sexta-feira, 25 de maio de 2012

Sobre o Amor

NUMA SALA DE AULA, HAVIA VÁRIAS CRIANÇAS. UMA DELAS PERGUNTOU A PROFESSORA: O QUE É O AMOR? A PROFESSORA SENTIU QUE A CRIANÇA MERECIA UMA RESPOSTA À ALTURA DA PERGUNTA INTELIGENTE QUE FIZERA.COMO JÁ ESTAVA NA HORA DO RECREIO, PEDIU PARA QUE CADA ALUNO DESSE UMA VOLTA PELO PÁTIO DA ESCOLA E TROUXESSE O QUE MAIS DESPERTASSE NELE O SENTIMENTO DE AMOR. AS CRIANÇAS SAÍRAM APRESSADAS E AO VOLTAREM, A PROFESSORA DISSE: QUERO QUE CADA UM MOSTRE O QUE TROUXE CONSIGO. A PRIMEIRA CRIANÇA DISSE: EU TROUXE ESTA FLOR,NÃO É LINDA? A SEGUNDA CRIANÇA FALOU: EU TROUXE ESTA BORBOLETA. VEJA. O CLORIDO DE SUAS ASAS.  VOU COLOCA-LA EM MINHA COLEÇÃO. 
A TERCEIRA CRIANÇA COMPLETOU: EU TROUXE ESTE FILHOTE DE PASSARINHO. ELE HAVIA CAÍDO DO NINHO JUNTO COM OUTRO IRMÃO. NÃO É UMA GRACINHA?  E ASSIM AS CRIANÇAS FORAM SE COLOCANDO. TERMINADA A EXPOSIÇÃO, A PROFESSORA NOTOU QUE HAVIA UMA CRIANÇA QUE TINHA FICADO QUIETA O TEMPO TODO.
ELE ESTAVA VERMELHA DE VERGONHA, POIS NADA TINHA TRAZIDO. A PROFESSORA SE DIRIGIU A ELA E PERGUNTOU? MEU BEM, POR QUE VOCÊ NADA TROUXE? E A CRIANÇA RESPONDEU: DESCULPE PROFESSORA. 
VI A FLOR E SENTI SEU PERFUME. PENSEI EM ARRANCA-LA, MAS PREFERI DEIXA-LA PARA QUE SEU PERFUME EXALASSE POR MAIS TEMPO. VI TAMBÉM A BORBOLETA, LEVE, COLORIDA! ELA PARECIA TÃO FELIZ QUE NÃO TIVE CORAGEM DE APRISIONA-LA. VI TAMBÉM O PASSARINHO CAÍDO ENTRE AS FOLHAS, MAS, AO SUBIR NA ÁRVORE, NOTEI O OLHAR TRISTE DE SUA MÃE E PREFERI DEVOLVÊ-LO AO NINHO. PORTANTO, PROFESSORA TRAGO COMIGO O PERFUME DA FLOR, A SENSAÇÃO DE LIBERDADE DA BORBOLETA E A GRATIDÃO QUE SENTI NOS OLHOS DA MÃE DO PASSARINHO. COMO POSSO MOSTRAR O QUE TROUXE? A PROFESSORA AGRADECEU A CRIANÇA E A LHE DEU A NOTA MÁXIMA, POIS ELA FOI A ÚNICA QUE PERCEBEU QUE SÓ PODEMOS TRAZER AMOR NO CORAÇÃO.

2 comentários:

  1. É a mais puva verdade e mais bela lição de vida que uma criança poderia nos dá, tendo esse ponto de vista logico. Essa mensagem é muito linda e forte mesmo, que bom se muitas pessoas tomasse ela como exemplo e praticasse. ROSE MARIA-RIO DE JANEIRO

    ResponderExcluir
  2. Eu já gostava desse blog, e depois dessa lição de vida contada por essa criança diante de sua professora, eu passei a incluir em minhas diárias a leitura do FARO FINO-CONCEIÇÃO/MANAUS

    ResponderExcluir

Seja prudente em seus comentários, agradeço sua visita.