quinta-feira, 12 de abril de 2012

JACAREACANGA ESTÁ NO CAMINHO CERTO!

A cada novo governo cria-se uma expectativa tanto no âmbito administrativo, quanto do desenvolvimento econômico e social de um município. Com Jacareacanga não foi diferente, quando no dia 01/01/2009 assumia o posto de Prefeito o Sr. Raulien Oliveira de Queiroz.
Ao longo desses três anos e três meses à frente da administração, Raulien além de muitos elogios, também recebeu muitas críticas, principalmente advindas de uma parcela da população que durante anos beneficiara-se do erário público indevidamente.
         Pra rebater criticas infundadas, baseadas em achismos, hoje poderia falar das inúmeras obras que estão em andamento, poderia falar do recente aumento salarial do funcionalismo público, dos avanços na saúde, educação, agricultura... mas vou me ater a dados que refletem o comprometimento do atual governo com a gestão dos recursos públicos, a partir de dados oficiais que estão disponíveis na página da FIRJAN e acessíveis a qualquer cidadão.www.firjan.org.br/IFGF/
         No ano de 2006, com o intuito de: “estimular a cultura da responsabilidade administrativa, por meio de indicadores que possibilitem o aperfeiçoamento das decisões quanto à alocação dos recursos públicos, bem como maior controle social da gestão fiscal dos municípios, a FIRJAN criou o Ranking Nacional das administrações públicas, onde Jacareacanga figurava na modesta 80º posição no Ranking Estadual e na 3.903º posição no Ranking Nacional.
         Nos anos de 2007 e 2008 Jacareacanga sequeraparece no Ranking porque os administradores dessa época não fizeram prestação de contas, ou elas simplesmente foram rejeitadas pelos Tribunais.
         Chegado o ano de 2009 como todos sabem,Raulien assume a Prefeitura de Jacareacanga afundada em dívidas, num total caos administrativo. Mesmo com todas as dificuldades, a administração avançou consideravelmente, e já nesse ano, apareceu na 51º posição no Ranking Estadual e na posição 3.685º no Ranking Nacional.
         Em 2010 o avanço foi exemplar, sendo Jacareacanga um dos municípios que mais avançou no cenário Estadual e Nacional, aparecendo respectivamente nas posições 17º e 2.329º.
         Jacareacanga nunca esteve num caminho mais certo! Em apenas dois anos avançou 63 posições no Ranking Estadual e 1.574 posições no Ranking Nacional numa clara demonstração do comprometimento da atual gestão com os recursos públicos, e principalmente com a população de Jacareacanga.
         Não poderia deixar de ressaltar ainda, que quando é analisado o indicador “investimento” de forma isolada, Jacareacanga configura na 9º posição no Estado e na 289º posição no Brasilentre os mais de cinco mil municípios, num evidente reconhecimento que hoje a administração investe no futuro da nossa Cidade.
Parabéns ao Governo “No caminho certo” e parabéns ao Prefeito Raulien Oliveira de Queiroz pelo exemplo de avanço na administração pública de um município!
  • Secretário Municipal de Agricultura e Mineração/
  • Cursa Filosofia/
  • Vice Presidente da Associação dos Produtores  de Jacareacanga e Pinhal/
  • Conselheiro da Flona Crepori/
  • Presidente do Comitê em Jacareacanga da Divisão pró estado do Tapajós.
Por Nonato Silva - ASCOM PMJ
Prefeito Raulien Queiroz é destaque em gestão fiscal na região
Considerado pelo IBGE um dos municípios com o mais baixo índice de desenvolvimento humano do Brasil, Jacareacanga dá sinais de recuperação graças aos investimentos em políticas publicas executados pelo prefeito Raulien Queiroz.
A seriedade na gestão pública em pouco mais de 3 anos de governo é reflexo nos números publicados este ano pelo Índice Firjan de Gestão Fiscal no site da Federação Industrial do Rio de Janeiro-Firjan (www.firjan.org.br/ifgf). A Firjan é uma organização vinculada ao SESI e SENAI, entidades de referência entre as indústrias brasileiras e de grande prestígio nacional.
Composto por cinco indicadores: Receita Própria, Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida, o índice tem como base de dados as estatísticas oficiais disponibilizadas anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional, constituídas por informações orçamentárias e patrimoniais prestadas pelos próprios municípios. A leitura do IFGF é simples: a pontuação varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de 1, melhor a gestão fiscal do município no ano em observação.
De acordo com os indicadores da Firjan em 2006 Jacareacanga ocupava a 3903ª posição no ranking nacional e o 80º lugar no Pará em gestão fiscal. Nos anos de 2007 e 2008 de acordo com as informações da entidade não há registro de envio de dados da prestação de contas do município para a Secretaria do Tesouro Nacional. Já em 2010 os números da Firjan dão ênfase a seriedade administrativa de Jacareacanga inclusive superando a média nacional que é de 0,5393 pontos.
Para o prefeito Raulien Queiroz a transparência nos investimentos dos recursos públicos e a seriedade com a prestação de contas junto aos tribunais de contas do Estado e da União, reflete nos números atuais da Firjan. “Os gráficos mostram que alcançamos 0,5696 pontos acima da média nacional. No Estado estamos na 17ª posição e no Brasil somos 2329º colocados em gestão fiscal, diferente de 2006 quando o município ocupava a 80ª posição no Estado e 3903º lugar no ranking nacional”, contabiliza o prefeito.
Mesmo com uma receita própria insignificante, o que chama atenção nos gráficos apresentados pela entidade é que a gestão publica alcançou 0,9058 pontos em investimentos públicos. Na região Jacareacanga supera em gestão fiscal os municípios de Trairão, Aveiro, Itaituba, Novo Progresso e Santarém.
Baseado nos dados do site www.firjan.org.br/ifgf
Texto Nonato Silva/ASCOMPMJ
***********************************************
Carta aos amigos do povo de Jacareacanga, colaboradores do Gestor Municipal
Amigos de luta!
Vivemos numa sociedade repleta de regras e projetos, voltados na maioria das vezes para o bem-estar  da população. Contudo, nem sempre  sabemos explicar como funciona o processo da formação de manutenção de tais instrumentos da democracia, por isso muitas vezes somos maus compreendidos as vezes intencionalmente por aqueles que não tem compromisso com a causa publica e se furtam a colaborar só porque são membros de um outro colegiado político esquecendo que o município é de todos não de um seguimento político.
Companheiros, me sinto no ápice da felicidade com os resultados evolutivo das ações publicas implementada por nosso Governo, os números dizem tudo e são incontestáveis, isso só foi possível pela incansável dedicação daqueles que não mediram esforços para que as ações públicas  de nosso governo atingissem seu objetivo maior, que é o povo de Jacareacanga.
Hoje as políticas publicas podem ser entendidas como respostas que os governos nos oferecem para solucionar problemas e/ ou atender às demandas existentes na sociedade, tendo em vista os objetivos e os direitos fundamentais estabelecidos em nossa Constituição.
Por esse motivo me dedico na formação de gestão de políticas publicas apostando que num futuro bem próximo teremos um estudo contextualizado sobre a natureza humana, seus anseios, desejos e imperfeições, me sinto honrado em fazer hoje parte do seleto grupo do PSD, de Itaituba, mais não deixo de reportar sempre que tenho oportunidade na mídia televisiva  escrita, no radio e em nossas reuniões o nome de Jacareacanga, onde iniciei os meus primeiros passos na política partidária e me orgulho muito hoje de ver os indicadores  colocando nosso Município  entre os primeiros do Estado e bem posicionados no ranck  nacional, tenho certeza que poderíamos está melhor se não tivéssemos que apreender com nossos próprios erros.
 Parabenizo todos vocês e em especial aqueles que se dedicam com mais afinco é maravilhoso  Te-los como exemplo de representatividade do povo de jacareacanga, e isso nos encoraja a buscar a fundamentação de políticas publicas, para programar aos nossos ideais, tais, que nos possibilitarão de fazer as reformas necessárias que nossa região necessita mais do que um simples roteiro de leitura social.
Meus caros colegas, o planejamento não é algo que se coloca no lugar dos processos decisórios que são necessariamente políticos. Não substitui nem reduz o seu caráter estratégico. O planejamento é, sim, um instrumento auxiliar imprescindível para se poder governar com resultados. Esse resultado advém de homens corajosos e comprometido com causa publica, e sei que esse grupo de colaboradores que  tem nos seus ideais, algo mais forte do que a vontade de mudança, sua determinação o levará novamente a confiança do povo  para governar esse município por mais de 50 anos demonstrando que os governantes são transitórios mais os ideais são eternos, e si isso, depender de nós já plantamos a semente em nossa região  a qual deu o nome ESPERANÇA, pense nisso? Estarei a inteira disposição de todos para contribuir, pois a ousadia e que nos fará diferentes dos outros, está obra é inovadora e instigante, pois nos possibilita entender o papel do governo e dos governantes e também sua função na construção da sociedade Jacarecanguense.
 Se não pudermos
Refazer o  passado
Mais podemos construir
Um futuro.
Atenciosamente,
JOÃO FRANCISCO VIEIRA
PANELLADA – filiado PSD, Itaituba-Pá

