais, e considerando que tal acusação do parlamentarsoa mais para defender-se perante a opinião publica já que há indícios que o próprio Deputado, apelou para forças federais fazer  a operação de contenção, conforme denunciam populares e parte da imprensa em Itaituba. Acusar terceiros pela realização de uma “obra” que todos da região desconfiam de Sua Excelência ter assinado, mostra querer atribuir a outro o que fizera o que denota irresponsabilidade.
Em Jacareacanga o Telejornal Informativo Buré entrevistou o vereador Walter Tertulino sobre o assunto, que mostrando indignação com a declaração que Dudimar o acusa de ter denunciado a garimpagem no Tapajós, mostrou com riqueza de detalhes que a acusação cabe melhor ao Deputado, já que após seu evasivo, provocativo e nocivo discurso para o povo das áreas de influencias do Rio Tapajós, ocorreu a tomada da Aldeia Teles Pires por forças federais.Coincidência?
TENTATIVA DE ESTENDER OS TENTÁCULOSPAXIUBANOS SOBRE JACAREACANGA
Mesmo o vereador insistir emdeclarar que mantem por longos anos com Dudimar Paxiúba um relacionamento amistoso e fraterno,estranha a atitude recentemente do Deputado contra sua pessoa, concluiu Tertulino dizendo que Dudimar nutre de forma gratuita contra o Prefeito eleito pela terceira vez em Jacareacanga Raulien Oliveira de Queiroz tratamento belicoso, devido as acomodações politicas no município, e que Raulien mantem sabidamente certo distanciamento do Deputado, crê que é devido divergências de ideologia politica e ainda prevenir que Dudimar faça no município o que tem feito em Itaituba, e Aveiro, conturbando os processos políticos normais, incluindo os trabalhos dos executivos dessas cidades. Pensa o vereador eleito de Jacareacanga, que a artimanha do Deputado visa provavelmente atingir o Prefeito reeleito do município Raulien Queiróz que venceu a eleição com grande margem de votos sobre Rose o candidato apoiado por Dudimar que confundindo-se todo no pleito vencido por Raulien, em sua sanha de querer mandar no município ora apoiava Rose, ora Carlos Veiga, e ao final os dois candidatos sofreram derrotas contundentes nas urnas. Relembrou o vereador, que o PSDB no município de Jacareacanga deveria ter como candidata nas eleições municipais a Professora Edna para concorrer pela sigla à Prefeitura, e que até o ultimo momento o PSDB renascido por obra e graça dessa professora apostava firmemente na eleição da mesma, e o sonho durou somente até a chegada do Deputado Dudimar em Jacareacanga que retirou a pretensa candidatura da educadora para fortalecer a candidatura do contestado Carlos Veiga. Dudimar provou nas eleições municipais de seu próprio veneno já que Carlos Veiga tanto quanto Rose naufragaram em suas pretensões, sepultando o sonho do deputado de mandar em Jacareacanga.
DUDIMAR TERIA PEDIDO INTERVENÇÃO FEDERALNA REGIÃO
Retornando a entrevista de Walter Tertulino o mesmo comentou  sobre uma reportagem contida em um jornal de Itaituba em que o consultor  mineral Seme Sefrian  mostra toda a preocupação que ocasionou aos mineradores que atuam no vale do Tapajós a declaração do Deputado Federal Dudimar Paxiuba na tribuna da Câmara Federal  e que o Deputado teria pedido intervenção federal na região, visando a preservação do meio ambiente notadamente no leito do Tapajós. Segundo o consultor uma intervenção federal representa retroagir no desenvolvimento da região e desvinculando de trabalho perto de 40 mil trabalhadores.
O vereador disse que não está litigando com o Deputado e sim disse        que o inicio da pendenga deu-se quando comentou o discurso do parlamentar federal  que versava sobre um movimento para que se salvasse o Tapajós de autoria de Dudimar, e aí Tertulino comentou em seu Blog Rastilho de Pólvora que antes do Deputado rogar pela salvação do Rio Tapajós, procurasse salvar primeiro a vida e emprego das pessoas que trabalhavam e sustentavam suas famílias garimpando no leito do rio. Considerou que o deputado vazio de ideias inventou o discurso para marcar presença na Câmara dos Deputados referindo-se à região de onde é originário.
DUDIMAR SE FAZ DE COITADO E ADOTA POSIÇÃO DE VITIMA
Conversando com Walter Tertulino, o mesmo disse que Dudimar foi muito infeliz ao fazer na tribuna da Câmara um discurso tão danoso, e que hoje colhe o resultado do discurso e lamenta o Deputado não arcar com a responsabilidade em assumir o que provocou, e acrescentou: -O Dudimar teve mais de mil votos em Jacareacanga e  a maioria do povo indígena do Teles Pires  e eu pergunto o porquê dele não ir à Aldeia Teles Pires verificar o excesso cometido pela força federal, pedir apuração, solicitar a responsabilização dos culpados e ajudar aquele povo a se reerguer? Dudimar está querendo fazer mesmo é um bicho de sete cabeças – Acrescenta Walter Tertulino posicionando-se de vitima. Como uma autoridade eleita (quase) para a Assembléia Legislativa Federal Dudimar teria condições de requisitar junto ao Ministério da Defesa uma aeronave, deslocando-se de Brasília com profissionais específicos para ajudar o Povo Munduruku do Teles Pires a diminuir o enorme impacto emocional, material, cultural sofrido com a nefasta operação que fez varias vitimas na aldeia em sua maioria velhos e crianças, inclusive com uma vitima fatal, assassinada barbaramente. Dudimar foi um fraco, omisso e nada fez. Assevera Tertulino.
APEQUENANDO QUEM JÁ É NANICO, MAS, QUE PODERIA SER GRANDE
Perguntado a motivação do Deputado Federal em ter lhe acusado de forma injusta Walter disse ao Faro Fino: - Além de querer minimizar a crise que o envolve por sua declaração na Tribuna apelando que salvassem o Rio Tapajós, já que o céu caiu-lhe na cabeça, querendo desviar o foco da questão que lhe afeta; em março/2012 fui convidado por lideranças indígenas para participar da Assembleia Geral do Povo Munduruku e no encontro fui indicado por unanimidade para administrar a Funai, coordenação de Itaituba, e quando reportei-me agradecido  sobre a indicação, apelei para a principal Associação Indígena dos Munduruku, PUSURU,  disciplinar a garimpagem em Terra indígena lembrando que quando fui administrador da Funai retirei com o corpo indigenista da época da Área Indígena cerca de 500 invasores, falei que meu dever constitucional à frente do Organismo Indigenista não me permitia aceitar garimpagem de não índios no interior da Terra indígena, e baseado nessa declaração pessoas supostamente  ligadas ao Deputado à serviço  ou apaniguados “massagistas testiculares”  que estavam filmando a assembleia, ou conseguiram com pessoas que filmaram,  deram-lhe um vídeo em que aparece tal declaração e que já foi postada em um blog que no momento declino o nome, que estão deturpando a veracidade dos fatos com o fito de desviarem a pressão de cima do Deputado já que garimpagem em Terra indígena é uma coisa e a garimpagem no leito dos Rios Teles Pires e Tapajós é totalmente diferente, afirmo e sobre isso não existe questionamento que os rios Teles Pires e Tapajós são vias navegáveis de integração nacional e não estão no interior da Terra indígena então atribuir a mim que denunciei a garimpagem no Tapajós e que esteja contida na reportagem  ou é burrice em demasia ou é desconhecer a geografia da região e os limites da Terra indígena, ou é querer apequenar mais ainda e em demasia a figura ilustre do Deputado Dudimar, tentando salvar-lhe a pele por burrice cometida.
 PROFECIA DE BOLDRIN SE CUMPRE NA INÉRCIA DE DUDIMAR
Na verdade como o Faro Fino conhece a problemática, e a declaração de Walter Tertulino, Dudimar parece acuado e não sabendo como livrar-se do que resultou de seu apelo para que salvassem o Tapajós, faz mais resmungar  do que propriamente convencer as populações de cidades de áreas de influencia do Tapajós que não tem nada a ver com isso.
Um alerta ao Deputado Dudimar Paxiuba, é que procure se encontrar como Deputado Federal, nossa região necessita tanto desse amadurecimento e passe à ação que propriamente resmungar. Como diria Rolando Boldrin “QUEM REFUGA O MUNDO RESMUNGANDO, PASSARÁ BERRANDO ESSA VIDA MARVADA...”

