sábado, 11 de fevereiro de 2012

CPI do Tráfico


CPI do Tráfico de Pessoas fará audiência em Manaus sobre imigrantes haitianos 
Para discutir a recente onda de imigração de haitianos ao Brasil, a Comissão Parlamentar de Inquérito do Tráfico de Pessoas vai realizar uma audiência pública em Manaus, possivelmente no dia 5 de março. Foi o que anunciou a presidente da CPI, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), durante reunião nesta quinta-feira (9).
Para fugir da miséria em seu país, que se agravou após o terremoto ocorrido em 2010, muitos haitianos vêm entrando no Brasil de forma irregular, conduzidos por "coiotes" - homens que cobram para guiar imigrantes clandestinos pela fronteira entre dois países.
 O principal destino dos haitianos são os estados do Acre e do Amazonas.
- Há denúncias de maus-tratos e abusos por parte dos coiotes. Precisamos ouvir os imigrantes - afirmou a senadora, citando estimativa não-oficial de que pode haver cerca de seis mil haitianos somente no Amazonas.
Além dessas denúncias e da situação legal dos imigrantes, também estarão em debate a falta de estrutura para recebê-los e a dificuldade para lhes oferecer emprego.
Vanessa Grazziotin informou que a audiência em Manaus será realizada em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH). E que o presidente dessa comissão, senador Paulo Paim (PT-RS), já avisou que pretende participar da reunião.
Relatora e vice-presidente
A nova relatora da CPI do Tráfico de Pessoas será a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), que vai substituir a ex-senadora Marinor Brito (PSOL-PA). Já o novo vice-presidente da CPI será o senador Paulo Davim (PV-RN), que entra no lugar de Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), presidente da CPI do Ecad. Paulo Davim foi quem solicitou a audiência pública em Manaus.
Vanessa Grazziotin pedirá a prorrogação do prazo dos trabalhos da comissão - o prazo atual se encerra em 15 de abril. E lembrou que a Câmara dos Deputados acaba de criar uma CPI com o mesmo objetivo.
Ricardo Koiti Koshimizu / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Nenhum comentário: