sexta-feira, 23 de novembro de 2012

UM MITO VIVO 101 ANOS DE BIBOY KABÁ

O Cacique geral do povo Munduruku Biboy Kabá, irá completar 101 anos dia 30 de janeiro, nos seus 100 anos o mesmo não pode comemorar com seu povo, devido ter sofrido um AVC que o deixou em coma por um mês na CASAI de Belém e vários meses em observação e repouso. Biboy Kabá recebeu de seus filhos, netos e comunidade uma linda homenagem, onde a aldeia Katõ festejou durante três dias, de 18 a 20 de novembro, a festa de aniversário de 100 anos da maior liderança MUNDURUKU. A homenagem foi uma realização da Prefeitura através  da Secretaria Municipal de Assuntos Indígena com parcerias da secretaria de Educação e professores e alunos do ensino médio, o Diretor de Assuntos Indígena Augusto Martins representou o Secretário Ivânio Alencar.
 
A Aldeia Katõ fica localizada no rio Kabitutu, na oportunidade houve uma dramatização pelos alunos do ensino fundamental e médio, danças, cantos e apresentação dos tocadores de taboca.
Além dos alunos da aldeia, participaram todas as lideranças como seus irmãos, filhos, netos e tataraneta. No ensejo da homenagem o Cacique tomou a palavra e com muita dificuldade e emoção, agradeceu a todos e a participação da prefeitura e ao prefeito RAULIEN QUEIROZ.
O evento não foi só uma homenagem, mas também um estimulo a importância das práticas culturais que vem sendo esquecida no dia a dia dos índios Munduruku.
Fotos Arquivo SEMAI

2 comentários:

MUNDURUKU disse...

Parabéns Biboy por mais essa vitoria almejada, que essa data possa se repetir por muitos e muitos anos...

MUNDURUKU disse...

Meus parabéns ao Srº Biboy, um exemplo de vida para todos nos... QUe essa data possa sempre ser lembranda e q Deus abençõe ha todos