segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O preconceito torna o cérebro ignorante e as pessoas cegas.


Ao ver um site de fotografias clássicas em P&B que foram coloridas por uma artista, uma foto me chamou a atenção. Fui pesquisar do que ela se tratava e achei a história muito interessante da atitude de uma mulher que mudou muita coisa nos EUA.
Dorothy Counts foi a primeira estudante negra admitida numa escola pública americana (de brancos). A fotografia retrata seu primeiro dia de aula na Universi
dade de Harry Harding, na Carolina do Norte (EUA), em 1957.
O vestido de Dorothy foi feito por sua avó especialmente para seu primeiro dia de aula. Cuspiram nele.
Centenas de alunos seguiram e acompanharam sua chegada à escola. De vez em quando alguns jogavam coisas em sua direção enquanto outros faziam gestos obscenos. 
Os estudantes gritam para ela voltar para casa. Dorothy foi em frente sem reagir.
Este absurdo momento de violência prosseguiu nos dias seguintes. Foram 4 dias de perseguições e insultos. Jogavam lixo durante a sua refeição e seu armário era saqueado. Depois surgiram ameaças telefônicas agravando ainda mais a situação. Por fim, os seus pais consideraram que a sua vida poderia estar em risco e optaram por tirá-la da escola.
Pode parecer pouco mas os quatro dias em que Dorothy tentou frequentar a Harry Harding High School foi de grande importância para o Movimento dos Direitos Civis e fim da segregação racial nos Estados Unidos.
O preconceito torna o cérebro ignorante e as pessoas cegas.

Nando Scofield

Fonte de Informação

Um comentário:

Anônimo disse...

O maior inimigo do ser humano é achar que as pessoas ao seu redor é inferior a si próprio, essa mulher foi um simbolo de resistência e coragem na época, pois nem as humilhações foram capazes de calar a força e a coragem em um país que até então matava os negros por achar que eram uma raça fraca, e hoje eles tem um presidente negro. Isso sim é dar a volta por cima e desafiar gigantes. Alguém tinha que começar essa revolução para hoje serem livres e ter seu merecido reconhecimento na história mundial. Preconceitos são para as pessoas fracas e medíocres, atitudes é que fazem o mundo entender que somos todos iguais o que nos diferencia é apenas a posição social de cada cidadão. ANTÔNIO SOUZA-ALEIXO-MANAUS-AM.