terça-feira, 30 de outubro de 2012

Outubro Rosa: Semsa na guerra contra o câncer

Cumprindo o encerramento do movimento internacional Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde através do setor de Vigilância em Saúde coordenou na tarde de terça-feira (30), uma passeata nas ruas de Jacareacanga que contou com a presença de um grande número de mulheres, além de alunos do Ensino Médio da Escola Haroldo Veloso. A manifestação chamou a atenção de populares.
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org). O movimento tomou força em todo mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas as ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosa, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes de câncer de mama, partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).
O movimento que dura o mês inteiro busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele. O câncer de mama é o tipo de tumor maligno mais comum entre as mulheres e também o que mais leva à morte. O de colo de útero é o segundo.
Os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que 12.705 pacientes perderam a vida por causa da doença, em 2010. A estimativa é de que 52 mil casos sejam diagnosticados em 2012, em todo o país (http://www.inca.gov.br/estimativa/2012/)
Estima-se que os novos casos da doença aumentem no mundo em 50% até 2020.  No Brasil, segundo o Inca a situação pode ser considerada mais grave, pois enquanto nos outros países um paciente tem sobrevida de 12 a 16 anos, aqui este tempo é reduzido para entre 2 a 4 anos.
Já no caso dos homens, são esperados 60.180 novos casos de câncer de próstata no Brasil em 2012, segundo o Inca. A taxa de incidência cresceu cerca de 25 vezes desde 2008 e até 2015, a expectativa é que a taxa aumente cerca de 60%. Em média, 62% dos casos ocorrem em homens com 65 anos ou mais. A ingestão de frutas vermelhas, uva e outros alimentos com licopeno é uma forma de evitar a doença.
Segundo dados da secretaria Municipal de Saúde, em Jacareacanga entre 2011 e 2012 foram realizados 211 exames de preventivo ginecológico. De acordo com Edileuza Viana, diretora do setor de Vigilância em Saúde foi detectado 16 casos com alteração no resultado. “Dentre esse casos foram identificados casos de HPV (câncer de colo de útero) e lesões intraepiteliais nos graus I a III. Seis casos estão sob controle e tratamento”, disse.
Edileuza ainda informa que foram detectados 11 outros casos de câncer entre homens e mulheres. “Os mais comuns são câncer de mama, colo de útero, garganta, pulmão e câncer de pele. Em oito pacientes a enfermidade foi detectada a tempo de se iniciar o tratamento e levar os mesmos à perspectiva de cura” contabiliza a diretora.
Conheça algumas dicas que podem alertar para o início da doença. Ao aparecimento de alguns destes sintomas, procure logo o Serviço de Saúde. Lembre-se quanto mais rápido for detectado o câncer, maiores são as chances de cura.
>  Mudanças dos hábitos intestinais e urinários;
>  Ferimentos que não se cicatrizam;
>  Aparecimento ou alterações em verrugas, manchas ou sinais na pele;
>  Surgimento de caroços;
>  Má digestão contínua ou dificuldade de engolir;
>  Sangramentos ou secreções; e
>  Tosse ou rouquidão por muitos dias. 
Texto e Fotos Nonato Silva
Com informações: www.inca.gov.br  e SEMSA/Jcr.

Um comentário:

Anônimo disse...

JÁ ERA PAPAI.......VENCEU A DEMOCRACIA....VENCEU O MELHOR PRA JACAREACANGA.