segunda-feira, 3 de setembro de 2012

TSE APROVA ENVIO DE TROPAS FEDERAIS PARA ITAITUBA, AVEIRO, JACAREACANGA E MAIS 36 CIDADES DO PARÁ


Itaituba, aveiro, e jacaréacanga foram incluidos no programa.
Tribunais regionais pediram tropas para garantir segurança pública.
Mariana Oliveira Do G1, em Brasília
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na noite desta quinta-feira (30) o envio de tropas federais para 39 cidades do Pará durante as eleições municipais de 2012. Além disso, uma cidade do Maranhão - São Mateus do Maranhão - também será beneficiada. 
As 39 cidades do Pará que receberão o reforço são: Afuá, Almeirim, Altamira, Aveiro, Barcarena, Cachoeira do Arari, Canaã dos Carajás, Capanema, Chaves, Conceição do Araguaia, Curuá, Curuçá, Eldorado dos Carajás, Faro, Floresta do Araguaia, Garrafão do Norte, Gurupá, Ipixuna do Pará, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Marabá, Nova Esperança do Piriá, Novo Progresso, Novo Repartimento, Paragominas, Parauapebas, Placas, Portel, Prainha, Redenção, Rondon do Pará, Santa Cruz do Arari, Santa Maria das Barreiras, São Félix do Xingu, São Miguel do Guamá, Terra Alta, Terra Santa e Tomé-Açu.
A intenção é garantir a segurança pública no dia da eleição, mas, para isso, a força federal se desloca antes para as cidades. No entanto, não ficou definido o período exato no qual as tropas estarão nesses 40 municípios.
Segundo o relator dos pedidos, ministro Gilson Dipp, os pedidos foram feitos pelos Tribunais Regionais Eleitorais após solicitação dos juízes eleitorais das 40 cidades.
Dipp informou ainda que os governadores dos dois estados, Pará e Maranhão, se manifestaram favoravelmente ao envio das tropas.
De acordo com o TSE, desde 1994 a Justiça Eleitoral tem o apoio logístico das Forças Armadas para locais de difícil acesso.
Após a aprovação do reforço por parte do TSE, a corte eleitoral envia ofício à presidente da República solicitando autorização para uso das forças federais. No caso de aprovação, o TSE acerta os detalhes com o Minsitério da Defesa.
Na eleição de 2008, 135 cidades de 13 estados tiveram apoio de tropas federais. 
Copiado do Blog do Beto Paranatinga

Nenhum comentário: