quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A DOENÇA DO SECULO XXI


 AIDS, a importância da prevenção
 O vírus da imunodeficiência humana (HIV) assola o mundo desde 1981. Esse retrovírus é o responsável pela AIDS, doença de longa evolução e elevada mortalidade que afeta o sistema imunológico. Em 2011, quando a descoberta do HIV completou 30 anos, estima-se que o número de infectados seja de 33,3 milhões de pessoas. Com um detalhe: 65% vivendo na África subsaariana.
No Brasil, até junho de 2010 a contagem foi de 592.914 casos, desde 1980. Trata-se de uma epidemia estável, até mesmo por ser conhecida há três décadas, e com formas de prevenção amplamente divulgadas. Em 2009 foram registrados 38.538 casos da doença. No mesmo ano, se comparado a uma década atrás, a taxa de incidência no sudeste do Brasil caiu de 24,9 para 20,4 casos por 100 mil habitantes. No sul, centro-oeste, nordeste e norte observa-se,no entanto,crescimento dos casos. De qualquer maneira, em perspectiva dos últimos seis anos, é inegável a constatação de que o problema ainda é extremamente grave. Todas as infecções pelo HIV, tanto em mulheres como em homens, demandam igual atenção. Mas há um dramático aumento no percentual de mulheres adultas infectadas pelo HIV em todo o mundo. Em 1997, 41% dos adultos infectados pelo HIV eram mulheres. Apenas quatro anos depois, essa taxa aumentou para 49,8% e, em 2003, alcançou a marca dos 50%. O padrão de crescimento das taxas de infecção é surpreendente entre mulheres jovens da região subsaariana, na África, onde 67% dos infectados entre quinze e 24 anos são mulheres. Quase metade das quatorze mil novas infecções por dia ocorridas em 2003 era em mulheres. No Brasil, a política de prevenção contra a transmissão vertical, ou seja, de mãe para filho, tem dado resultado: de 1999 para 2009, o caso de AIDS em crianças menores de 5 anos passou de 954 para 468 casos.FALTA DE RECURSOS. A falta de recursos pode explicar oavanço do HIV/AIDS nos países mais pobres, mas o aumento do número de doentes nos países ricos está mais relacionado à falta de informação. Quando população associa o HIV/AIDS a grupos tidos como excluídos, mantém a ilusão de que não está exposta ao risco de infectar-se. Em conseqüência disso, é possível que não abandone.comportamentos de risco (como asrelações sexuais sem segurança). Já em relatório de 2005 da Unaids (programa da ONU para combate à doença) ficava claro que investimentos ajudam a reduzir a epidemia. Segundo Peter Piot, diretor-executivo da Unaids à época, “investimentos feitos na prevenção do HIV quebram o ciclo de novas contaminações. Fazendo esses investimentos, todo e qualquer país pode reverter à disseminação da AIDS”.
A AIDS NA INFÂNCIA
Dos quarenta milhões de doentes de HIV/AIDS no mundo, 2,5 milhões são menores de quinze anos. Segundo o relatório da OMS e da Unaids,setecentas mil crianças se infectaram em 2003, e meio milhão delas morreu no mesmo período. Em 2005, cerca de 1,5 milhão de crianças morreu vítimas da doença, o que demonstra um crescimento assustador.Os primeiros casos de AIDS em crianças foram revelados em 1982 nos Estados Unidos, e desde então o número.de menores infectados pelo HIV apresentou constante aumento. A forma mais habitual de contágio do vírus nas crianças é a transmissão mãe-filho: chama-se “transmissão vertical” da infecção por HIV e pode produzir-se em três níveis. Na transmissão pré-natal, o HIV atravessa a placenta e infecta o feto. Na transmissão perinatal, o recém-nascido se infecta no final da gestação e no parto. Embora não esteja totalmente demonstrado, atualmente se crê que uma cesariana antes de iniciar-se o trabalho de parto reduziria o risco desse segundo tipo de contágio. O último tipo de transmissão é a pós-natal, na qual a criança se infecta com o HIV por meio do leite materno. Nos países em desenvolvimento, a OMS aconselha que se mantenha a lactância materna, já que é maior o risco de morrer por falta de amamentação que o de adquirir a infecção. SILENCIO E DISCRIMINAÇÃO Em 2003, a OMS e a Unaids assinalam que a nova etapa da luta contra o HIV/AIDS insistirá em pôr fim à discriminação de pessoas infectadas. Não se trata só de respeitar os acordos internacionais sobre os direitos humanos, mas de encará-la como uma ação concreta contra a doença. “O estigma e a discriminação solapam a prevenção ao fazer com que as pessoas tenham medo de descobrir se estão infectadas ou não, e lhes tiram o estímulo para adotar medidas de prevenção: por exemplo, insistir na utilização de um preservativo numa relação sexual, o que poderia interpretar-se como um reconhecimento de que estão infectadas”, dizia o relatório daquele ano. Mas se o estigma social opera sobre a população em geral, é ainda maior entre as pessoas que estão infectadas. “O medo da discriminação impede que as pessoas solicitem tratamento para a AIDS. É possível também que sejam dissuadidas de utilizar os serviços de assessoramento e exames voluntários, elemento essencial nos programas de prevenção, tratamento e cuidado. Assim, pois, as pessoas que vivem com o HIV podem ficar isoladas, sem a atenção e o apoio que poderiam reduzir o impacto da epidemia”, diagnostica a Unaids. A discriminação contribui para uma maior marginalização das pessoas doentes, elevando assim o nível de vulnerabilidade. Isso leva a que na maior parte da sociedade culpe ou até mesmo se castigue determinadas pessoas ou grupos (dependentes de drogas, homossexuais etc.), o que na verdade encobre o fato de que todo membro da sociedade está exposto ao perigo de infecção. Um outro problema é a ignorância. O relatório de 2005 apresenta dados inquietantes nesse sentido. 

