sábado, 11 de fevereiro de 2012

O Brasil de JK > Revolta de Jacareacanga 56 Anos



 O episódio ganhou destaque estadual e nacional
Dia 11 de fevereiro de 1956
Início da Revolta de Jacareacanga, chefiada pelos militares Haroldo Veloso e José Chaves Lameirão. Veloso chegou a ocupar o aeroporto de Santarém permanecendo na cidade até o dia 22 de fevereiro, quando novamente voltou para Jacareacanga. Nesse período, a pequena cidade foi o centro das atenções da nação que temia que a revolta do major Veloso se espalhasse pelo país.
Por: Sidney Canto

Revolta de Jacareacanga
Entre outubro de 1955 e janeiro de 1956, os militares antigetulistas, ligados à UDN e liderados pelos ministros Eduardo Gomes, da Aeronáutica, e Amorim do Vale, da Marinha, sofreram sérias derrotas. A primeira foi quando viram Juscelino Kubitschek e João Goulart, apoiados pela aliançaPSD-PTB, serem eleitos presidente e vice-presidente da República em 3 de outubro de 1955. A segunda, quando o Movimento do 11 de Novembro, liderado pelo ministro da Guerra, general Henrique Teixeira Lott, depôs o presidente em exercício Carlos Luz, substituiu Eduardo Gomes porVasco Alves Seco, Amorim do Vale por Antônio Alves Câmara, e garantiu as condições necessárias à posse dos eleitos. A terceira, quando os eleitos efetivamente foram empossados, em 31 de janeiro de 1956.
Poucos dias após a posse do novo governo, na noite de 10 de fevereiro de 1956, oficiais da Aeronáutica insatisfeitos, liderados pelo major Haroldo Veloso e pelo capitão José Chaves Lameirão, partiram do Campo de Afonsos, no Rio de Janeiro, instalaram-se na base aérea de Jacareacanga, no sul do Pará, e ali organizaram o seu quartel-general. Esses militares temiam uma represália do grupo militar vitorioso no 11 de Novembro e, por essa razão, não concordavam com a permanência, no governo JK, do ministro Vasco Alves Seco na pasta da Aeronáutica.
Dez dias depois do início da rebelião, os rebeldes já controlavam as localidades de Cachimbo, Belterra, Itaituba e Aragarças, além da cidade de Santarém, contando inclusive com o apoio das populações locais. Haviam recebido também a adesão de mais um oficial da Aeronáutica, o major Paulo Victor da Silva, que fora enviado de Belém para combatê-los.
Apesar de ter sido uma rebelião de pequena monta, o governo encontrou dificuldades para reprimi-la devido à reação de oficiais, sobretudo da Aeronáutica, que se recusavam a participar da repressão aos rebelados. Após 19 dias a rebelião foi afinal controlada pelas tropas legalistas, com a prisão de seu principal líder, o major Haroldo Veloso. Os outros líderes conseguiram escapar e se asilar na Bolívia. Todos os rebelados foram beneficiados pela "anistia ampla e irrestrita", concedida logo depois pelo Congresso, por solicitação do próprio presidente JK.
Fonte: Célia Maria Leite Costa - http://cpdoc.fgv.br

Walter Azevedo Tertulino deixou um novo comentário sobre a sua postagem "O Brasil de JK > Revolta de Jacareacanga 56 Anos": 
Ivânio, o Faro Fino em pouco tempo constará relacionado entre os melhores Blogs regional como uma leitura obrigatória por seu conteudo, e faz parte de minha leitura diaria. Parabéns pela postagem da matéria sobre a Revolta de Jacareacanga, que apesar de não ser sua, a publicação em seu blog mostra o apego que você tem pela historia particularmente do Pará, mesmo você sendo amazonense é no Pará-de-Cá que voce é querido e sabe dar difusão a ideias que constroem uma sociedade mais justa. Você desperta sempre sentimentos de amor e ódio, e levando em consideração sua conduta moral incontestavel é facil verificar que os que na surdina e nos porões da burrice e inveja se manifestam contra você realmente vivem no submundo paupérimo da ignorância que é a mãe de todos os vicios. Parabens por enriquecer de maneira imensa a comunicação através da blogosfera.
Deixo somente uma pequena mensagem para reflexão, quem nasceu para ser FARO FINO jamais chegará a ser o NEW YORK TIMES ou o RASTILHO DE PÓLVORA. 
FF- Obrigado Walter Tertulino, muito me deixa feliz suas palavras, eu também quero deixar aqui uma mensagem aos internautas e a você mano velho. " O FARO FINO SÓ É MENOR QUE  NEW YORK TIMES E O RASTILHO DE PÓLVORA. 
Seja bem vindo ao blog FARO FINO.

Um comentário:

  1. Ivanio, o Faro Fino em pouco tempo constará relacionado entre os melhores Blogs regional como uma leitura obrigatoria por seu conteudo, e faz parte de minha leitura diaria. Parabens pela postagem da matéria sobre a Revolta de Jacareacanga, que apesar de não ser sua, a publicação em seu blog mostra o apego que voce tem pela historia particularmente do Pará, mesmo voce sendo amazonense é no Pará-de-Cá que voce é querido e sabe dar difusão a ideias que constroem uma sociedade mais justa. Voce desperta sempre sentimentos de amor e odio, e levando em consideração sua conduta moral incontestavel é facil verificar que os que na surdina e nos porões da burrice e inveja se manifestam contra voce realmente vivem no submundo paupérimo da ignorancia que é a mãe de todos os vicios. Parabens por enriquecer de maneira imensa a comunicação atraves da blogosfera.
    Deixo somente uma pequena mensagem para reflexão, quem nasceu para ser FARO FINO jamais chegará a ser o NEW YORK TIMES ou o RASTILHO DE PÓLVORA.

    ResponderExcluir

Seja prudente em seus comentários, agradeço sua visita.