sexta-feira, 6 de julho de 2012

ELE SERIA O CARA

 F U N A I 



A total ausência da Coordenação da Funai de Itaituba que somente no ultimo instante mandou um representante (advogado) concorreu para que a situação  reinante em Jacareacanga se agravasse, os dois funcionários sediados  na Coordenação local da Funai  deste município a exemplo dos policiais também saíram da zona de conflito e foram buscar providencias em Itaituba  sem contudo poderem contribuir para se evitar a trágica  situação  com a depredação da  delegacia. 
Se a Funai estivesse presente e pudesse gerenciar o conflito  em Jacareacanga desde  a prisão  dos supostos assassinos do indígena Lelo Akay Munduruku  a historia poderia ser contada de outra forma.
Na reunião de ontem com o  representante da Secretaria de Estado de Segurança Publica e do procurador da Funai, um nome,  lideranças indígenas em diversas ocasiões lembraram, acusando a Funai  de Itaituba de não ter tido habilidade para evitar o problema, e lembraram  do ex- Administrador Regional  do Órgão Walter Azevedo Tertulino, que se estivesse à frente da Funai jamais os problemas teriam tido esse contorno, já que Walter teria no principio evitado o conflito acionando a Policia Federal e Ministério Publico para agirem.
O indígena  Gerson Manhuary, vereador do município reafirmou  essa lembrança  sobre Walter Tertulino, que com certeza se tivesse à frente da Funai essa trágica situação não teria existido. Como diz o titulo desta postagem  sobre Walter Azevedo Tertulino:  ELE SERIA O CARA!
Não é uma gota que faz transbordar um copo e sim o acumulo de gotas, e essa ação radical dos Munduruku sinto, também tem a ver com a péssima assistência de saúde, e distancia da Funai que não tem  desenvolvimento algum na pratica de projetos para  a auto sustentação dos índios e em Jacareacanga a Funai  o único trabalho que mostra é fazer processo de benefícios previdenciários para os indígenas, e mais nada.
Faro Fino em seu papel de dar divulgação à noticia  concorda com os indígenas que na verdade sentem muita falta  de uma  voz forte na FUNAI e que tenha também o respeito de todos os indígenas Munduruku, Apiaká e Kayabi.
Mesmo noticiando informações que nunca deveriam ter acontecido, fico feliz  assinando o Blog Faro Fino em ter contribuído para divulgar as informações do conflito que ainda não acabou. Pude observar que créditos pelas informações saíram na mídia mencionando o FF como divulgador das informações  do que está se passando em Jacareacanga. Também não poderia deixar de compartilhar esse credito com o amigo e irmão NONATO SILVA, que forneceu de forma profissional as informações e fotos na intenção de valorizar ainda mais a noticia. Aos internautas, muito obrigado pelos Dois mil acessos.

5 comentários:

Anônimo disse...

Que situação, hein amigo?? Mais uma vez a nossa região sendo noticiada a nível nacional de forma negativa. Parabéns pelo trabalho.

José Carlos
Editor do blog 'Itaituba Hoje'

Anônimo disse...

No meio de toda essa confusão falta ouvirmos o depoimento do Sr. Prefeito de Jacareacanga. O que é ele tem que dizer ao povo dessa promissora cidade a respeito dos últimos acontecimentos. Ele não pode e nem se calar sob risco de comprometer sua postura de homem público e preparado para enfrentar quaisquer adversidades.

Anônimo disse...

vir apontar um salvador da pátria nesse instante de muita tensão parece que se quer levar a questão para um lado político da pior espécie, a do manipulador de pessoas. Parabéns pelo ótimo acompanhamento jornalístico.

Anônimo disse...

Cara eu nunca tinha visto uma cena dessa, acompanhei pelo blog e pela televisão cada noticia dessa cidade, os índios estão certos, já que a sociedade branca nada faz para acabar com essa vergonha, eles usaram de sua estrategia para chamar a atenção do Brasil e até do mundo. Passei a ter admiração por essa gente. Esses índios tem coragem.. SANDRO ABREU

Anônimo disse...

FARO FINO, TEVE CANDIDATO A PREFEITO REUNIDO COM OS INDIOS, FAZENDO A CABEÇA DELES PARA ESSA MANIFESTAÇÃO, A POLICIA FEDERAL TEM QUE INVESTIGAR, REUNIÃO ERA FEITA EM CÉU ABERTO NO SALÃO DO RESTAURANTE DE UM POSTO ESSE CANDIDATO NEM CASA TEM NO MUNICÍPIO E VEIO AGORA DISPUTAR A ELEIÇÃO. ALGUÉM TEM QUE INVESTIGAR ISSO URGENTE. ELE É CONHECIDO COMO O MENTIROSO!