segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

"O Grito dos índios MUNDURUKU"

"Fotografo PAULO - Fundação Curo Velho" Arquivo FARO FINO
Os Munduruku vão à Brasília reivindicar seus direitos.

Um grupo de 17 indígenas da etnia Munduruku esteve na manhã desta segunda feira (27) reunidos na sede da Fundação Nacional do Índio-Funai em Itaituba e a tarde com a direção do Disei/Tapajós, para elaborar uma pauta de reivindicações junto que será levada à Brasília e apresentada em reunião ao Ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, ao presidente da FUNAI, Márcio Meira e ao secretário nacional da Secretaria Especial de Saúde Indígena-SESAI, Antônio Alves.

Na reunião no escritório da Funai em Itaituba, os indígenas conversaram com servidores da autarquia onde debateram assuntos como a indicação de Walter Tertulino Azevedo para a chefia local, a reestruturação dos postos indígenas, falta de lancha para transportes dos Munduruku, revitalização das instalações físicas do escritório localizado na estrada que dá acesso ao DENIT e a entrega de um caminhão adquirido pelo governo federal para dar apoio aos indígenas do Tapajós, mas está retido em Juína/MT.
Uma das preocupações dos Munduruku é a possibilidade de os Kayapós levarem para Mato Grosso o Escritório Regional da FUNAI. “No município de Jacareacanga temos 118 aldeias, onde habita uma população de mais de  12 mil indígenas se o escritório for para Mato Grosso, como nós vamos resolver nossos assuntos com a Funai? Com o escritório aqui em Itaituba já é difícil imaginem em outro Estado”, argumenta Venâncio Munduruku da aldeia Missão Velha.
Já na reunião à tarde com a direção do Distrito Sanitário Especial Indígena do Rio Tapajós-DSEI/TAPAJÓS, que contou com a presença do prefeito Raulien Queiroz a pauta foi à questão da saúde indígena. Dulce Maria, que vai assumir a direção do órgão foi sabatinada pelos Munduruku, sobre as propostas para melhorar a prestação de serviço na saúde do povo indígena.
Jairo Kurap, da aldeia Katõ disse que a falta de medicamento nos postos de saúde das aldeias pólos tem deixado as lideranças indígenas preocupadas. “Já morreu uma criança em minha aldeia por falta de medicamento. Isso não pode acontecer. O Governo Federal manda dinheiro para ser usado na saúde do índio e onde está indo tanto dinheiro, já que faltam medicamentos em nossas aldeias?”, Indaga Kurap.
Outra situação denunciada desta vez pelo vereador indígenanaeador ineacanga.  In Gerson Manhuary Munduruku ra ser usado na saquestt Gerson Manhuary Munduruku, é o abandono da Casa do Índio-CASAI em Jacareacanga. De acordo com o vereador, tem índio passando fome naquela unidade de recuperação. “O parente indígena sai do Hospital e vai para CASAI se recuperar. Mas lá não tem alimento e o índio corre o risco de morrer de fraqueza. Se não fosse a ajuda da prefeitura em fornecer alimentos, muitos irmãos nossos já tinham morrido”, disse Gerson Manhuary.
A comissão formada por 17 indígenas acompanhada pelo prefeito Raulien Queiroz estará viajando nesta terça (28) à Brasília, onde será recebida por representantes da FUNAI, SESAI e pelo Ministro de Minas e Energia, já que os indígenas também irão abordar assuntos referentes à construções de Hidrelétricas no rio Teles Pires e Tapajós.


"Texto e Fotos"
(nonatosilvajcr@gmail.com)


A Saga dos Munduruku
Guerreiro Munduruku (Arquivo FARO FINO)
Aldeia Sai Cinza (Arquivo FARO FINO)
Ritual das mulheres Munduruku. (Arquivo FARO FINO)
                          
                     Pintura corporal Munduruku. (Arquivo FARO FINO)
                 Fotos: Nonato Silva