No Paquistão, por exemplo, 20% dos profissionais do sexo são incapazes de reconhecer um preservativo e um terço deles jamais ouviu falar em AIDS. O Brasil é vanguarda mundial no tratamento dos portadores de HIV e considerado o país com um dos melhores programas na redução de danos causados pela doença. LUTA MUNDIAL No dia 1º de dezembro comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. O objetivo dessa data internacional é estabelecer o entrelaçamento de comunicação, promover troca de informações e experiências e criar um espírito de tolerância social. O Dia Mundial da Luta Contra a AIDS é, na verdade, uma ocasião para lembrar a opinião pública da importância dos cuidados e do combate à doença e também uma oportunidade para buscar melhorar as condições de vida, reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão em relação às pessoas infectadas pelo HIV. 

A data foi estabelecida em 1987, quando a Assembléia Mundial de Saúde, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), decidiu transformar o dia 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas.Fácil e seguro O método mais eficaz para prevenir as doenças de transmissão sexual e a gravidez não-desejada é o uso do preservativo, fácil de usar e acessível. A camisinha é o carro-chefe das campanhas de educação sexual tanto do governo quanto das ONGs, que recomendam seu uso.

Fonte de informação http://brasil.planetasaber.com
Imagem baixada da internet

Um comentário:

Joyce Hillary disse...

Tudo graças a este grande médico herbal que me curou de (DOENÇA DO LÚPUS), seu nome é dr imoloa. Sofri com doença lúpica há mais de 8 anos com dores como: articulações, erupção cutânea, dor no peito, articulações inchadas e muito mais. Os medicamentos anti-inflamatórios não puderam me curar até eu ler sobre a recomendação dele. Há dois meses, entrei em contato com ele pelo endereço de e-mail. drimolaherbalmademedicine@gmail.com. e ele me enviou o tratamento à base de plantas através do serviço de correio da DHL e me instruiu sobre como tomá-lo por duas semanas. depois disso, e fui confirmado curado e livre no hospital depois de tomar seus poderosos remédios à base de plantas Você também pode ser curado com ele, se estiver interessado, ele também usa seu poderoso remédio para curar ervas como curar doenças como: doença de parkison, câncer vaginal, epilepsia, Transtornos de Ansiedade, Doença Auto-Imune, Dor nas Costas, Entorse nas Costas, Transtorno Bipolar, Tumor Cerebral, Maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do Disco Cervical, doença cardiovascular, Neoplasias, doença respiratória crônica, distúrbio mental e comportamental, Fibrose Cística, Hipertensão, Diabetes, Asma , Artrite inflamatória autoimune mediada. doença renal crônica, doença inflamatória articular, dor nas costas, impotência, espectro de álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, câncer de pele, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão, úlcera na boca, câncer de boca, corpo dor, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, HIV / AIDS, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, doença de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, doença de Lyme, Doença de Célia, Linfoma, Depressão Maior, Melanoma Maligno, Mania, Melorreostose, Doença de Meniere, Mucopolissacaridose, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, Artrite Reumatóide, Doença de Alzheimer Entre em contato com ele hoje e obtenha cura permanente. contate-o via ... email- drimolaherbalmademedicine@gmail.com / whatssapp- + 2347081986098.