quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Debate Politico em Itaituba


Começou às 10:47 de terça e terminou à 1:42 de quarta o debate entre os candidatos a prefeito de Itaituba promovido pela TV Tapajoara.
O mediador foi Nyelsen Martins do SBT de Belém.
Os candidatos chegaram com bastante antecedência, permanecendo em seus camarins até a hora do início do debate.
Durante 2h55 eles responderam a perguntas uns dos outros e de pessoas da comunidade itaitubense.
O que se pôde observar foi que os três estiveram bem mais à vontade do que no primeiro debate, realizado pela TV Eldorado.
Como era esperado, Valmir e Eliene polarizaram as atenções, um tentando nocautear o outro com perguntas e respostas. 
Assim como no debate anterior, o blog entende que na maior parte do tempo houve equilíbrio. Entretanto, houve momentos em que um ou outro candidato titubeou, como quando Eliene levantou a questão da declaração de bens de Valmir entregue ao TRE não constar nenhuma cabeça de gado, sendo ele um dos maiores pecuaristas da região. O candidato teve dificuldade para justificar. Explicou, mas, não conseguiu justificar.
Eliene tergiversou quando Valmir abordou questões relativas à saúde no governo passado, pois embora ela tenha tratado muito desse assunto durante a campanha, trata-se de um calcanhar de aquiles da candidata nesta corrida eleitoral, pois o governo de Roselito Soares foi muito pródigo de denúncias nesse setor.
Deuzin engastou e passou longe de responder a pergunta de uma pessoa de Itaituba, muito bem formulada por sinal, a respeito de sua proposta para saneamento básico. Ele falou durante os três minutos concedidos, mas passou longe de dizer alguma coisa relacionada ao assunto.
Quando foi tratado do assunto nota baixa de Itaituba no Ideb, quem melhor abordou o tema foi Eliene, até pela familiaridade com o mesmo, por ter sido secretária de Educação por mais de cinco anos. Todavia, nem mesmo ela foi convincente, quando afirmou os meios com o quais pretende fazer com que a nota de Itaituba suba. Sua fala prendeu-se a generalidades e a obviedades. Valmir foi muito menos convincente que ela.
De um modo geral o debate foi positivo porque deu aos eleitores uma nova oportunidade para observar cada um dos três candidatos. Foi um grande avanço no processo eleitoral de Itaituba. Todavia, dada a dinâmica da campanha, que no último mês tem tido comícios quase diariamente, quase nada de novo foi apresentado pelos candidatos a quem assistiu.
De parabéns a TV Tapajoara pelo feito importante para a democracia. Significa que estamos crescendo como povo, que vai ficando cada vez mais politizado.
Matéria copiada do Blog do Jota Parente

Um comentário:

PEDRINHO disse...

Já está confirmado a vitória em 7 de outubro é ELIENE 55 em Itaituba e RAULIEN 13 em Jacareacanga