5 comentários:

Anônimo disse...

Bah, mano, que legal!!!

Que orgulho de ti... sei do teu esforço para melhorar a vida desse povo, que te é tão querido!

O teu texto está impecável. Li e comentei. PARABÉÉÉNS (pelo texto e pelo excelente trabalho em Jacareacanga)!!!!!

Beijos e força nessa missão!Elaine Strapasson Faccin

Anônimo disse...

PARABENS ao municipio e a equipe técnica do Prefeito que fez acontecer, colocando em movimento um turbilhão de ações em prol do povo do municipio.

Parabens.

EULER SOUSA - COIMP

Anônimo disse...

Olá,

A pouco mais de três anos assumi um compromisso com o município de Jacareacanga, o de ajudar a otimizar a administração pública na função de Secretário Municipal.

Depois de muito trabalho, o resultado começou a aparecer e recentemente Jacareacanga passou a configurar entre os municípios que mais evoluíram e todo o Brasil, em termos de Gestão Pública.

Compartilhem comigo dessa alegria. Por favor, leiam e comentem a matéria publicada no Blog Rastilho de Pólvora.
http://tertulino.blogspot.com.br/2012/04/jacareacanga-esta-no-caminho-certo.html

Ainda não chegamos onde queríamos, mas estamos "no caminho certo".

Um grande abraço!
Roberto

Anônimo disse...

Olá,

A pouco mais de três anos assumi um compromisso com o município de Jacareacanga, o de ajudar a otimizar a administração pública na função de Secretário Municipal.

Depois de muito trabalho, o resultado começou a aparecer e recentemente Jacareacanga passou a configurar entre os municípios que mais evoluíram e todo o Brasil, em termos de Gestão Pública.

Compartilhem comigo dessa alegria. Por favor, leiam e comentem a matéria publicada no Blog Rastilho de Pólvora.
http://tertulino.blogspot.com.br/2012/04/jacareacanga-esta-no-caminho-certo.html

Ainda não chegamos onde queríamos, mas estamos "no caminho certo".

Um grande abraço!
Roberto

FARO FINO disse...

Valeu mano velho boa matéria. Parabéns