4 comentários:

Lucio Freire disse...

Prezado Faro Fino, independente da minha amizade com Dudimar, quero dizer pra você que, lamentavelmente meus patrícios do Tapajós não conhecem outra realidade, a não ser o que tem na ponta do nariz. Não conhecem o que é uma terra devastada, um rio contaminado. Tenho plena certeza que um dia a sociedade da minha terra vai reconhecer que Dudimar tem razão. Pois hoje não valorizam o que tem e o entregam aos invasores. Pessoas que mais aproveitam as nossas riquezas e pouco beneficiam realmente o povo. Apesar de toda a nossa riqueza, grande parte da população continua misérável. Não destruindo o meio ambiente que se constrói uma região. Se assim fosse, o povo paraense seria o mais rico do Brasil. Como o povo não perspectiva de vida, a região não dispõe de investimentos para melhoria da qualidade de vida do povo, não se dá apoio a iniciativa privada e fica todo mundo mamando nas prefeituras da região. Isso é vergonhoso para a classe política, gsotaria que vocês conhecessem a destruição ocorrida no mundo lá fora, para dá valor no que vocês tem de melhor.

Claudio Sampaio disse...

Cara como ainda encontramos pessoas para defender esse tipo de politico cara de pau.... Itaituba depositou nele todas as fichas e ele trai a confiança dos menos favorecidos com insinuações que não ajuda em nada o futuro de nossa cidade, faz alguma coisa de concreto pela nossa região deputado em vez de ficar querendo arrumar um culpado para justificar seus erros.

Samuel Gadelha disse...

PEDE PRA SAIR, PEDE PRA SAIR, PEDE PRA SAIR!!!! É UMA VERGONHA!!!!

SOLANGE disse...

Tá mais que provado que quando um politico quer trabalhar pelo seu povo ele trabalha, mas quando ele quer o fim do povo, ai sim ele sabe fazer muito bem, coloque seus assessores pra trabalhar deputado e traga algo de bom pra nossa terra.