quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

ÍNDIOS MUNDURUKU ESQUECEM A POLITICA E PLANEJAM O FUTURO

                *  A saga de um povo guerreiro!  
Comunidade Indígena Telespires
Após tantas e sofridas derrotas em busca de ações que fortalecessem a cultura e vida do Povo Munduruku, o Indígena José Emiliano Kirixi Munduruku resolveu liderar um movimento do interior de sua Aldeia, no Rio Teles Pires  falando por radio com outros aldeamentos que os índios precisam se integrar e reivindicarem assistência digna para seu povo não somente em saúde, e sim em politica indigenista, proteção dos Territórios indígenas e repensarem  o trabalho da Coordenação Regional da  Fundação Nacional do Índio em Itaituba que na verdade em quase dez anos deixou de apoiar a luta dos povos indígenas do Tapajós e Teles Pires. José Emiliano, conhecido por Camaleão fazia em  seus contatos uma exigência que nesse grande encontro que estaria planejando não se incluísse assuntos relacionados a politica e convicções partidárias.
                                         *  Desafiando GIGANTES  
Guerreiros Munduruku
A pequena semente plantada pelo líder indígena Camaleão transformou-se de repente em uma luta incansável por outras lideranças entre as quais Gerson Manhuari, Cecilio Kiririxi, Arnaldo Kabá, Vicente Saw, Venâncio Boro, Sandro Waru, e outra lideranças inclusive todas com o aval da liderança maior o cacique Biboi Kabá que mesmo em cuidados médicos, deixou aos cuidados desses lideres a providencia de percorreram todas aldeias de dentro da Terra Indígena Sai Cinza e Munduruku mostrando a real situação e buscando esforços para solucionar os problemas: Nas Aldeias os indígenas disseram que hoje a Funai deixou de existir e em nada apoia a luta inclusive a área está totalmente invadida por garimpeiros e a  saúde encontra-se um fracasso e tanto o Dsei como a Funai nada fazem. O nome do ex-funcionário da Funai Walter Azevedo Tertulino que chefiou a Funai por mais de dez anos foi o único mencionado por lideranças de mais de 112 aldeias para ser indicado à Funai de Itaituba em Brasília para sua nomeação, nas reuniões realizadas pelas lideranças, destacaram que Walter foi o mais destacado administrador da Funai e que foi no trabalho dele que ocorreu a retirada de garimpeiros e a demarcação da Terra Munduruku e o povo reconhecendo essa atuação, estarão indo  até Brasília levar em mãos o pedido de todas as lideranças para nomear Walter Tertulino como administrador da Funai de Itaituba. Tal discurso não para por aqui, sobre o Distrito de Saúde os índios decidiram pedir para Brasília a contratação da Enfermeira Cleidiane Carvalho para assumir essa pasta, uma vez que a mesma é comprometida e dedicada ao povo Munduruku, exercendo um trabalho de respeito e valorização dos indígenas.
Reunião de Lideranças Munduruku
           *  FUNAI 

Sobre a indicação e nomeação de Walter Tertulino, é um nome que reúne o apoio total dos indígenas e uma comissão composta de trinta lideranças estarão se deslocando para Brasília para fazerem a presidência do Órgão,  entender a necessidade dos Povos Indígenas do Tapajós, mesmo sabendo que a politica hoje da Funai é colocar em suas Coordenações Regionais pessoal de carreira, entretanto pensam os índios que somente uma pessoa com fácil acesso às instituições de apoio ao índio, e autarquias, e empresas de grande porte, eles veem em Walter Tertulino, esse perfil, e que o mesmo pode desenvolver eficiente trabalho coisa que reclamam que há 10 anos essa eficiência está fora do órgão indigenista. Concluem os assistidos pela Funai que grandes projetos hidrelétricos e de mineração estão se assentando nas áreas de entorno das Terras Indígenas, e a Funai encontra-se sempre ausente dessa discussão com os indígenas. 

*******************************************************
***********FICHA LIMPA APROVADA************




Agora é Filha Limpa


Como estará batendo o coração de tantos legisladores e executivos municipais, estaduais e federais a partir desta decisão do STF?



DIVULGUE ESSA NOTICIA, GRITE BEM ALTO
VALE TUDO ATÉ O SEU 
JEGUE PAWER RANGER SOUND. 
FAÇA SUA PARTE! 
EU ESTOU FAZENDO A MINHA.




Ilustração FARO FINO

12 comentários:

Anônimo disse...

Ivânio, o problema não está em mudar a funai e sim os vícios que ela sustentou durante anos e hoje fica difícil mudar esse povo viciado, vou torcer pelo Walter, sei da sua capacidade e vontade de ajudar essa gente. A atitude desses índios em mudar essa situação é louvável. Vamos esperar pra ver o desfecho dessa situação, faço votos que você Walter consiga, deu certo uma vez, quem sabe dará novamente..

Anônimo disse...

A luz no fim do túnel começa a aparecer para os índios Munduruku

Anônimo disse...

Agora essa gente trabalha, o Walter vai colocar é quente...Essa gente já sofreu muito nas mãos de quem não tem compromisso. O nome da enfermeira é uma boa pedida para melhorar a saúde dessa gente.

Anônimo disse...

