terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Deu no Blog da SEMAI

A comunidade de Karapanatuba por cinco dias esteve participando da oficina de capacitação na qualidade da FARINHA, na intenção de valorizar e agregar valores na produção e nas vendas dos produtos derivados da mandioca. Foram 23 índios capacitados para ser um multiplicador das atividades na produção de farinha que iniciou dia 6 e com o termino dia 10.
A SEMAI, secretaria indígena trouxe para os índios Munduruku, essa capacitação com o apoio das secretarias de Agricultura e Obras e parceria da EMATER coordenação local que sempre apoiou as ações que beneficiam as comunidades Munduruku.
Estiveram presentes no encerramento da oficina, lideranças indígenas, secretários, vereadores, convidados e comerciantes que foram até a aldeia conhecer a qualidade dos produtos produzidos pela equipe. Para o diretor de Assuntos Indígena, Augusto Martins, os Munduruku terem a certeza da qualidade é oportunizar um amplo conhecimento na técnica e na produção de farinha, já o vereador Amazonas, fez referencias aos cursos de capacitação realizados em outros governos, que não deram apoio para a continuidade do projeto, parabenizou a iniciativa das secretarias e cobrou acompanhamento  das atividade por parte dos mesmos, o vereador eleito Walter Tertulino, fez referencias a oficina dizendo que esse é o caminho certo para valorizar as comunidades com aquilo que eles produzem de melhor, parabenizou ao secretário Ivânio, pela determinação e  agradeceu ao gestou municipal por dar continuidade as ações de governo, pois por ser final de ano e de mandato geralmente tudo fica paralisado, mas no governo de Raulien isso não acontece.
O tuxaua Abraão da aldeia Karapanatuba, deixou bem claro aos convidados que tal atitude de produzir farinha com essa qualidade e técnica ofertada por profissionais da EMATER e Agricultura, só irá valorizar cada vez mais os produtos da roça, para o secretário de Agricultura Margomante, essa oficina é a continuidade dos trabalhos desenvolvidos com acompanhamento e responsabilidade para agregar valores junto à produção. O representante da FUNAI de Jacareacanga Rainery, afirma que essa parceria entre as secretarias e EMATER, só fortalece as comunidades para garantirem um futuro melhor a essa gente, o mesmo se colocou a disposição para apoiar sempre que necessário as ações de apoio aos índios Munduruku.
O secretário de Obras Martinho Paulo Henler, disse que tal ação dar aos indígenas uma oportunidade garantida de um mercado para sua produção, parabenizou a iniciativa da SEMAI e se colocou a disposição para ajudar no transporte da produção das comunidades.
O secretário Ivânio Alencar, afirmou que essa parceria irá continuar ao longo dos anos no governo de Raulien Queiroz, e que as oficinas de qualificação dos indígenas, serão estendidas para outras aldeias terem oportunidades de produzirem uma farinha de qualidade aceitável, agradeceu a presença de todos e parabenizou a equipe de campo que realizou as atividades desde o dia 6 até o dia de hoje. Agradeceu ao coordenador da EMATER Raimundo Delival que tem sempre demonstrado apoio nessas ações.
A SEMAI entregou aos participantes do curso os certificados de concluintes na intenção de valorizar cada um deles. Já para o empresário Edvaldo do Comercial Primavera, participar do evento é ter a certeza de olhar de perto uma boa produção e que a qualidade da farinha apresentada na oficina garante a sua empresa a aquisição de aproximadamente 50 sacas do produto por mês disse o empresário.
Já par o empresário Paulo Viana do comercial Viana, agregar valores é garantir aos produtores uma renda melhor e a certeza de um bom produto nas prateleiras dos super mercados da cidade, se a comunidade continuar a produzir dessa forma, sua empresa também fará aquisição de 30 sacas por mês.
O evento contou com a presença da Emissora de Televisão filiada ao SBT - TV BURÉ que registrou os acontecimentos e entrevistou os participantes, Nonato Silva o repórter da emissora fez uma cobertura digna de um bom profissional e que será exibida dia 11 no Informativo Buré que tem como ancora JOTA SILVA.
O chefe de Gabinete Marivaldo Carrera, afirmou que essa atividade tem que ser incentivada pelas secretarias indígena e de Agricultura, pois ele ver no produto, uma fonte de renda para as comunidades, Marivaldo agradeceu o convite e parabenizou a comunidade pela qualidade da farinha, e garantiu apoio do governo nas ações vindouras.
Roberto Crixi, vice prefeito, afirma que agora com esse treinamento a comunidade passará a fazer uma farinha que garanta um preço melhor para seu povo, pediu ao secretário Ivânio que estenda as outras aldeias essa iniciativa, e que pode contar com seu apoio, pois somente assim as comunidades terão garantias de uma produção rentável.
Após as apresentações das autoridades, houve uma participação dos indígenas com dois cânticos tradicionais de sua cultura, o que deixou ainda melhor os trabalhos apresentados no momento, logo em seguida foi servido um coquetel aos convidados e lideranças. Fotos Augusto Martins - Reproduzido do Blog da SEMAI

2 comentários:

delival disse...

ISSO QUE É TRABALHO SÉRIO E COM RESPONSABILIDAE DESSA EQUIPE DE TRABALHO DO GOVERNO MUNICIPAL E ESTADUAL (EMATER-PÁ), OS INDÍGENAS PRECISAM SER PREPARADOS PARA VENDER OS SEUS PRODUTOS COM QUALIDAE.

Rildo Maia-Manaus disse...

Parabéns Ivânio pela iniciativa, essa parceria tem que continuar em 2013 e fazer o projeto da farinha ganhar novos mercados.Sucesso meu amigo