domingo, 22 de julho de 2012

NO PARÁ, 50.679 ELEITORES ESTÃO PROIBIDOS DE VOTAR NESTAS ELEIÇÕES

ELEITORES SUSPENSOS NO PARÁ SÃO MAIS DE 50 MIL
Nesse ano, 50.679 pessoas em todo o Estado não poderão votar porque estão com seus títulos cancelados por terem faltado em três pleitos consecutivos e não justificaram a ausência à Justiça Eleitoral. O número é de cerca de 1% do total de 5.100.726 eleitores aptos a votar este ano, dos quais, 265,3 mil pela primeira vez, segundo números do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Em 2011, após as eleições estaduais de 2010, o número de títulos cancelados no Pará chegou a 65.395, mas aproximadamente 14 mil cidadãos conseguiram regularizar sua situação e vão poder votar esse ano. O restante, além de ficar impedido de manifestar sua opinião em outubro, terá que pagar multa de R$ 3,5 por cada votação da qual não participou para ter o título reativado e poder votar no próximo pleito. O período para regularização terminou em maio. Por isso, essas pessoas terão a oportunidade de se regularizar apenas depois das eleições desse ano, segundo explica Dilson Mesquita, chefe da Seção de Administração do Cadastro Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Em 2009, após as eleições municipais de 2008, o número de títulos cancelados no Pará foi 24. 455. 'Em regra, na eleição municipal, o eleitor tem mais interesse em votar. Como em 2010 a eleição foi geral, teve um pouquinho mais de displicência por parte do eleitor. Em 2008, como era uma eleição municipal, o comparecimento foi maior', avalia Mesquita. (Fonte: O Liberal)
Copiado do Blog do Espalha Brasa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja prudente em seus comentários, agradeço sua visita.