segunda-feira, 9 de abril de 2012

Dilma baixa os juros. Pela primeira vez em décadas o Brasil enfrenta Bancos


Desde que assumiu o governo, em janeiro do ano passado, a presidenta Dilma tem demonstrado sua preocupação com o desempenho industrial no Brasil e o crescimento econômico brasileiro.
Ano passado, a presidenta foi obrigada a conter a pressão inflacionária. Uma enxurrada de dólares invadiu o Brasil, atraída pela confiança na economia, índices altos de juros e com o desejo de imigrar os investimentos estancados nos países do centro.
Na prática, o Brasil sofreu indiretamente pela decisão dos governos dos países ricos de salvarem os banqueiros e especuladores em detrimento da massa de trabalhadores que continuaram desempregados e endividados.
O dinheiro do socorro financeiro ficou represado nos bancos e imigrou para investimentos nos países emergentes, como o Brasil.
A tarefa de estancar a alta da inflação custou caro para o crescimento econômico brasileiro que ficou muito abaixo do desejável. O governo cortou investimentos e o país quase estagnou.
Mas de todos os setores econômicos, a indústria foi a mais afetada.
O desenvolvimento da nossa indústria é fundamental para que tenhamos um crescimento robusto e sustentável.
Na indústria são gerados os empregos (formais) com maior potencial de desenvolvimento humano e onde as cadeias produtivas possibilitam um “crescimento em cascata” em diversos setores.
É um contrassenso um país com crescimento e consumo em alta com uma indústria decadente e defasada.
Muitos se dão conta das raízes econômicas da crise na indústria. Alguns têm na ponta da língua: juros altos, legislação tributária, custos trabalhistas.
Mas por que a indústria tem sido negligenciada nas últimas décadas?
Os industriais foram incapazes de construir uma representação política equivalente ao tamanho da importância econômica que o setor representa para o país.
Não se articularam politicamente como o setor financeiro e do agronegócio, por exemplo.
Pelo contrário, durante anos os industriais, por algum motivo muito estranho à simples compreensão, se aliaram ao projeto neoliberal.
O modelo que condenou a indústria a décadas de estagnação não foi enfrentado por nossos industriais que apoiaram o projeto político neoliberal, na maioria das vezes.
É um daqueles casos somente explicáveis à luz da psicologia em que o sequestrado demonstra apego e carinho pelo próprio algoz.
Semana passada a presidenta Dilma recebeu um grupo de industriais em Brasília.
Como parece ser tradicional na história brasileira, coube ao Estado “mobilizar as forças produtivas” e abrir os olhos do país para a necessidade de fortalecimento da indústria.
Nenhuma decisão de governo depende somente da boa vontade do governante.
É necessária a construção de condições políticas para que certas transformações sejam conduzidas.
Desde o governo Lula, o Estado vem fazendo esforços para fortalecer os setores produtivos da burguesia nacional.
Claro, durante anos os Estados nacionais vêm sendo cooptados pelo setor financeiro. Não é à toa que mundo afora os países estão impossibilitados de fortalecer os seus setores produtivos e contrariar os interesses do Mercado (com M maiúsculo).
Esta crise mundial, antes de ser uma crise econômica, é uma crise política.
Pois então.
As políticas do Estado brasileiro nos últimos anos ficaram restritas aos grandes setores produtivos, como o agronegócio e as grandes indústrias. As medidas de estímulo ao emprego e ao crescimento foram “focadas” nos setores automotivos e de eletrodomésticos e eletrônicos.
Mas e a pequena e média empresa?
A redução na taxa de juros nos bancos públicos foi recebida com espanto pelo setor financeiro, e por consequência necessária na velha mídia.
A influência direta da presidenta na baixa dos juros foi tratada como uma “interferência indesejável”. O mercado financeiro recebeu mal a “intromissão” da presidenta em algo que deveria ser regulado pelo próprio mercado.
Foi sem dúvida a medida mais importante da presidenta Dilma, desde que assumiu o governo no ano passado.
E já foi mandado o recado que a taxa SELIC também será pressionada para baixo.
Agora, os bancos privados terão de baixar suas taxas para competir com os bancos públicos.
As empresas e também as pessoas físicas poderão trocar suas dívidas nos bancos privados para os bancos públicos com taxas mais baixas.
---
Muita gente que apoiou a eleição da Dilma em 2010 andou irritada com o atual governo.
Considera-se que a presidenta estava muito suscetível à pauta política da imprensa. A verdade é que a imprensa ocupou o espaço que deveria ser ocupado por uma oposição que aparenta ser incapaz de se articular nesse momento.
Os descontentes estão cada vez menos silenciosos. Dilma como grande republicana, tem sentado em todas as mesas. Mas não dá para duvidar em que lado da mesa ela está.
A presidenta é séria, firme e concentrada em seus objetivos.
Dilma começou a enfrentar os grandes interesses dos banqueiros. Não tenham dúvidas que a retaliação está por vir.
Por favor, não deixem Dilma só!
Fonte: Blog do Rafael Castilho/Blog Bote Fé.
**************************************************************************************************************************************
Momento FARO FINO