*********************************************************************
Fonte: Blog Rastilho de Pólvora
O Blog denominado PAID'EGUA que integra a blogosfera com noticias da região coloca em sua pagina eletronica sob o titulo OS LADRÕES ESTÃO FORA a relação de ex-gestrores do erário publico de diversas cidades que foram impactados pelos Tribunais de controle. E ainda acrescenta: (preservamos por inteiro o teor da postagem inclusive com sua ortografia original) 
O QUE ESTAS PESSOAS TEM EM COMUM? CONTAS JULGADAS IRREGULARES PELO TCE DO PARÁ. AO LADO DO NOME CONSTA O MOTIVO DA IRREGULARIDADE. PESSOA FÍSICA SIGNIFICA QUE ATÉ O CPF TÁ SUJO.
FICHA SUJA
ADEMAR BAU-TRAIRÃO
ALTAIR PEDRO MARTINI-SIND TRATB. RURAIS DE RURÓPOLIS
ANTONIETA ASSUNÇÃO NASCIMENTO LIMA-GAMI
BENIGNO REGES-ITAITUBA
CARLOS AUGUSTO VEIGA-JACAREACANGA
ADALBERTO VIANA DA SILVA (CABANO)– AVEIRO E PESSOA FÍSICA
EDILSON DIAS BOTELHO-ITAITUBA E PESSOA FÍSICA
EDUARDO AZEVEDO-JACAREACANGA
GERALDO IRENEU PASTANA DE OLIVEIRA-BELTERRA
JOSE PAULO GENUINO-RUROPOLIS E PESSOA FÍSICA
JUSCELINO ALVES RODRIGUES-NOVO PROGRESSO
LUIS IVAN ALVES DE OLIVEIRA-SIND TRAB RURAIS DE ITAITUBA
MILANEZ AUZIER PINHEIRO-AVEIRO
TONY FÁBIO GONÇALVES RODRIGUES-NOVO PROGRESSO
VALDECY JOSE DE MATOS (DEDE)-TRAIRÃO

Contra os fatos não há argumentos....

Dessa vez o sonho que foi barrado pela justiça é do ex-prefeito de Jacareacanga Eduardo Azevedo hoje o ex- gestor tenta implantar o terrorismo no município o qual pretendia pleitear a vaga de prefeito.
A situação hoje do senhor Eduardo é uma das mais complicadas com seus bens empenhoras pela justiça, não podendo exercer cargos em repartição publica prova disso o ex-chefe de gabinete de Valmir foi exonerado do cargo e responde por pelo menos 12 processos na justiça, vai da vara trabalhista a policia federal.
Fonte: Blog Pinga Fogo Itaituba.

QUEM VAI PAGAR ESSA CONTA?

7 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho que agora as coisas vai acontecer em nosso país, tirando esses políticos que só afanam o dinheiro público para enriquecerem ilicitamente, as cidades que antes eram vitimas desses saltimbancos estão livres agora. JÚLIA SOUZA-Manaus

Anônimo disse...

HÁ, HÁ, HÁ, HÁ, HÁ, HÁ, HÁ, ESSE NUNCA SERÁ O PREFEITO DE JACAREACANGA, NÃO ESSE SAFADO NÃO, ENGANDOR DO POVO QUE TÁ COM OS DIAS CONTADOS PELA JUSTIÇA.
VIVA O FICHA LIMPA! FORA O FICHA SUJA.
HÁ HÁ HÁ HÁ HÁ, PARA PREFEITO EM 2012 VOTE FICHA LIMPA, PORQUE JACAREACANGA QUER!

Anônimo disse...

Toma Eduardo que o filho é teu! chupa essa manga com sabor da justiça. Eu só quero ver a cara dos saudosistas de plantão. Eu acredito na justiça dos homens, justiça seja feita......

Anônimo disse...

Tem gente aqui em Jacaré que morre de amores por esse ficha suja, agora vamos ver se esses apaixonados vão levar comida na cadeia para o Eduardo. Quem com ferro fere, com ferro será ferido. O tempo da injustiça já passou, agora é lei, ficha suja nunca mais!!!!!

Anônimo disse...

FICHA LIMPA SIM! FICHA SUJA NÃO.....RÁ - RÉ - RI - RO - RUA.......OU MELHOR CADEIA NELES.

FARO FINO disse...

Vamos deixar a justiça fazer justiça a quem de direito. Tudo tem seu tempo, não cabe a nós o julgamento e a decisão final.

Anônimo disse...

Eu concordo com você faro fino, só que agora somos nós que temos o poder de dizer o que é melhor para nossa cidade! Essa Lei veio em boa hora, tem muitos piri-guetes que estavam fazendo planos para voltarem a fazer o que eles sempre faziam pelo povo, NADA! Só faziam pelo grupinho deles. Sandoval Cunha - Rio de Janeiro-RJ