terça-feira, 3 de abril de 2012

O TIRO SAIU PELA CULATRA

Feitiço contra o feiticeiro: relator da Ficha Limpa, Demóstenes pode tornar-se ‘inelegível’ até 2027

No vídeo acima, levado ao ar na propaganda eleitoral de 2010, o então candidato à reeleição Demóstenes Torres jacta-se de ter relatado na Comissão de Justiça do Senado a Lei da Ficha Limpa. Durante a campanha, trombeteou a biografia higienizada como uma das marcas que o diferenciavam dos políticos convencionais.
Ao converter-se em senador de dois gumes, defensor e transgressor da ética, Demóstenes (DEM-GO) virou alvo do feitiço que, na pele de feiticeiro dos bons costumes, ajudou a por em pé. Sujeita-se agora aos rigores da Lei Complementar 135, nome de batismo da Lei da Ficha Limpa.
Prevê que políticos cujos mandatos sejam cassados ficam inelegíveis. Na letra ‘k’ do artigo 1o, anota que a inelegibilidade alcança inclusive aqueles que renunciarem aos respectivos mandatos para fugir da cassação.
Draconiano, o texto que a Câmara aprovou e que Demóstenes manteve no Senado eliminou uma brecha. Lacrou-se a fenda que permitia a congressistas enrolados salvar os direitos políticos fugindo pelo atalho da renúncia antes da abertura de processos formais nos conselhos de ética da Câmara e do Senado.
Agora, basta “o oferecimento de representação ou petição capaz de autorizar a abertura de processo” para que os violadores do decoro parlamentar sejam punidos. No caso de Demóstenes, a engrenagem prevista na lei já foi acionada.
Na semana passada, o PSOL protocolou na Mesa diretora do Senado o pedido para que o senador seja submetido a julgamento político no Conselho de Ética. Significa dizer que, ainda que renuncie, Demóstenes ficará inelegível.
Há mais e pior: o prazo da inelegibilidade, fixado na lei em oito anos, passa a contar a partir do término do mandato. Demóstenes reelegeu-se senador em 2010. Iniciado em 2011, seu mandato é de oito anos. Expira em 2019.
Ou seja: se for cassado pelos colegas ou se renunciar, Demóstenes não poderá disputar eleições até 2027. Amargará um jejum de urnas de 15 arrastados anos. Na prática, uma sentença de morte política.
O voto de Demóstenes foi apresentado aos membros da Comissão de Justiça em 19 de maio de 2010. Para evitar que o projeto tivesse de retornar à Câmara, propôs que fosse mantido o texto aprovado pelos deputados.
“As determinações são extremamente rigorosas”, disse na época um Demóstenes que já frequentava os grampos da Polícia Federal na condição de ex-Demóstenes. O rigor, alegou ele, era necessário para retirar de cena “políticos indecentes, malandros e corruptos”.
Aprovado a toque de caixa na comissão de Justiça e no plenário do Senado, o texto foi sancionado por Lula em 4 de junho de 2010. O TSE validou-o já para as eleições daquele ano. Posteriormente, o STF dediciu que não valeu para 2010.
Instado a manifestar-se sobre o futuro da lei, o Supremo decidiu, em 16 de fevereiro de 2012, que a Ficha Limpa é constitucional e vale para as próximas eleições. A começar pela disputa municipal deste ano.
O julgamento do Supremo havia começado em 1o de dezembro de 2011. Atuou como relator o ministro Luiz Fux. Um pedido de vista do colega Joaquim Barbosa adiara o veredicto. Continue lendo essa matéria>
TER, 03 DE ABRIL DE 2012 Por DANIEL PEARL BEZERRA.
2-WebFor-banner-interno
Fortaleza  será sede do maior evento de cultura digital do Nordeste: 2º WebFor - Fórum de Comunicação Digital, dias 13, 14 e 15 de abril. Três dias de grandes debates sobre a democratização das comunicações, software livre, liberdade de expressão, AI-5 Digital, banda larga e outros assuntos. Grandes palestrantes: José Dirceu, Embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Arvelaizo, Sérgio Amadeu, Marcelo Branco, Maria Frô, Frederico Guimarães, Deputado André Vargas, Senador Inácio Arruda, Deputado Artur Bruno, Lila Dourado, Andrea Wiegmann(Alemanha), Rosane Bertotti, Preto Zezé, Alberto Perdigão, Emerson Damasceno, Hebert Lima, Deodato Ramalho, Fabrício Carpi, Cinthya Carina, José Luiz Goldfarb, Marcelo Godoy, Lola Aronovich, Ivan Oliveira, Jonas Valente, Messias Pontes, Professor Júlio César Araujo e outros. Se você ainda não sua inscrição, acesse e preencha a FICHA DE INSCRIÇÃO:http://www.webfor2.com.br/index.php?/The-CMS/inscricoes.html  . Informações: Daniel Bezerra - coordenador geral do evento e secretário executivo do Barão de Itararé Núcleo Ceará- 85- 99640672(TIM) - 85-81880965(VIVO) #WebFor
Por:-Blog da Dilma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja prudente em seus comentários, agradeço sua visita.