domingo, 4 de março de 2012

Cuidados com a Saúde 2


+Dicas de Saúde

É comum se associar doenças do coração ao estreitamento das artérias, mas esse é apenas um tipo de problema cardiovascular. Tudo aquilo que afeta a estrutura ou o funcionamento do coração é uma doença cardiovascular:
Doença arterial coronariana (inclui o ataque do coração)
Alterações nos batimentos cardíacos (arritmias)
Parada cardíaca 
Doenças nas válvulas
Doenças cardíacas congênitas
Cardiomiopatia
Pericardite
Disfunções na aorta (síndrome de Marfan) 

Doenças vasculares 
Cada tipo de doença do coração tem diferentes sintomas, embora muitos sejam semelhantes. Os sintomas que você irá sentir dependem do tipo ou do grau de gravidade do seu problema. Consira a seguir os principais sinais dos males mais comuns e não deixe de procurar um médico se notar alguma diferença no seu organismo.
Doença arterial coronariana 
O sintoma mais comum é a angina. A angina pode ser descrita como um desconforto, peso, pressão, dor, queimação ou aperto no peito. Pode até ser confundida com indigestão ou azia. Apesar de ser mais sentida no peito, ela também pode ocorrer nos ombros, braços, pescoço, garganta, mandíbula ou costas. Outros sintomas da doença arterial coronariana que podem ocorrer são: 
Falta de ar, palpitação (batimentos cardíacos irregulares ou batimentos pulados)
Aceleração dos batimentos, fraqueza ou vertigem, náuseas e suadouro. 
Ataque do coração

Os sintomas podem ser:
Desconforto, pressão, peso ou dor no peito, braço ou abaixo do peito
Desconforto que se irradia para as costas, mandíbula, garganta ou braço

Indigestão ou azia 
Suador, náusea, vômito ou tontura 
Fraqueza extrema, ansiedade ou falta de respiração 
Batimentos cardíacos rápidos ou irregulares 
Durante um ataque do coração, os sintomas duram cerca de 30 minutos ou mais e não são aliviados com o repouso ou com medicação oral. Os sintomas iniciais podem começar com um leve desconforto que progride para dor. Algumas pessoas têm um ataque do coração sem ter nenhum sintoma. Pode acontecer com qualquer pessoa, mas é mais comum entre diabéticos.


O que é Alcoolismo?
Alcoolismo é a dependência do indivíduo ao álcool, considerada doença pela Organização Mundial da Saúde. O uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas pode comprometer seriamente o bom funcionamento do organismo, levando a conseqüências irreversíveis.
A pessoa dependente do álcool, além de prejudicar a sua própria vida, acaba afetando a sua família, amigos e colegas de trabalho.
O que é o abuso de álcool?
O abuso de álcool é diferente do alcoolismo porque não inclui uma vontade incontrolável de beber, perda do controle ou dependência física. E ainda o abuso de álcool tem menos chances de incluir tolerância do que o alcoolismo (a necessidade de aumentar as quantias de álcool para ficar "alto").                                             
 Complicações possíveis
Efeitos do álcool
O álcool encontrado nas bebidas é o etanol, uma substância resultante da fermentação de elementos naturais. O álcool da aguardente vem da fermentação da cana-de-açúcar, e o da cerveja, da fermentação da cevada, por exemplo. Quando ingerido, o etanol é digerido no estômago e absorvido no intestino. Pela corrente sanguínea suas moléculas são levadas ao cérebro.
Cuidados O que é Diabetes?
O Diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose. A falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.
Infográfico diabetes
Tipos 1: causado pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a esse hormônio. Ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes.
Saiba mais
Tipos 2: resulta da resistência à insulina e de deficiência na secreção de insulina. Ocorre em cerca de 90% dos pacientes com diabetes.
Diabetes Gestacional: é a diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação, podendo - ou não - persistir após o parto. Sua causa exata ainda não é conhecida.
Outros tipos: são decorrentes de defeitos genéticos associados a outras doenças ou ao uso de medicamentos. Podem ser: defeitos genéticos da função da célula beta; defeitos genéticos na ação da insulina; doenças do pâncreas exócrino (pancreatite, neoplasia, hemocromatose, fibrose cística etc.); defeitos induzidos por drogas ou produtos químicos (diuréticos, corticoides, betabloqueadores, contraceptivos etc.).
Fonte de informação: http://www.minhavida.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa matéria me esclareceu muito e pude tirar minhas duvidas, eu sou hipertensa. Conceição Soares. Santarém - Pa.