14 comentários:

Anônimo disse...

Parabens presidenta. O Brasil é campeão em taxas de juros e os bancos são verdadeiros AGIOTAS legalizados. Coloque 1000 reais na poupança e veja o ganho após 30 dias. Mas empreste do Banco 1000 e pague o valor após 30 dias, vc vai ver seu bolso arder, alias queimar. Roubo puro. PARABENS DILMA, continue assim. O Brasil p/ ser competitivo e prestar para a maioria dos brasileiros, precisa acompanhar os demais emergentes (India, China, Russia...) com juros competitivos no mercado. Valeu

Anônimo disse...

kkkkkkkk, Ponha lentíssimo nisso! A era do gelo se torna a era Clímaco.Josué/São Francisco

Anônimo disse...

KKKKK LENTISSIMO MESMO! KKK ISSO É ILARIO.KKKKK É A CARA DO VALMIR ESSA CENA. BENTO/CENTRO

Anônimo disse...

Com tudo isso a cidade de itaituba ainda vai acabar elegendo esse prefeito!

Anônimo disse...

Eu queria ver a cara do X9 da prefeitura de Itaituba, quando o Valmir perder o mandato de prefeito decretado pela justiça, quem dos prefeitos vai servir de capacho e babão em seu blog.kkkk CAVALCANTE/CENTRO

Anônimo disse...

Itaituba está bem de políticos!O povo que não presta, só critica essa inocentes do colarinho branco. Coitadinho deles, o povo é muito injusto com esses homens trabalhadores das causas dos menos afortunados. SORAYA SAMPAIO

Anônimo disse...

cara essa imagem virado para tela é muito boa, é sinal que o pronunciamento do lentíssimo dá náuseas nos telespectadores. kkkkk eu já vi essa imagem em outros blogs, muito boa, agora iremos usar essa imagem para os políticos que fizerem alianças com eles em Itaituba.

Anônimo disse...

Isso é ridículo, nossa cidade merece coisa melhor, fora políticos que fazem farra com o dinheiro publico para se manterem no poder.Aqui o prefeito é lentíssimo mesmo! Fora Valmir, entra Eliane!Bruno/Itaituba

Anônimo disse...

Valeu Dilma, meu voto foi acertado! Parabéns - Roberto/Itacoatiara

Anônimo disse...

Não gostei do blog.

Anônimo disse...

Ou Faro Fino, ver se você pare de postar matéria falando mal do meu prefeito seu besta. Ele está trabalhando sim na cidade, são vocês que não ver! Ass. Antonio

FARO FINO disse...

A maior de todas as maldades, é não praticar a bondade!
O nobre cidadão que se chama Antônio, deveria sair mais de casa em vez de ficar na frente do computador justificando a falha de seu gestor com a cidade de Itaituba, não sou eu que estou destruindo a imagem de seu querido prefeito e sim pessoas iguais a vc que não enxerga além da ponta do nariz! Mas me desculpe se ofendi sua pessoa e seu caráter ilibado de ser um grande prestador de serviços ao anti serviço.Você tem razão quando fala que o meu blog está postando matérias falando de seu prefeito, porém você esquece que o povo de Itaituba já escolheu a futura prefeita dessa cidade, digo mais mano velho para terminar por aqui minhas palavras. CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS. Sucesso nessa sua nova função.

Anônimo disse...

Ivânio vc é uma pessoa catedrática nas respostas a pessoas que só tem na cabeça o que o camarão carrega na dele, parabéns pela resposta a esse miolo de pote, é só ele andar na cidade de Itaituba para verificar que realmente o varmizinho lentíssimo nada faz e nunca fará...Alfredo

Anônimo disse...

kkkkk. é lentíssimo mesmo esse prefeito e seus comandados.