sexta-feira, 25 de maio de 2012

UMA NOVA JACARÉ

Vejam bem a responsabilidade de uma pessoa moradora de Itaituba que no mínimo  conhece com suficiência a funcionalidade do atendimento nos hospitais municipais de Itaituba e Jacareacanga. Infelizmente não pudemos identificar a pessoa que fez o comentário  sobre o atendimento de saúde em Jacareacanga. Entretanto cabe uma resposta a essa pessoa que revela nobreza de caráter em seu comentário,  por estar baseado naquilo que é verídico e de fácil comprovação.
-Quando a atual administração iniciou sua gestão no município, até o acervo documental estava extraviado, em todos os setores de trabalho e entre esses a pasta da saúde, imaginem o patrimonial que sequer viaturas e macas existiam.  Nada havia, tudo fora surrupiado ou extraviado, com até comprovações  documentais que medicamentos foram incinerado às margens da BR 230, prejudicando imensuravelmente o município que sequer tinha um norte a ser seguido. Convênios sem prestação de contas,  insumos hospitalares inservíveis, espaços físicos comprometidos, ruindo, motivado pela edificação predial sem o resguardo das exigências da engenharia competente, as doenças de notificação compulsórias sem controle e alarmante índice de malária  que assustava e matava.
Como não havia condições de se retomar um trabalho seguindo a mesma direção, na promoção de saúde dando prosseguimento no que foi encontrado  a maneira mais fácil foi mesmo começar do zero e hoje se o município não é excelência na promoção de saúde é porque é parte integrante do Sistema Único de Saúde que muitas vezes emperra  em burocracias  e excessivas cautelas que engessam o trabalho de se prevenir a doença e promover a saúde. Mas Jacareacanga, mesmo  sem receita própria, está muito à frente de muitos  municípios do interior paraense conforme depoimentos dos próprios usuários e pessoas de outros municípios como de Itaituba e Apui do vizinho estado do Amazonas.
Pela aplicação correta e com proveitos de recursos em investimentos nas áreas de educação e saúde, (custo/beneficio) Jacareacanga se destaca nacionalmente como o 17º município entre os paraenses pela FIRJAN reduzindo a nível nacional o indicativo encontrado  quando iniciou a gestão do atual governo municipal, para  a colocação intermediaria entre os mais de 5.500 municípios da República Federativa do Brasil que estava próximo do 5.000 lugar na escala de avaliação da FIRJAN. Trocando em miúdos a promoção de saúde no município  que era caso de morte, hoje consegue amparar até pessoas de outros municípios que procuram o atendimento no Hospital Municipal de Jacareacanga.
E. N. T. esposo e neto,  uma família  procedente de Itaituba encarando a distancia de oito horas  para se chegar em Jacareacanga ao descer do ônibus se dirigiram diretamente  ao hospital para assegurar atendimento, como o que reclamavam  não ensejava  emergência, ao serem atendidos no dia seguinte mostraram-se satisfeitos com o atendimentos desde o trabalho de triagem até o atendimento com o medico. Ao prepararem-se para o retorno se sentiram surpreso com o bom atendimento  e fizeram rápida comparação com o atendimento em Itaituba que  denunciaram como desumano, enquanto saíam com medicamentos prescritos no atendimento, finalizaram exagerando  que em Itaituba os que não podem comprar medicamentos  devem fazer chá da receita medica  ja que alem de não poderem comprar o remedio  inexiste para distribuição gratuita como em Jacareacanga.

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "PROMOÇÃO DE SAÚDE EM ITAITUBA ENCONTRA-SE NA UTI":

Tem um certo assessor do prefeito de Itaituba que insiste em criticar o Prefeito de Jacareacanga...Talvez esse fulano deveria saber que há algum tempo atrás, quando a panelinha dele governava, os pacientes saim de Jacareacanga pra serem atendidos em Itaituba, fugindo do caos que era o SUS por lá, e que hoje muitas pessoas fazem o caminho inverso e saem de Itaituba, fugindo do péssimo atendimento prestado por aqui para serem atendidos pelos excelentes médicos e odontólogos de Jacareacanga... É como dizia meu velho pai: "macaco que muito olha o rabo do vizinho esquece do seu..."
Matéria copiado do blog Rastilho de Pólvora
Ilustração FARO FINO

2 comentários:

Anônimo disse...

Jacareacanga está realmente no caminho certo! Parabéns povo de Jacaré. CARMEM A.S. SILVA/ITAITUBA

Anônimo disse...

Nenhuma árvore atiram pedras sem frutos, pois a que tem bons frutos são apedrejadas pelos que de longe se sentem incapaz de ser igual ou melhor. Parabéns Raulien por levar essa cidade no caminho certo. Robert dos Santos/Itaituba