LEI DA FICHA LIMPA PASSOU.....

EU SÓ QUERO VER COMO VAI FICAR A GORA A CARA DOS SAUDOSISTAS DE JACAREACANGA E PUXAS DO AZEVEDISTA E VEIGUISTA.PLANTA TEMPESTADE COLE TEMPORAL, GRAÇAS A DEUS QUE A FICHA LIMPA PASSOU, PORQUE ESSES DOIS É PURA BUCHA OU MELHOR FICHA SUJA E POE SUJA NISSO, ONDE ANDAM OS BAJULADORES DE PLANTÃO? KKKKKK

Anônimo disse...

Essa história eu já ouvi e a mídia divulgou essa união entre eles, como? Se eles são a maioria na câmara e não se unem por que cada um tem uma ideologia partidária, e na verdade só pensam neles mesmo, o seu povo continua levando a pior com esses vereadores índios. Faço votos que o Walter caso seja nomeado seja capaz de resolver esse impasse, é muito difícil mudar a cabeça de um povo viciado pelo políticos da região. Tem que mudar essa situação, melhor será mudar a câmara toda pra começar na ficha limpa. Tem muito ficha suja sentado na cadeira de vereador....E tem índio sonhando em ser prefeito.kkkkkk

Anônimo disse...

CADA POVO MERECE OS POLÍTICOS QUE TEM! COM ESSA CÂMARA ESTAMOS ..........?

Anônimo disse...

Eu só quero ver amanhã na calçada da fofoca os protagonistas da verdade falarem com tom de soberba que o homem está voltando.kkkkkkk O SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA AVISA, Ficha Suja não tem vez na eleição de 2012. Deixo uma dica pra esses saudosistas, pegue um cartaz do homem e se contente com o seguintes dizeres. " NÃO POSSO, NÃO VOU, E JAMAIS SEREI, POIS SOU FICHA SUJA. O leite azedouuuuuu.

Anônimo disse...

Essa eleição será a mais limpa eem toda existência de Jacareacanga, tudo isso graças a justiça que votou a favor da ficha limpa. Valeu essa é uma boa pedida pra essa cidade. Cidade que persegue os que falam a verdade,, temos que falar por código nosso nome,eu sou funcionário. A@S@F@

Anônimo disse...

Eu gostaria de saber apenas se essa gente tem vontade de trabalhar ou será que só serve pra fazer filhos e ganhar salário maternidade?

Anônimo disse...

Jacareacanga paga muito caro com esses índios, eles podem e tem muitos direitos, quanto nós brancos somos deixados de lado. Eles tem a funai e pessoas que defendem, e nós? os nossos representantes só pensam neles mesmos. O povo dessa cidade está lascado com esses vereadores, não fazem nada a não ser aumentar ainda maiws a fofoca na ponta de calçada.

FARO FINO disse...

Nota de esclarecimento aos internautas do blog Jota Parente

Caro amigo que se passa pelo indígena José Emiliano Kirixi Munduruku, se realmente você fosse quem diz ser certamente escreveria seu nome correto. 1° a aldeia Teles Pires, não tem sinal de internet e o José Emiliano já está a 5 dias em sua aldeia. 2° eu postei essa mensagem ontem em meu blog, e repassei ao blog de Jota Parente por eu reconhecer a seriedade que esse profissional exerce na função de sempre prestar informação coesa e verdadeira, e em momento algum, você, que se diz ser quem diz que é me enviou essa mensagem. Deveria se informar mais sobre o tema e não falar por influencia daqueles que sempre prejudicou o povo indígena Munduruku, pois meu trabalho é independente de setor publico como servidor e secretário municipal, não estou aqui para denegrir ou subtrair a imagem de nenhuma pessoa, seja ela branco ou indígena. Talvez sua indignação seja pelos comentários que foram feitos em meu blog. Em nenhum momento ofendi ou diminuir quem quer que seja, fui sim funcionário da Funai e tenho a grata convicção que fiz meu trabalho com respeito e dedicação a essa gente, quanto ao ser proibido de entrar em terras indígenas, eu desconheço tal atitude levando em consideração que constantemente estou em área visitando as comunidades e vendo os problemas que elas enfrentam. Sua fonte não é confiável, seu informante está desatualizado da verdade. Mais eu te faço um desafio? Venha ao meu gabinete e se apresente já que a minha amizade com o Emiliano é profunda e duradoura, venha, já que estou falando com o Camaleão.
Aos leitores do Blog do renomado e estimado amigo e irmão Jota Parente, muito obrigado por terem o habito de se atualizarem através dessa revista eletrônica que tem a frente esse grande escritor chamado JOTA PARENTE. DO:FARO FINO

Anônimo disse...

Leio sempre o blog do Jota Parente, e vim até esse blog por ter visto a matéria do povo Munduruku. Muito boa mesmo, infelizmente existem pessoas que se passam por outras e tentam falar pelo o que não falou. Parabéns faro fino, continue nessa linhagem seu blog é muito bom e as pessoas que comentam usam uma linguagem sem ofensa a quem quer que seja. Sou poeta e escritor vou te enviar algumas poesias minha para divulgar em seu blog. Um forte abra. Gotas de Sabedoria. Pedro Paulo Cavalcante. Santarém-Pá